Zola Florenzano, Presente!

O Partido Comunista Marxista-Leninista, o Jornal INVERTA e a Juventude 5 de Julho comunicam o desaparecimento físico, no dia 11 de outubro, do Camarada Zola Florenzano, aos 101 anos. Zola, nascido em Lorena, no Estado de São Paulo, coronel reformado da Aeronáutica e advogado, foi um intelectual marxista, comunista histórico de nosso país. Membro do PCML e Conselheiro Editorial do Jornal INVERTA. Zola Florenzano foi sepultado em Curitiba, no dia 12 de outubro.

Assista Declaração de Zola Flornezano por ocasião dos 20 anos do Jornal Inverta em 2011

 

 

 

 

Zola declarou recentemente sobre o INVERTA:

O Inverta serviu para afirmar a existência desta luta para o futuro, que é inexorável, não uma luta no sentido de guerras, canhões, tiros, mortes. Mas hoje a realidade é que já existe uma guerra mundial, em bases mais positivas, mais sérias do que o das outras guerras mundiais. O Inverta foi justamente o caminho que não foi abandonado. Eu posso dizer, pois acompanhei a vida do Inverta. Digo que o Inverta seguiu justamente o caminho do Iskra. E estive desde o início com nosso grande Aluisio. Ele reacendeu a chama, manteve-a, está fazendo-a progredir, transformando-a em uma grande labareda. O Inverta não se afastou desta linha, essencialmente a luta socialista que nos dará o futuro de amanhã. Tenho certeza e convicção disso. Eu tive o privilégio de conhecer os primeiros líderes brasileiros dessa luta, já que o Partido comunista foi fundado em 1922. Sofreu algumas modificações nas bases marxistas, adaptação as mudanças materialistas dialéticas. Eu conheci os primeiro líderes revolucionários brasileiros e desde o início acompanhei o Inverta, sua marcha, juntamente com o Aluisio”.


Mensagem para a juventude brasileira

Para a juventude brasileira, minha mensagem é preservar suas perspectivas de um futuro mais seguro e melhor para elas. Eu, por exemplo, estou lutando desde que me reconheci por gente. Mais ou menos desde 1917”.

 

Sobre a Revolução Russa

Eu já tinha conhecimento da Revolução Russa e já ouvia todas as mentiras e invenções sobre ela, principalmente no cinema. Poucos foram os que viram a história da revolução russa como eu a vi. Eu vi os filmes de propaganda que existiam contra o Socialismo. Esses filmes que relatavam a Revolução de 1917. Eles faziam a propaganda negativa, mostravam as marchas, falavam dos horrores praticados, tudo de acordo com os interesses que havia contra o triunfo da Revolução. Naquele tempo diziam “maximalista”, ainda não havia a designação bolchevique. Os revolucionários eram conhecidos como Maximalistas, os seguidores do grande líder que foi Lênin. Vi, vivi e tenho consciência disso.”


A importância da luta revolucionária

Ela é tão importante, porque é uma luta pelo futuro, revolucionária, prevista pelos nossos grandes representantes que foram Marx, Engel, seguidos fielmente por Lênin. Os ensinamentos de Lênin foram a exposição e a explicação da luta revolucionária socialista. Luta que se revela até hoje.”

 

Viva Zola Florenzano!

Viva o Partido Comunista Marxista-Leninista (Brasil)!

 

Leia também entrevista de Zola Florenzano publicada na edição 55 do Jornal Inverta em Julho de 1995