MINAS GERAIS: CONTAGEM, BH E RIBEIRAO DAS NEVES

Em Belo Horizonte, Contagem e Ribeirão das Neves, o Partido Comunista Marxista-Leninista (PCML) apoia e indica os candidatos a vereador/vereadora e a prefeita e prefeito.

CONTAGEM/MG

Rodinei - 18123 – Vereador

INV - Quem é Rodinei Ferreira?

RF - Eu sou filho de Maria Lúcia e Josias, mas a minha maior referência de vida foi o meu avô Dico, que aproveito para prestar a minha homenagem a pessoa dele. Na verdade, ele, foi mais do que um avô, é para mim um pai, meu maior exemplo e companheiro de todas as horas. Foi ele quem me moldou, me ensinou os valores mais importantes da vida e me proporcionou uma infância repleta de amor e carinho. Tive uma infância simples como toda criança da periferia e de filhos de trabalhadores, mas tive a sorte de recebe muito carinho, educação e poder sonhar.

INV - Quais são os movimentos sociais que você atuou?

RF - Por ser cristão, atuei na Igreja Católica, nas Comunidades Eclesiais de Base, mas foi na década dos anos 90 que iniciou sua militância política, fundando o Movimento Acorda Povo, onde junto com um grupo de jovens da Região de Nova Contagem se organizaram e mobilizaram a população para reivindicar os seus direitos.

O Acorda Contagem foi importante na luta e conquistas de direitos para os moradores.

INV - Fale um pouco da sua trajetória política.

RF - Fui Administrador Regional, coordenei obras que transformaram a região de Nova Contagem durante a gestão de Marília Campos. Eleito vereador por dois mandatos, onde atuei na Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Contagem, destacando-se pela defesa dos direitos dos cidadãos e pela fiscalização das farmácias municipais, exigindo a reposição de medicamentos necessários a população.

INV - Por que lançar uma candidatura na atual conjuntura de crise política e econômica?

RF - Faz mais de sete anos que eu não tenho cargo eletivo como vereador, contudo, continuo na luta para garantir os direitos das pessoas, em particular, porquê a política neoliberal tem avançado contra os direitos essenciais dos trabalhadores. Foi por esse motivo, por essa luta contra a política neoliberal e pela defesa de mais saúde, educação e direitos sociais, com qualidades, gratuitos e públicos que decidi aceitar a concorrer a vereança nas eleições de 2024.

INV - Fale um pouco das suas propostas como candidato.

RF - Primeiro quero abrir um parêntese, sou candidato ao legislativo, neste sentido, a minha principal questão é fiscalizar as ações do poder executivo, o seu orçamento, para que seja empregado corretamente. E fazer leis que possam garantir de forma efetiva e com equidade os direitos dos cidadãos de Contagem. Dito Isso, eu Rodinei tenho defendido propostas em sua maioria construída com os meus apoiadores, os movimentos sociais e a partir da minha experiência como político e gestor público.

Neste sentido, defendo que 1% dos recursos do Orçamento Público Municipal seja destinado ao esporte, para dar oportunidade aos jovens e garantir melhor qualidade de vida a população.

Defendo uma reestruturação na Administração Pública, a fim de garantir mais ações e criar as condições para as Feira Populares de Artesanato da cidade de Contagem, assim como o fim da cobrança do imposto aos feirantes, política intersetorial com a cultura, o turismo e o desenvolvimento urbano para alavancar as feiras na cidade.

Defendo que o planejamento, o desenvolvimento da cidade seja realizado de forma sustentável. Como cidadão, cada um de nós temos percebido e sofrido com os eventos climáticos extremos, como os que aconteceram este ano no Rio Grande do Sul. A temperatura global, derretimento de geleiras, mineração em áreas que deveriam ser preservadas, tudo isso sendo agravado pela crise que vive o sistema capitalista e o seu modo de produção, que defende um consumismo desenfreado. Mas eu acredito que para tudo deve ter um equilíbrio, e assim estar em harmonia com a natureza. Podemos ser melhores, investir em políticas públicas de preservação é importante, mas sempre, cada um de nós contribuindo coletiva e individualmente para uma cidade melhor.

INV - Qual a importância da luta contra o neoliberalismo?

RF - Eu acho que o neoliberalismo não deveria existir em lugar nenhum do mundo. Ele retirar direitos, diminui o Estado e em vez de criar as condições para resolver os problemas de forma coletiva. O neoliberalismo aposta no individualismo, no identitarismo e na cresça da prosperidade individual. Eu defendo um Estado forte, um município que se preocupe com os mais necessitados, os pobres e os trabalhadores. Então temos que investir em creches públicas, escolas com qualidade e públicas e atendimento médico, com o Mais Médico, na defesa do SUS e programas de políticas públicas que possa retirar o povo da miséria.

Mas nada disso caiu do céu, o povo precisa se organizar, aprender a defender os seus direitos e organizar a luta contra o neoliberalismo, construir os seus Comitês de Lutas e quem sabe um dia, mudar essa história.

INV - Deixe uma mensagem aos cidadãos da cidade de Contagem.

RF - O que eu posso dizer é, estudem, mas estudem para sair da ignorância. Assim como eu fui um jovem que procurei me organizar para lutar e compreender as mazelas da sociedade, eu desejo que a juventude possa usar os instrumentos tecnológicos, que de certa forma facilita conhecer o mundo com mais facilidade, que esses jovens, possam ser o futuro da nação, de forma, organizada e que possam lutar por um Brasil bom, digno e justo para todos. E peço, votem em Rodinei número 18123 vereador pela Rede Sustentabilidade e para prefeita Marília Campos 13 PT.

------------------------------

BELO HORIZONTE/MG

Robson – 13123 - Vereador

Quem é Robson?

Eu nasci e cresci em Belo Horizonte, sou militante social de esquerda desde cedo, sempre acreditei na força da comunidade e na importância de lutar pelos direitos dos trabalhadores, do nosso povo negro, das periferias e por uma cidade mais justa e igualitária, em particular para os trabalhadores e trabalhadoras e o povo pobre.

Sou pai e antes de ter filho, pensava que a paternidade era sobre ensinar: ensinar os primeiros passos, as primeiras palavras, as primeiras brincadeiras. Mas a grande verdade é que ser pai é sinônimo de aprendizado constante! Inclusive aprender a ensinar. Aprender para ensinar. Aprender ao ensinar. Sou amante da cultura, em particular da dança do forró, onde tive a oportunidade de conhecer a minha mulher Michele.

Robson 13123 é militante da categoria dos trabalhadores(as) dos Correios, um guerreiro defensor das lutas dos trabalhadores e das trabalhadoras e contra as políticas neoliberais. Robson assumiu a luta contra a privatização das empresas públicas, dos Correios, da CEMIG e da COPASA, esteve do lado dos trabalhadores do metrô de BH contra a privatização.

Robson atua nas comunidades quilombolas, de Congados e em defesa das artes e da cultura de BH. Desenvolve parcerias com diversos movimentos sociais e atua arduamente na defesa da educação na capital mineira.

É por isso que o Partido Comunista Marxista-Leninista e o Congresso Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo, apoia e indica Robson 13.123 para vereador e Rogério Correia - 13 para prefeito em Belo Horizonte.

------------------------------

RIBEIRÃO DAS NEVES/MG

Jana - 13130 – Vereadora

Nós do Partido Comunista Marxista-Leninista e do Congresso Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo, indicamos para vereadora Jana Martins, 13.130 e para prefeito Vicente Mendonça - 13, ambos de Ribeirão das Neves, Minas Gerais.