Para onde caminha a humanidade?
A cada dia aumenta um sentimento compartilhado de desesperança e medo, confusão e violência, nutrido por imagens e discursos que passam a dominar os noticiários, as conversas e as ideias da população em geral. Às disputas violentas tão próximas à nossa realidade – a resistência no campo e na floresta contra a sede do lucro garimpeiro, madeireiro, farmacêutico, agroindustrial; ou a mera sobrevivência urbana resistindo à disputa territorial entre tráfico, milícias e polícia –, somam-se as guerras em que figuram elementos neonazistas (Ucrânia) e fascistas (Israel); o exército americano atuando nos 50 estados dos EUA para conter mobilizações contra a política migratória de Trump; e o temor ao fim da vida humana no planeta, seja pela hecatombe nuclear ou pela ruptura do delicado equilíbrio ecológico que hoje nos sustenta. EDITORIAL
Diplomacia Multilateral do Vietnã: Uma Jornada de Integração Global e a Marca no BRICS 2025
Enquanto o Brasil se prepara para sediar a Cúpula do BRICS no Rio de Janeiro, nos dias 6 e 7/7/ 2025, o Vietnã, como o décimo parceiro do BRICS, destaca-se como um exemplo vibrante de habilidade e dedicação na diplomacia multilateral, trabalhando para construir um mundo pacífico, justo e próspero. Sua presença além de marcar um novo passo em sua trajetória de integração internacional, reflete seu compromisso em abordar desafios globais, do desenvolvimento sustentável até a resposta às mudanças climáticas.

Cúpula de Chefes de Estado do BRICS 2025, o papel do Brasil na nova ordem mundial
A Cúpula de Líderes será realizada entre os dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro (RJ), com a participação de representantes dos países-membros do BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Etiópia e Indonésia, que passou a integrar o grupo em janeiro de 2025.
Congresso Nacional como adversário do Executivo: contra o progresso e pelo golpe?
Após os primeiros meses de 2025, onde se iniciavam e desenvolviam as formas de julgamento das jornadas proto fascistas do Bolsonarismo e seus aliados que culminaram no 8 de Janeiro de 2023, a reação organizada na Câmara e no Senado, lutaram para travar todos os projetos de lei que seriam encaminhados para serem apresentados.
Brasil resgatou 66 mil do trabalho escravo em 30 anos
O Brasil reconhece oficialmente, desde 1995, a existência de formas análogas à escravidão no país. Nesse período, as 8,5 mil fiscalizações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgataram 66 mil trabalhadores. A Secretaria de Inspeção do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) garantiu, desde 2003, o pagamento de mais de R$ 157 milhões em verbas rescisórias e trabalhistas às vítimas nesse período.
Brasil na luta contra a insegurança alimentar
24,4 milhões de pessoas saíram da situação de fome no Brasil, em 2023, apesar do retrocesso vivido no governo de Bolsonaro. A insegurança alimentar não é apenas a falta de comida, mas um sintoma agudo das contradições inerentes à sociedade capitalista. Como Josué de Castro já denunciava em seus livros: nenhum plano de desenvolvimento é válido se não libertar o povo do “peso esmagador da fome”.
18 de Maio: Dia Nacional de luta antimanicomial
Vários profissionais da área de saúde foram demitidos nessa data, na década de 70, período da ditadura militar, por denunciarem o tratamento desumano cometidos nos hospitais psiquiátricos do país.

Entregadores de App: distribuindo comida, vivendo com fome
Nos últimos três meses, a categoria dos entregadores de aplicativo voltou às ruas para reivindicar o básico: melhores condições de trabalho e o direito de se alimentar dignamente. A greve nacional ocorrida em 1º de abril de 2025 evidenciou a crescente dependência social desses serviços e o descaso das empresas com quem realiza o trabalho de entrega.

A crise da ciência e sua expressão nas ciências médicas
Saiba como a ciência se interconecta com o modo de produção capitalista, em Crise Orgânica do Capital, através da análise da expressão desta crise nas macropolíticas de saúde global e seu reflexo nas ciências médicas, na contramão das necessidades humanas.

IA e desenvolvimento humano: a escolha é entre revolução e distopia
“A inteligência artificial (IA) avança na velocidade da luz, porém o desenvolvimento humano não acompanha o mesmo ritmo.” — Relatório de Desenvolvimento Humano 2025, PNUD.
Desfile militar com protestos “Sem Reis” reflete distorção da democracia dos EUA
O presidente dos EUA, Donald Trump, comemorou o 250º aniversário do Exército com um desfile militar de 45 milhões de dólares americanos, coincidindo com seu 79º aniversário, gerando protestos e críticas em todo o país sobre a politização das Forças Armadas. Leia a reportagem de Xia Lin, para a Agência de Notícias Nova China-Xinhua.
A tragédia oculta dos migrantes venezuelanos na Colômbia
Migrantes venezuelanos foram vítimas de 6.165 mortes violentas. Destes, o maior número foi perpetrado com armas de fogo, com 3.665 assassinados, ou quase 60%. Este fato não é apenas aberrante, mas também chama a atenção que tenha sido realizado com armas de fogo, o que indica premeditação, já que nem todos têm acesso a elas.
80 anos da vitória da URSS contra o fascismo!
Era madrugada de terça para quarta-feira, milhões de vozes gritavam em uníssono “URRA!” quando o mundo soube da rendição total e capitulação da Alemanha nazista à União Soviética e aos Aliados Ocidentais. Foi em 9 de maio de 1945 que terminou a Grande Guerra Patriótica, o que no Ocidente conhecemos como Segunda Guerra Mundial.
PCML(Br) condena ataque de Israel ao Irã
O Partido Comunista Marxista Leninista – Brasil (PCML-Br), condena o violento ataque não provocado contra as instalações nucleares da República Islâmica do Irã perpetrado pelo estado sionista e genocida de Israel, um ato de guerra injustificado e inconsequente com potencial de escalar ao nível nuclear e à esfera global.
Para “Pepe” In Memoriam
Em 13 de maio de 2025, morreu um dos últimos comandantes vivos do Movimento de Libertação Nacional Tupamaro (MLN-T) do Uruguai. José “El Pepe” Mújica, membro do Comando Central Tupamaro, ex-refém da ditadura uruguaia, deputado e ex-presidente da República Oriental do Uruguai. Mas além desses títulos, o que mais era o “Pepe”, como os uruguaios e milhões de pessoas ao redor do mundo o chamavam carinhosamente?
Atos por justiça para pesquisadora da USP, Bruna Oliveira da Silva, assassinada em São Paulo
No dia 25 de abril, foram organizados dois atos em repúdio ao assassinato da mestranda da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).
Lançamento Alterações Climáticas e Globalização Neoliberal - Uma Análise Marxista
O livro Alterações Climáticas e Globalização Neoliberal é uma aula magistral que, apesar de pequena em quantidade de páginas, traz enormes contribuições científicas perante os desafios apresentados à humanidade pela Crise Ambiental.