Cultura

“Banzo – Saga de uma etnia” no palco do Teatro Municipal de Niterói

No dia 18/11, no Teatro Municipal João Caetano em Niterói, às 20h00min, estreiou a peça “Banzo - A saga de uma etnia”, dirigida pelo produtor musical, engenheiro e músico, mestre Madeira (entrevistado pelo jornal inverta na edição 429). A peça faz uma cronologia desde a chegada do negro ao Brasil, século XVI, para sua escravidão e exploração de acordo com os interesses dos portugueses, inicicialmente na extradição do Pau-Brasil, em seguida na exploração dos minerais, fumo, café, até os dias de hoje. Dentre esses períodos originou-se, a partir da cultura trazida pelo negro, uma característica em cada região do Brasil.

20/11 - O Dia da Consciência Negra

Até recentemente Zumbi era uma lenda, dentre muitas outras criadas para explicar a realidade. Mas apesar de toda tentativa de se passar uma borracha sobre essa história e transformá-la em estória, Zumbi resistiu e ressurgiu. Não das cinzas, mas da memória coletiva de um povo que não se sabe negro, mas que reconhece naquele que lutou contra a opressão um símbolo de resistência.

Raça e luta de classes

Embora a Antropologia Física tenha tentado comprovar a superioridade da raça branca, utilizando-se de um discurso supostamente científico e tenha fracassado, freqüentemente nos deparamos com esta discussão. Sabemos que para a espécie homo sapiens não se aplica o conceito de raças, pois desde os primórdios da humanidade, apesar das características físicas diferentes, os homens sempre promoveram migrações e se misturaram entre si e nunca constituíram, a exemplo do cavalo e do jumento, um grupo tão fechado que não lhe dessem condições de procriação entre si devido às distâncias genéticas. O que se sabe cientificamente é que as pessoas de pele branca não possuem a proteína da melanina, que dá cor à pele e é transmitida geneticamente.

Carnaval 2009: Bons sambas, promessa de um grande desfile

Terminada a fase inicial de escolha dos sambas-enredos do grupo especial do Rio de Janeiro para o próximo carnaval, e com a gravação do CD já em fase final, podemos ter uma idéia do trabalho que cada agremiação irá apresentar. É claro que a opinião dada pela gravação não é necessariamente a mesma do samba ao vivo na quadra, e muito menos a do desfile na avenida, mas serve sim como um parâmetro inicial, podendo haver surpresas negativas ou positivas na hora derradeira de colocar a prova todo o investimento de um ano.

Proteção do meio ambiente é slogan para mais exploração

Hoje no Brasil somos aproximadamente 190 milhões de habitantes. Um país tão grande e tão cheio de riquezas não deveria ter tantos problemas para alimentar sua população. Não é o que mostram os dados. Uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revela que considerando a insegurança alimentar moderada e grave - pessoas que ficaram preocupadas em não ter alimentos e aquelas que passaram fome -, o número é de 39,5 milhões de pessoas, o que representa mais que um quinto da população.

Inaugurado o Teatro Municipal Ariano Suassuna em Nova Friburgo-RJ

A inauguração do Teatro Municipal Ariano Suassuna, localizado na Praça das Colônias, no Suspiro, aconteceu na noite do sábado, 27 de setembro. O encontro, aberto ao público, foi marcado pela presença do grande dramaturgo, romancista, poeta e também defensor da cultura brasileira; além de palco para grande emoção e ansiedade dos que se apresentavam.