A prisão de Milosevic: mais um ato criminoso do imperialismo estadunidense e da UE

Declaração do Comitê Executivo do Partido Comunista dos Povos da Espanha

A prisão de Milosevic: mais um ato criminoso do imperialismo estadunidense e da UE

Por: Comitê Executivo do PCPE


O Comitê Executivo do PARTIDO COMUNISTA DOS POVOS DA ESPANHA ante a covarde, vil e ilegal prisão do ex-presidente da Iugoslávia, Milosevic, quer dirigir-se à militância comunista e à opinião pública geral para que, ao mesmo tempo em que mostra sua total indignação por tão escandaloso ato, assinalar os seguintes aspectos:


1. Que a detenção de Milosevic não é mais que o cumprimento das ordens dadas pelos amos imperialistas norte-americanos e europeus ao governo do regime pelos instaurados na Iugoslávia. Se o detêm e julgam não por ser um criminoso de guerra, haver-se apropriado de dinheiro ou haver abusado de poder, se o encarceram por haver tido a ousadia de impedir durante dez anos que os países que configuravam Iugoslávia não podiam ser saqueados ao prazer pelas multinacionais e suas instituições.


2. Que o cumprimento destas ordens indica que Milosevic deve ser entregue a uma paródia de tribunal internacional, o Tribunal de Haya, criado pelos imperialistas e que tem como missão julgar “exemplarmente” a todos aqueles dirigentes políticos e militares que tenham a dignidade de enfrentar-se de uma outra maneira aos planos imperialistas. Neste tribunal se dá o paradoxo de que os assassinos atuam como vítimas e as vítimas não têm possibilidade de acusar aos assassinos. Tudo está truncado, tudo é um arremedo de justiça. É a justiça dos vencedores.


3. Que esta ilegal, injusta e provocadora prisão reflete a situação de colonialismo de todo tipo instalado nos países da região, depois da ruptura da unidade da Iugoslávia socialista.


4. Que a prisão de Milosevic é o resultado prático da agressão de estados e organizações criminais que se servem de seu poder econômico e militar para impor sua dominação mundial.


5. Mostrar, uma vez mais, a estranheza ante o silêncio das Nações Unidas, supostas garantias históricas da soberania e independência dos povos e suas instituições.


6. Que esta prisão reflete de uma maneira gráfica e clara que o palavreado habitual sobre o respeito à soberania nacional e a não interferência nos assuntos internos por parte dos países imperialistas é pura retórica e um exercício de cinismo político e de propaganda midiática.


7. Por tudo isso, o PCPE exige a imediata libertação de Milosevic e assinala que no caso de ter que ser julgado por supostos delitos, o seja pelo povo iugoslavo, com leis iugoslavas, no território iugoslavo e por tribunais iugoslavos. Nenhuma organização de caráter criminal como a OTAN e nenhum tribunal derivado dela estão facultados a exercer a função de juízes. Por isso pensamos que é absolutamente necessário dissolver tribunais de corte inquisitorial como o de Haya e substituí-los por tribunais populares internacionais que podem julgar as ações criminosas do imperialismo.


8. Por último o PCPE faz um chamamento a todas as forças antiimperialistas, tenham o caráter que tenham, à criação de uma Frente Mundial que freie a agressão do imperialismo contra os povos, defenda a paz mundial e lute pelo direito à soberania nacional.