TORCEDORES DO BANGU CONTRA O FASCISMO E CONTRA O GOLPE

A Juventude 5 de Julho e o Movimento Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo e pelo Socialismo convocam a todos a se unirem na luta contra o fascismo e contra o golpe no próximo dia 28 de Julho em Bangu ás 16 Horas no Largo de Bangu.

A Juventude 5 de Julho e o Movimento Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo e pelo Socialismo convocam a todos a se unirem na luta contra o fascismo e contra o golpe no próximo dia 28 de Julho em Bangu ás 16 Horas no Largo de Bangu.

 Nem um passo atrás!

Abaixo o fascismo!

Contra o golpe! Fora Temer! Fica Dilma!

Todos os dias haverão de ser nossos!

Ousar Lutar, Ousar Vencer!

 

TORCEDORES DO BANGU CONTRA O FASCISMO E CONTRA O GOLPE

 O Movimento B16- Bangu Antifascista, grupo de politização nas arquibancadas de Moça Bonita prepara para o próximo dia 28/07 (quinta-feira) às 16h no Largo de Bangu, Rio de Janeiro o ato “Bangu Contra Bolsonaro”. O mesmo ato surge como repúdio ao lançamento da candidatura do fascista Flávio Bolsonaro em pleno salão nobre do Bangu A.C no último dia 23 de julho, segundo manifesto divulgado pelos torcedores “Tal episódio vai na contramão da história do Bangu A.C, clube que tem seu lugar intocável na história do futebol brasileiro por ser pioneiro na luta pela democratização do esporte e na luta anti-racista”.

 O Jornal Inverta, o Movimento Nacional de Lutas pelo Neoliberalismo e a Juventude 5 de Julho apoiam o ato e também assinam o manifesto, os torcedores convocam ainda uma série de outras entidades e coletivos políticos que também assinam o documento como a UJS, UJR, Kizomba, UEE-RJ, Brigadas Populares, sendo ainda aderido por torcidas de todo o Brasil desde setores progressistas das torcidas cariocas até a principal torcida do Juventus da Mooca, a Setor 2, tradicional time operário paulistano, passando por torcedores do Palmeiras, Ceará, Corinthians e outros.

 Publicamos abaixo na íntegra o manifesto dos torcedores banguenses:

 

 MANIFESTO BANGU CONTRA BOLSONARO

No último sábado dia 23 de Julho os torcedores do Bangu A.C sofreram sua maior humilhação histórica, em pleno salão nobre do clube era lançada oficialmente a candidatura para prefeitura do Rio de Janeiro do fascista Flávio Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro, liderança política da extrema-direita que vem reverberando discursos de ódio que acarretam na legitimação do genocídio a juventude negra e das periferias, na violência contra as mulheres e da cultura de estupro e na disseminação do ódio homofóbico.

Tal episódio vai na contramão da história do Bangu A.C, clube que tem seu lugar intocável na história do futebol brasileiro por ser pioneiro na luta pela democratização do esporte e na luta anti-racista. Nosso amado clube se firmou historicamente por ser a primeira equipe formada por operários no Brasil, isso numa época em que o esporte era de domínio das elites, fomos também pioneiros a inserir o negro no futebol, nosso ídolo Francisco Carregal que vestiu nossa camisa em 1905 provocando ódio das elites, sendo o Bangu expulso da Liga Metropolitana em 1907 por ter atletas negros e se negar a retirá-los.

É ainda importante lembrar de símbolos históricos de nosso clube, como ter Jorge Amado, o romancista do povo como entusiasta torcedor e termos inaugurado o Estádio Proletário de Moça Bonita com o discurso da liderança comunista Luiz Carlos Prestes, nosso clube foi formado por operários, tendo como torcedores trabalhadoras e trabalhadores que mesmo trabalhando mais de 12h por dia na fábrica dedicavam suas horas vagas a erguer esse clube que é um patrimônio da classe trabalhadora.

A candidatura de Flávio Bolsonaro representa o ascenso de posições fascistas, repressivas e anti-povo em nossa sociedade, posições que podem ser representadas por alguns episódios de seu pai, como quando atacou a deputada Maria do Rosário dizendo que a mesmanão merecia ser estuprada, como se existissem mulheres passíveis de estupro e outras não. Tal posição são as mesmas que possibilitam que mais de 30 homens estuprem uma adolescente de 16 anos e ainda justifiquem tal crime. O mesmo deputado em outra ocasião disse que seus filhos não casariam com mulheres negras, e é essa mesma posição que justificou que 5 jovens fossem fuzilados sumariamente com 111 tiros pela PM em Costa Barros quando saiam pra comemorar o primeiro emprego de um deles.

Entendemos perfeitamente do por que que as visões fascistas dos Bolsonaro ascendam na sociedade brasileira, nosso povo esta cansado de políticos e partidos políticos que mesmo de esquerda aparecem em época de eleições. Mesmo com enormes avanços contidos nos últimos anos de governos populares de Lula e Dilma como o Mais Médicos, Minha Casa, Minha Vida, as expansões das universidades e das escolas técnicas, Luz para todos, Bolsa Família e etc, a politização de nosso povo foi muito incipiente. um imenso vazio político no meio do nosso povo, e isso foi demonstrado através de um golpe parlamentar-midiático que retirou o mandato de uma presidenta com 54 milhões de votos, sem que essa cometesse crime algum, para implementar um governo golpista e de venda dos patrimônios de nosso país como a Petrobrás e seja retirado direitos trabalhistas para aumentar a margem de lucro dos patrões através da superexploração da classe trabalhadora, e ai dizia o ditado popularcabeça vazia é oficina do diabo.

Por fim convidamos as diversas organizações políticas da região, todos os torcedores progressistas do Bangu a comparecerem no ato em frente a sede do Bangu A.C nessa quinta-feira (28/07) com concentração a partir das 16h e ato a partir das 17h.

Esse documento é aberto a assinaturas e adesões.

FASCISTAS E GOLPISTAS NÃO PASSARÃO!

B16- Bangu Antifascista.

Apoiam o ato:

Juventude 5 de Julho - RJ
Movimento
Nacional de Lutas contra o Neoliberalismo e pelo Socialismo
União
da Juventude Socialista- RJ
União
Estadual dos Estudantes- RJ
Torcedores
pela Democracia- RJ
Jornal
Inverta
Botafogo
Antifascista
Comuna
Rubro-Negra
Fluminense
Antifascista
Vasco
Antifascista
Coletivo
Democracia Corinthiana
Coletivo
de futebol Mídia e Democracia Barão de Itarare
DCE
Unirio
Juventude
Construindo um Novo Brasil
ArtE
- Articulação Estudantil
Respeito
Futebol Clube
DCE
Fernando Santa Cruz - UFF
Juventude
da Articulação de Esquerda
Bolchevasco
Kizomba-RJ
Coletivo
Enegrecer
União
da Juventude Rebelião
MNU
- Movimento Negro Unificado
Conselho
Municipal de Juventude de Campos dos Goytacazes
Movimento
Popular Coral - Santa Cruz PE
Esquerda
Alvinegra
Palmeiras
Livre
Associação
Municipal dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro
Brigadas
Populares - RJ
Ceará
S.C Antifascista
Setor
2- Juventus-SP
Vasco
Marx


Juventude 5 de Julho -RJ