Nota do PCML (Br) em Solidariedade ao ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva

 ex-presidente Lula

"Diante do fato da condenação do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva pelo juiz de primeira instância Sérgio Moro, o Partido Comunista Marxista-Leninista (Brasil) - PCML (Br) vem externar publicamente o seu mais veemente repúdio a este ato de injustiça há muito anunciado. Neste sentido, reiteramos, uma vez mais, nosso firme apoio e solidariedade ao ex-presidente Lula."

 



Pernambuco: Semana da Classe Trabalhadora

A partir do dia 24 de abril, sindicatos, partidos de esquerda e movimentos sociais de todo estado de Pernambuco promovem a 5 º edição da Semana da Classe Trabalhadora, “Trabalhadores em Luta Contra o Golpe nos seus direitos”, uma série de atividades políticas e culturais que preparam os trabalhadores para o 1º de Maio.

Leia mais…

Não aceitarei ditadura do Ministério Público, afirma Lula no Rio

O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em 2/04 à noite no Rio de Janeiro que nunca aceitou a ditadura militar, nem tampouco aceitará "a ditadura do Ministério Público".

Leia mais…

CUBA REITERA SEU APOIO A LULA

O Ministério de Relações Exteriores da República de Cuba denuncia a prisão com fins políticos do companheiro Luiz Inácio “Lula” da Silva, o que constitui um fato gravíssimo ao tentar impedir que o líder mais popular do Brasil seja candidato à presidência desse país.

Leia mais…

Marielle Franco, presente!

O Jornal INVERTA - Órgão Central do Partido Comunista Marxista Leninista (Br) se soma ao imenso pesar pela morte da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, e do motorista que a acompanhava, Anderson Pedro Gomes, assassinados brutal e covardemente.

Leia mais…

Mulheres não deixem de ler esse texto!

Em Março, no mês das Mulheres, no mês do FSM, perdemos Marielle, mulher com M maiúsculo que lutou e mesmo sendo cria do complexo da Maré conquistou um curriculo admirável, pouco comum para as nossas realidades.

Leia mais…

PCML na luta contra o fascismo

O PCML participou ativamente do ato, onde a proposta de unidade das esquerdas se centrará, entre outros pontos, na realização de um programa mínino, uma histórica proposta do Partido, que deva ser atendido para a defesa do povo.

Leia mais…

Theotônio dos Santos, Presente!!!!

O camarada Theotônio dos Santos foi um exemplo vivo de um intelectual comunista, integralmente dedicado à luta internacionalista da classe operária.

Leia mais…

Quem faz o Movimento?

Reproduzimos na integra entrevista concedida por Theotonio dos Santos, publicada em agosto de 1995 no Jornal INVERTA Nº 57

Leia mais…

Defesa de candidatura de Lula ganha espaço em Fórum Social Mundial

A defesa do direito do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva de concorrer às eleições de outubro próximo ganhou espaço hoje, no primeiro dia de atividades do Fórum Social Mundial (FSM) - Salvador-Bahia

Leia mais…

Fórum Social Mundial entra em intenso programa de atividades

Sem um programa definitivo elaborado, a 13ª edição do Fórum Social Mundial(FSM) em Salvador-Bahia entra a partir de hoje em uma intensa programação que contempla, entre outras, mais de 1.600 mil atividades autogestionadas.

Leia mais…

DPU vai ao STF em defesa de grávidas e lactantes presas

2ª Turma do Supremo Tribunal Federal vota nesta terça-feira pedido de habeas corpus para que mães tenham direito à prisão domilicilar ou revogação da pena privativa de liberdade.

Leia mais…

Por nossos heróis, pelo CEPPES e pela cultura do povo!

No dia 3 de janeiro de 2018, às 18 horas, o Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais (CEPPES) realizou, no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), uma atividade em homenagem ao grande lutador e líder revolucionário Luís Carlos Prestes.

Leia mais…

Pré-lançamento de “A Crise Orgânica do Capital” na PUC-SP

O livro “A Crise Orgânica do Capital”, de Aluisio Bevilaqua, foi lançado em São Paulo no dia 9 de novembro. Estiveram presentes ao lançamento o autor da obra, a profª Júlia Pereira, e vários pós-graduandos, professores e professoras e a juventude trabalhadora.

Leia mais…

Nota Pública: No Cerrado piauiense, comunidades sofrem violências e perdem seus territórios

As entidades que compõem a Articulação dos Povos Impactados pelo Matopiba e a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, apoiadas por movimentos e organizações nacionais e internacionais, vêm novamente a público denunciar o alarmante aumento da violência e de violações de direitos às comunidades do Cerrado no Piauí, presentes na região de implementação do Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba (PDA MATOPIBA).

Leia mais…

As inundações em Seine e Marne

Thomery é uma comuna francesa localizada na região administrativa da Île-de-France, no departamento Sena e Marne. Não é surpresa andar pelas florestas de Fontainebleau e ver as casas tomadas pela água e o sofrimento de muitos que tudo perderam pela segunda vez em um ano.

Leia mais…

Juíza Valdete Severo vê retrocessos na Reforma Trabalhista

A Juíza da 4ª Região do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), do Rio Grande do Sul, Valdete Souto Severo, conversou com o Jornal Inverta sobre a Reforma Trabalhista aprovada pelo Congresso Nacional. Ela afirmou que uma das finalidades destas medidas é extinguir a Justiça Trabalhista e assim fragilizar a forças dos trabalhadores na relação entre o capital e o trabalho. Sobre uma reação da sociedade a essa onda conservadora, ela acredita que existe a possibilidade de reverter esta onda neoliberal.

Leia mais…

Chico César alerta os que comemoram o triste desfecho de Porto Alegre

A Poesia e o Poeta não cala o coração diante da injustiça: leiam o recado de Chico César a escória togada da lava-ajato e aos que comemoraram o resultado do trf-4, em Porto Alegre.

Leia mais…

A tão visitada figura de Che Guevara

Passados 50 anos do seu assassinato, cerca de dez filmes aspiram revelar sua apaixonante vida.

Leia mais…

Manifestação contra a Reforma da Previdência no Rio de Janeiro

Cerca de 1 mil manifestantes protestaram contra a Reforma da Providência no Rio de Janeiro dia 19/02.

Leia mais…

TRANSGÊNICOS : A SEGURANÇA ALIMENTAR E A FOME

(...)Estas tecnologias buscam, sobretudo, intensificar a dependência dos agricultores das sementes protegidas pelo chamado “direito de propriedade intelectual”, que se opõe ao direito dos agricultores de reproduzir e armazenar suas próprias sementes. As multinacionais tratam de induzir os agricultores a comprar os produtos de suas marcas e proibi-los de guardar suas sementes.

Leia mais…

Brasil: Licença para matar

A sanção presidencial do projeto de lei que retira da justiça comum o julgamento de crimes dolosos contra a vida de civis cometidos por militares brasileiros das Forças Armadas é apreciada há dois dias como o outorgamento de uma “licença para matar”, analisou o cientista político Gabriel Elias. Aprovado há mais de uma semana pelo Senado Federal com 39 votos a favor e 8 contra e promulgado no dia 16/10, o decreto estabelece que a transferência para a Justiça Militar dos homicídios intencionais perpetrados por estes militares.

Leia mais…

Pequena Grande Vida e um pseudocinéfilo mergulhado na luta de classes

O filme Pequena Grande Vida, Downsizing por seu título original em inglês, do premiado diretor Alexander Payne, estreia no dia 22 nas telas de cinema em todo o Brasil.

Leia mais…