Presos políticos do Peru pedem ajuda prevendo assassinato

Presos políticos do Peru pedem ajuda prevendo assassinato




Nós, presos políticos do Movimento Revolucionário Tupac Amaru reclusos em Yanamayo denunciamos ante a opinião pública o seguinte:


1. Que estão preparando condições subjetivas para uma intervenção repressiva contra os presos políticos do MRTA deste Presídio. Estão difundindo versões falsas em jornais sobre um suposto Plano de Fuga, bem como de supostas ameaças a congressistas vinculados ao regime passado. Além de darem um ultimato de derrubar o presídio, o que implica a utilização de explosivos e outros materiais.

2. Estas absurdas acusações buscam distrair a atenção sobre as atuais investigações acerca do assassinato do Comando Edgar Sánchez e justificar ante a opinião pública as medidas repressivas que ao se produzirem seriam de conseqüências imprevisíveis.

3. O fujimorismo manipulou interessadamente a imprensa para ocultar as graves violações dos Direitos Humanos, e desde o início de sua ditadura, temos vivido em um regime carcerário desumano e ilegal, temos sido reprimidos constantemente por reclamar o respeito aos nossos direitos. Existem diversas denúncias em várias oportunidades no Juizado Penal de Puno de que temos sido submetidos a golpes e abusos cometidos pelas forças oficiais encarregadas da custódia do Presídio. Existe inclusive uma denúncia sobre os fatos ocorridos em 6 e 7 de fevereiro de 2000, onde uma incursão policial ocasionou a morte do interno Carlos Ponce. A ação foi responsabilidade direta da Polícia Nacional do Peru. Estas denúncias não tiveram culminância correta pelo manejo que tinha Vla-dimiro Montesinos sobre o Poder Judiciário do Ministério Público.

4. Devemos assinalar que na atualidade existem diversas ações por parte do pessoal de Segurança, que tendem por um lado a manter no estado de permanente alerta e vigília o pessoal de Segurança e de outro a intimidar-nos com estas demonstrações de força. Estas ações são simulacros de segurança, que significam uma ameaça constante para o deslocamento armado de efetivos policiais acompanhados de vôos rasantes de helicópteros ao redor e sobre o Presídio.

5. Por outro lado existe um permanente fustigamento a nossos familiares. Queremos chamar a atenção sobre o estranho atropelamento cometido contra um familiar que estava de visita, fato que já existe uma denúncia e pelo qual demandamos uma exaustiva investigação. Este “acidente” ocorreu no domingo, 18 de março.

6. Por outro lado, a campanha antipresos políticos empreendida pelos congressistas da ditadura e a imprensa sensacionalista tem como outro de seus objetivos eliminar todos os espaços e direitos que temos recuperado com nossa luta permanente desde a ditadura fujimorista.

Chamamos a opinião pública nacional e internacional a estar alerta para evitar um novo assassinato de presos políticos ou que se regresse às condições carcerárias da ditadura passada, recortando os escassos espaços e direitos conquistados com nossa luta.


Presos Políticos do MRTA