NIEMEYER VIVE!

O chão da luta de classes no Brasil e em Nossa América é o chão trilhado pela vida e obra de Niemeyer! “Quando a vida se degrada e a esperança foge do coração dos homens, a revolução é o caminho a seguir”. Oscar Niemeyer.

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A seguir reproduzimos breve nota biográfica publicada no Jornal INVERTA nº 419, de 1º de janeiro de 2008, em homenagem ao grande artista, comunista e revolucionário:

Oscar Niemeyer nasceu em 1907 filho de proprietário de uma tipografia e neto de ministro do Supremo Tribunal Federal, que deixou ao morrer, como herança, apenas a casa em que a família residia em Laranjeiras.

Diplomou-se em arquitetura em 1934 pela Escola Nacional de Belas Artes. Trabalhou em seguida no escritório de Lúcio Costa (1902-1998), cuja solidez teórica e conhecimento da arquitetura colonial brasileira o influenciaram de forma marcante. Nesse período, tornou-se amigo de Rodrigo M. F. de Andrade (1898-1969), considerado por ele o mestre de quem recebeu o incentivo para a leitura dos clássicos gregos e portugueses. Andrade foi o primeiro diretor do SPHAN (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e desempenhou importante papel na preservação da arquitetura colonial, admirada pelos três e base importante dos projetos que desenvolveram.

Em 1929, o arquiteto francês Le Corbusier (1887-1965), em visita ao Brasil, foi acolhido com grande interesse pelos jovens estudantes. Na segunda visita, em 1936, Le Corbusier elaborou os projetos que servirão de base para o edifício do Ministério da Educação e Saúde, hoje Palácio Capanema. Embora o traço original seja do arquiteto francês, o projeto em sua versão final deveu-se a Niemeyer. Ali se expressam os princípios fundamentais da nova arquitetura: estrutura autônoma, planta livre, fachada livre, pilotis e terraço-jardim. A fachada livre traz a novidade do brise-soleil ou quebra-sois, que eram inspirados em soluções que Le Corbusier encontrara na Argélia para evitar ou reduzir a ação direta do sol e representava uma compreensão maior de como as características físicas do país precisavam interferir na arquitetura.

O contato com Le Corbusier não só influenciou o jovem Niemeyer, também repercutiu na direção inversa, pois logo a influência deste se faria sentir quando o mestre francês rompeu com a rigidez do ângulo reto.

Para o arquiteto que recebeu em 1988 o Prêmio Pritzker, que correspondente ao Nobel de Arquitetura, sua arte era secundária, o mais importante era a luta política: “Importante é a vida, a luta por um mundo melhor”. Esta firmeza de princípios sempre acompanhou a posição do artista reconhecido mundialmente. As suas declarações têm animado aqueles que lutam pelo comunismo. Certa vez disse que considerava os reveses na construção do socialismo um acidente de percurso e gostava de afirmar: “Quando a vida se degrada e a esperança foge do coração dos homens, a revolução é o caminho a seguir”.

Em toda vida colocou o seu talento a serviço das lutas dos povos em todo o mundo. Particularmente nesta área se revelou como escultor, criando a escultura Tortura Nunca Mais, a mão de Che representando o continente que sangra na luta por sua libertação no Memorial da América Latina e o monumento aos operários assassinados em 1988, em Volta Redonda. No ano seguinte, o monumento sofreu um atentado terrorista, foi reconstruído e lá permanece até hoje, depois de vigiado durante três dias pelos operários.

Em 2001, desenhou cartaz internacional contra o Plano Colômbia, representando um manifestante de bandeira em punho lutando contra o imperialismo. Essa imagem foi a base da escultura inaugurada em Cuba em homenagem ao seu centenário.

Niemeyer foi membro do Conselho Editorial do jornal INVERTA; em 2004, foi eleito Presidente de Honra do Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais (CEPPES); em 2007, o CEPPES e jornal INVERTA o homenagearam em seu escritório em Copacabana; em 2008 criou o projeto para a sede da Casa das Américas no Brasil, em Nova Friburgo, conforme foi publicado no jornal INVERTA nº 420 em 18 de janeiro de 2008.

