Internacional

Últimas notícias internacionais. Comunicados de organizações irmãs. Jornal Inverta, Ed. 286 (17 a 24 de abril de 2001)

Peru: Impactos do Plano Colômbia

A zona de conflito tem uma área de 3,5 milhões de Km2 da região andino-amazônica, com 100 milhões de habitantes. É indispensável converter as vítimas da violência que o Plano Colômbia irradia, em sujeitos de suas próprias propostas, como parte fundamental da solução.

Monopólios da indústria farmacêutica causam genocídio na África do Sul!

Desde 1997, quando o Presidente Nelson Mandela assinou a lei 90, que permite a importação de medicamentos ou a sua produção por um custo menor, garantindo com isto um acesso mais amplo da população aos medicamentos necessários para tratamento de doenças infecciosas, tais como as infecções oportunistas, e para controle do HIV (o vírus da AIDS), a África do Sul vem enfrentando uma verdadeira batalha contra 39 indústrias farmacêuticas, todos grandes monopólios com atuação internacional.

UE: O Teatro de Marionetes do Capital imperialista

Na recente Cúpula de Chefes de Estado da União Européia (UE) na Suécia, os políticos suecos não passaram de marionetes diante do biombo que esconde o poder da União Européia. Poder esse que é um ventrículo manipulado pelos interesses do capital.

EUA: revolta contra crime do Apartheid

O assassinato de Timothy Thomas reflete a política racista de segregação social imposta à população americana negra, e transformou a cidade de Cincinnatii num palco de intensas manifestações contra a discriminação. (Coluna "Pelo Mundo": Resumo das últimas notícias internacionais)