FEBARJ: A cultura merece respeito

Entrevista com Paulo César, Presidente da Federação de Blocos Afros e Afoxés do Rio de Janeiro (FEBARJ)

FEBARJ: A cultura merece respeito

Entrevista com Paulo César

Presidente da Federação de Blocos Afros e Afoxés do Rio de Janeiro (FEBARJ)


“Foi a partir do movimento de ensaios de blocos afros, nas sextas-feiras, que a Lapa começou a crescer. Quando surgiu essa coisa do distrito cultural, a gente ficou muito feliz, porque sabemos que tivemos uma contribuição muito boa para que isso tenha acontecido. Estamos acompanhando de longe, até porque não temos um acesso direto.

O nosso trabalho é uma associação das entidades, dos grupos e instituições afros do Rio de Janeiro, e o que a gente desenvolve são oficinas de percussão, dança e ensaio para o público.



A tentativa de tomar a Lapa é antiga

“Estamos sempre sendo ameaçados por uns e outros influentes de perder a casa. Para se ter uma idéia tinham pessoas que achavam que a Sebastian era uma invasão. A questão da concessão de uso está sendo renegociada porque com esse ‘boom’ da Lapa, vieram as notificações, com essa reestruturação do governo, com a formação do Rio Previdência, todos os imóveis do Rio de Janeiro estão sendo recadastrados e estão chamando a responsabilidade das pessoas que ocupam, para saber o que se faz. Agora o pessoal do governo age diferente, porque existe interesse das pessoas que têm acesso ao governo de também estarem nas casas. Isso infelizmente nós constatamos”.