 

Partido Comunista Marxista-Leninista - Brasil

 

 

Niemeyer Vive!

¡El camino de la lucha de clases en Brasil y en Nuestra América es el camino recorrido por la vida y obra de Niemeyer! “Cuando la vida se degrada y la esperanza huye del corazón de los hombres, la revolución es el camino a seguir”. Oscar Niemeyer.


A seguir reproducimos una breve nota biográfica publicada en el Periódico INVERTA nº 419, de 1º de enero del 2008, en homenaje al gran artista, comunista y revolucionario:

Oscar Niemeyer nació en 1907 hijo de propietario de una imprenta y nieto del ministro del Supremo Tribunal Federal, que dejó como herencia al morir sólo la casa en que la familia residía en Laranjeiras.

Se graduó en arquitectura en 1934 por la Escuela Nacional de Bellas Artes. Trabajó en seguida en la oficina de Lúcio Costa (1902-1998), cuya solidez teórica y conocimiento de la arquitectura colonial brasileña lo influenciaron de forma destacada. En ese periodo, se hizo amigo de Rodrigo M. F. de Andrade (1898-1969), considerado por él un maestro, de quien recibió el incentivo para la lectura de los clásicos griegos y portugueses. Andrade fue el primer director del  SPHAN (Servicio del  Patrimonio Histórico y Artístico Nacional) y desempeñó importante papel en la preservación de la arquitectura colonial, admirada por los tres y base importante de los proyectos que desarrollaron.

En 1929, el arquitecto francés Le Corbusier (1887-1965), al visitar Brasil fue acogido con gran interés por los jóvenes estudiantes. En su segunda visita, en 1936, Le Corbusier elaboró los proyectos que servirán de base para el edificio del Ministerio de Educación y Salud, hoy Palácio Capanema. Aunque el trazo original sea del arquitecto francés, el proyecto en su versión final fue de Niemeyer. Allí se expresan los principios fundamentales de la nueva arquitectura: estructura autónoma, planta libre, fachada libre, pilotes y terraza-jardín. La fachada libre trae la novedad del brise-soleil o quiebra-sois, que eran inspirados en soluciones que Le Corbusier encontró en Argelia para evitar o reducir la acción directa del sol y representaba una comprensión mayor de como las características físicas del país necesitaban interferir en la arquitectura.

El contacto con Le Corbusier no sólo influenció el Niemeyer, como también repercutió en la dirección inversa, pues inmediatamente la influencia del joven brasileño se hizo sentir cuando el maestro francés rompió con la rigidez del ángulo recto.

Para el arquitecto que recibió en 1988 el Premio Pritzker, que corresponde al Nobel de Arquitectura, su arte era algo secundario, el más importante era la lucha política: “Importante es la vida, la lucha por un mundo mejor”. Esta firmeza de principios siempre acompañó la posición del artista reconocido mundialmente. Sus declaraciones han animado aquellos que luchan por el comunismo. Cierta vez dijo que consideraba los reveses en la construcción del socialismo un accidente en el camino y le gustaba afirmar: “Cuando la vida se degrada y la esperanza huye del corazón de los hombres, la revolución es el camino a seguir”.

A lo largo de su vida colocó su talento a servicio de las luchas de los pueblos en todo el mundo. Particularmente en esta área se reveló como escultor, creando la escultura Tortura Nunca Más -la mano del Che representando el continente que sangra en la lucha por su liberación en el Memorial de América Latina- y el monumento en homenaje a los obreros asesinados en 1988, en Volta Redonda. En el año siguiente, el monumento sufrió un atentado terrorista, fue reconstruido y ahí permanece hasta hoy, tras ser vigilado durante tres días por los obreros.

En 2001, diseñó el afiche internacional contra el Plan Colombia, representando un manifestante con la bandera en mano luchando contra el imperialismo. Esa imagen fue la base de la escultura inaugurada en Cuba en homenaje a su centenario.

