Movimento

Pobre quando se aposenta trabalha!

Os trabalhadores e trabalhadoras pobres começam a trabalhar ainda criança e assim seguem a vida toda. Quando chega a hora de, em tese, se aposentar muitos não chegam a conseguir até completar os 60 e 65 anos. Mesmo assim, já com as forças quase completamente exauridas pela violência do trabalho no capitalismo, precisam continuar trabalhando para sustentar a família, incluindo filhos, netos e agregados. A equipe de INVERTA foi às ruas e conversou com eles e elas para saber se concordam que trabalhador pobre no capitalismo, especificamente na realidade brasileira, não se aposenta, e quando consegue, trabalha mais até o fim da vida.

Sindipetro comemora 50 anos de luta

Este ano o Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (SINDIPETRO-RJ) fez 50 anos de existência e resistência, mostrando mais do que nunca que a luta pela estatização do petróleo nacional não pode parar, a exemplo de grandes ícones dessa luta na qual estiveram presentes desde a criação do sindicato e que estão até hoje, nos seus 70, 80 e até 90 anos como o caso de Maria Augusta Tibiriçá, nessa luta pelo monopólio estatal do petróleo brasileiro.

Web Rádio Petroleira alcança marca de 100 mil acessos

Próximo do aniversário de 50 anos do Sindipetro-RJ, os petroleiros e lutadores da democratização da comunicação ganharam mais um motivo para comemorar. Inaugurada em 18 de dezembro de 2007, tendo como convidado especial João Pedro Stédile, a Web Rádio Petroleira ultrapassou essa semana os 100 mil acessos.