Economia

As diferenças entre Republicanos e Democratas na economia

Com os dois candidatos à Casa Branca eleitos pelos Partidos Democrata e Republicano, Barack Obama e John MacCain, respectivamente, a sorte está lançada no cenário político norte-americano. Na realidade não existem diferenças claras entre os dois partidos que dominam o quadro político dos EUA, pois quem continuará a dominar a sociedade da maior economia mundial serão os grupos ligados ao grande capital, mas podem acontecer mudanças superficiais entre a postura dos dois em vários assuntos, mas na economia não será mudada a essência do capitalismo norte-americano, que vive do seu poderio industrial-militar imperialista.

PIB cresce 5,8% no 1º trimestre de 2008

A expansão da economia brasileira no 1º trimestre de 2008 foi de 5,8% em relação ao mesmo período de 2007, porém este foi o melhor resultado desde 1996. Apesar deste aumento significativo, o crescimento da economia já dá sinais de queda, uma vez que nos três primeiros meses de 2008 o PIB cresceu 0,7% se comparado ao trimestre anterior.

Estudo mostra que gastos militares subiram 45%

Em dez anos os recursos gastos em todo o mundo com armas subiram 45%, estes números fazem parte do relatório anual de 2008 do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz (SIPRI), com sede na Suécia. O total de dinheiro usado para a indústria bélica foi de US$ 1,3 trilhão em 2007, somente os EUA foram responsáveis por 45% deste valor, que é o seu maior percentual desde a Segunda Guerra Mundial, com um total de US$ 547 bilhões, um crescimento de 3,4% em 2007.

A crise do setor aéreo no Brasil

As denúncias de irregularidades na venda da VARIG estão no noticiário em todo o Brasil e segundo alguns especialistas em aviação civil este foi o estopim da crise aérea que levou à morte de centenas de pessoas com os acidentes da Gol e da TAM. O caos na aviação civil brasileira poderia ter sido evitado se na época do negócio envolvendo a maior companhia de transporte aéreo do país esta fosse estatizada pelo governo, como foi pedido pelos trabalhadores e como prevê a legislação do Código Brasileiro de Aeronáutica e da Constituição Federal de 1988.