Niemeyer fue miembro del Consejo Editorial del periódico INVERTA; en 2004, fue elegido Presidente de Honor del Centro de Educación Popular e Investigaciones Económicas y Sociales (CEPPES); en 2007, el CEPPES y periódico INVERTA lo homenajearon en su oficina en Copacabana; en 2008 creó el proyecto para la sede de la Casa de Américas en Brasil, en Nova Friburgo, según publicado en el periódico INVERTA nº 420 en 18 de enero de 2008.



 

 

NIEMEYER LIVES!


The ground for class struggle in Brazil and in Our America is the ground trod by the life and work of Niemeyer!

"When life is degraded and hope flees from the hearts of men, the revolution is the way forward."

Oscar Niemeyer.

Below we reproduce a brief biographical note that was published in the 419th edition of INVERTA, in January 1, 2008, in honor of the great artist, communist and revolutionary:

Oscar Niemeyer was born in Rio de Janeiro in 1907. His father owned a printing press and his grandfather was a Supreme Court Minister, who left as inheritance only the house in which the family resided in the Laranjeiras neighborhood.

He graduated as an architect in 1934 from the Escola Nacional de Belas Artes. He then worked in the office of Lucio Costa (1902-1998), whose theoretical solidity and knowledge of Brazilian colonial architecture had a strong influence on Niemeyer. During this period, he became friends with Rodrigo M. F. de Andrade (1898-1969), considered by him as the master that encouraged him to read the Greek and Portuguese classics. Andrade was the first director of SPHAN (Office of National Historical and Artistic Heritage) and played an important role in preservation of colonial architecture, admired by all three artists and an important base for the projects they developed.

In 1929, the French architect Le Corbusier (1887-1965), in his first visit to Brazil, was received with great interest by the young students. In his second visit in 1936, Le Corbusier outlined the blueprints that were used as a basis for the Ministry of Education and Health, today known as Capanema Palace. While the original draft is credited to the French architect, the final version of the project was the work of Niemeyer. This work expressed the fundamental principles of the new architecture: freestanding structure, free plan, free fa
çade, pilotis and roof-top gardens. The free façade brings the novelty of brise-soleil or sunshield, inspired by solutions that Le Corbusier found in Algeria to prevent or reduce direct sunlight, which also posed a greater understanding of how the physical characteristics of the country needed to interfere in architecture.

The contact with Le Corbusier not only influenced the young Niemeyer, but also worked in the reverse direction; soon his influence would be felt when the French master broke with the rigid right angle.

For the architect who in 1988 received the Pritzker Prize, which corresponds to the Nobel of architecture, his art was secondary, the most important was the political struggle: "The important thing is life, fighting for a better world." This firmness of principles has always accompanied the position of this artist that has been recognized worldwide. His statements have motivated those who struggle for communism. He once said that he considered the setbacks in the construction of socialism as temporary detours and used to say: "When life is degraded and hope flees from the hearts of men, the revolution is the way forward."

Throughout his entire life, he has put his talent in the service of people's struggle around the world. Particularly in this area, he revealed himself as a sculptor, creating the sculpture Tortura Nunca Mais (Torture Never Again, in Portuguese) - Che Guevara's bleeding hand as a representation of the continent in its struggle for liberation in the Memorial da Am
érica Latina - and the monument in honor of the workers killed in 1988 in Volta Redonda. The following year the monument was the target of a terrorist attack, and guarded by the workers themselves during the three following days, was rebuilt and remains there until today.

In 2001, he drew an international poster against Plan Colombia, representing a flag-toting protester fighting against imperialism. This image was the base for the sculpture created in Cuba in honor of his centennial.

Niemeyer was a member of the Editorial Board of the INVERTA newspaper; in 2004, was elected Honorary President of the Center for Popular Education and Economic and Social Research (CEPPES); in 2007, INVERTA and CEPPES honored him in his office in Copacabana; in 2008, he created the blueprint for the headquarters of the Casa de las Americas in Nova Friburgo, Brazil, as published in edition 420 of the INVERTA newspaper on January 18, 2008.

Partido Comunista Marxista-Leninista - Brasil