Internacional

Ásia Central disputada entre China e Estados Unidos

Existe atualmente uma intensa disputa energética entre Estados Unidos e China na Ásia Central. O primeiro tenta resolver sua crise econômica impondo uma recolonização à América-Latina e intensificando a guerra no Iraque e Afeganistão, a segunda vive um momento de crescimento econômico e tende a liderar as importações com a região, rica em petróleo e gás natural.

Chile: catástrofe natural ou catástrofe social? Quem paga o pato?

Na madrugada do dia 27 de fevereiro, um terremoto de 8,8 graus na escala de Richter sacudiu mais de sete regiões do Chile, desatando a pior catástrofe dos últimos 50 anos. Como conseqüência: centenas de mortos e desaparecidos, milhões de pessoas foram afetadas e mais de 500 mil moradias sofreram estragos severos. Desde então, a terra não para de tremer. Não deu trégua nem no dia em que o presidente eleito do Chile, o empresário multimilionário Sebastián Piñera, tomou posse de seu cargo.

Manifestação nacional em Honduras por fim da repressão

As organizações populares e políticas opositoras de Honduras realizaram no dia 25/03, uma manifestação nacional nesta capital pelo fim da repressão no país. A manifestação coincidirá com uma greve geral e um dia nacional de luto convocados pelas organizações de professores pelo assassinato do professor José Manuel Flores que ocorreu há dois dias por homens encapuzados.

Coluna Pelo Mundo

Nesta edição leia: Netanyahu regressa sem resolver controvérsia com EUA; Angola recorda Batalha de Cuito Cuanavale; Putin analisa laços comerciais com China.