Pré-lançamento de “A Crise Orgânica do Capital” na PUC-SP

O livro “A Crise Orgânica do Capital”, de Aluisio Bevilaqua, foi lançado em São Paulo no dia 9 de novembro. Estiveram presentes ao lançamento o autor da obra, a profª Júlia Pereira, e vários pós-graduandos, professores e professoras e a juventude trabalhadora.

Durante a Semana de Integração da FACHS PUC-SP 2017.2, realizada entre os dias 6 a 10 de novembro na Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP, houve o pré-lançamento da obra “A Crise Orgânica do Capital: o valor, a ciência e a educação”, do prof doutor  e editor do jornal Inverta Aluisio Bevilaqua. O lançamento foi no dia 09 de novembro e contou com a importante presença do autor e da profª. mestra Julia Pereira, e a dinâmica do evento teve a exposição dos principais pontos e da tese central do livro exposta por Bevilaqua e contou com o debate da convidada.

Os estudantes, pós-graduandos, professores e professoras e a juventude trabalhadora reunidos no evento tiveram a oportunidade de compreender a importante contribuição do prof. Bevilaqua ao esclarecer a dinâmica de formação do capitalismo, dando ênfase na constituição do valor no capitalismo. Aluisio Bevilaqua traz em sua obra um trabalho que considera coletivo pelos mais de vinte anos de pesquisas e debates com intelectuais e com a classe trabalhadora, a qual está intrinsicamente ligado por sua militância.

Nessa obra realiza um debate com marxistas e não marxistas sobre o conceito do valor, para tal se fixa nos escritos de Karl Marx para apresentar sua ideia teórica do novo modo de mensurar o valor depois das transformações da terceira fase da revolução industrial. O autor esclareceu sua tese da mensuração do valor a partir do trabalho livre, e não mais pelo trabalho socialmente necessário como Marx encontrou em seus estudos, o desenvolvimento do capitalismo gerou essa nova perspectiva do capital.

Os presentes no evento tiveram a oportunidade de ao final conversar com o autor e comprar a obra que foi lançada pela Editora Inverta em conjunto com as Edições UFC.


Sucursal - SP