130 anos da Comuna

Como parte da programação o Encontro Internacional sobre os 130 anos da Comuna de Paris, estão sendo realizadas em São Paulo e Campinas, até 27 de maio, várias atividades.

130 anos da Comuna

Por: Almeida Rodrigues



Como parte da programação o Encontro Internacional sobre os 130 anos da Comuna de Paris, estão sendo realizadas em São Paulo e Campinas, até 27 de maio, várias atividades.

Com a presença de convidados do exterior, como o historiador francês Claude Willard -presidente da sociedade Les Amis de la Commune (fundada en 1882); de Cuba, a filósofa Isabel Monal - diretora da Cátedra de Estudos Marxistas do Instituto de Filosofia e Diretora da Revista Internacional Marx Ahora; da Argentina: Hebe de Bonafini - presidenta das Madres de Plaza de Mayo e reitora da Universidade Popular; Mercedes Meroño - Integrante das Madres de Plaza de Mayo e Jorge Altamira - Legislador da Cidade de Buenos Aires pelo Partido Obrero. Também estarão presentes Danielle Tartakowsky - professora de História Contemporânea da Universidade Paris VIII.; a jornalista Denise Mendez - formada em Direito e Cs. Políticas, ensaísta, integrante de Espaces Marx e de ATTAC da França; Gilbert Achcar - Prof. de Ciência Política na Univ. ParisVIII, do Comitê Diretor de Espaces Marx e da redação de Actuel Marx e de L’Homme et la société; da Colômbia, foi convidado um representante das FARC-EP.

As atividades foram iniciadas no dia 21 de maio - no Centro Cultural São Paulo (metrô Vergueiro), Sala Jardel Filho, com uma palestra de Claude Willard: História e vigência da Comuna de Paris e o espetáculo teatral da Companhia do Latão: Os dias da Comuna, de Bertolt Brecht, além de uma Exposição Iconográfica.

Durante o fechamento dessa edição estão sendo realizadas várias atividades , como na terça, 22 de maio, na Fundação Sto.André, quando a Isabel Monal palestrou sobre o impacto da Comuna de Paris na teoria de Marx e Engels. Na PUC Tucarena, foi realizado o ato público “Estamos aqui pela Humanidade!”. Com a presença de convidados internacionais e de organizadores do evento nos vários locais de São Paulo.



Historiografia da Comuna de Paris:

No dia 23 de maio, palestras como a proferida pelo historiador José Martins: “ Globalização, crise econômica e revolução social: da Comuna de Paris ao limiar do século XXI” a de Lúcio Flávio Rodrigues de Almeida: “ Marx e a Comuna de Paris: o difícil aprendizado com a revolução”, sob cordenação de Priscilla Cornalbas, na Unicamp - IFCH prometem atrair a atenção dos presentes

A Orquestra Sinfônica da Unicamp, com regência do maestro Carlos Fiorini e o coral da Unicamp - Zíper na Boca, sob a regência da maestrina Vívian Nogueira, mostraram as músicas da Comuna de Paris.

Vários outros intelectuais, muitos deles professores de universidades paulistas e convidados de outras instituições promovem até no dia 27 de maio, um dos maiores eventos sobre esse marco da luta operária internacional.


Dada a sua periodicidade, este semanário divulga na íntegra a programação a partir da sexta, dia 25/5:

6ª feira - 25 de maio

PUC - Tucarena

9:00 O Ciclo da ditadura militar e a atual crise da Argentina:

Hebe de Bonafini - Mercedes Meroño. PUC - Salas a determinar (prédio novo)

14:00 Oficina: “Comuna de Paris e Marxismo”, com Adriana Doyle Portugal: Os clássicos do marxismo e a Comuna, com Andréa Lemos Xavier. Marx e a Comuna; Virgínia Fontes: Karl Marx - o historiador; Isabel Monal: Os escritos preparatórios de Marx para “A Guerra Civil na França”; 14:00, a oficina: “Comuna de Paris: História e Repercussões” com Luisa Rauter Pereira: Autores brasileiros e a Comuna de Paris. Francisco Pereira de Farias: Um comentário ao debate Sweezy/Bettelheim sobre o conceito de Socialismo, Sílvio Costa: Comuna de Paris: História e Revolução; Eliel Ribeiro Machado - Comuna de Paris, democracia e movimentos sociais na América Latina Hoje, Erson Martins de Oliveira: Comuna de Paris e a Educação; Paulino José Orso - A Comuna de Paris e a educação: contexto e desafios, na sede da APEOESP (Pça. da República).

Às 19 horas, no Teatro João Caetano acontecerá o debate de encerramento: Vigência da Comuna de Paris nas lutas de hoje, com Claude Willard (Les Amis de la Comunne). Hebe de Bonafini (Madres de Plaza de Mayo); Gilmar Mauro (MST); Representante das FARC-EP. ção: Fidel Lerner

Às 21:00 a apresentação da Cia. do Latão: Os dias da Comuna, de Bertolt Brecht.

No sábado - 26 de maio às 21 hs. - no Teatro João Caetano (metrô Santa Cruz), espetáculo Artístico, com Orquestra Sinfônica da Unicamp (regência: maestro Carlos Fiorini; Coordenador NEIC: maestro Paulo Justi) e Coral Unicamp-Zíper na Boca (regência da maestrina Vívian Nogueira).

Teatro União e Olho Vivo fará uma apresentação com os atores Lucila Tragtenberg , Cida Moreira; Margareth Rago, Haroldo de Campos, Lélia Abramo - Beatriz Tragtenberg; Antônio Abujamra - Sérgio Mamberti. A direção geral é de Beatriz Tragtenberg