Grito dos excluídos e das excluídas 2022 - Protestos e ações culturais marcam o dia em Belo Horizonte

No dia 7 de Setembro milhares de pessoas foram às ruas em todo o Brasil no Grito dos Excluídos e Excluídas nos 26 estados do país. Em Belo Horizonte, o evento aconteceu no bairro da Lagoinha com a presença de blocos que protestaram contra as políticas neoliberais do governo federal que prejudica a maior parte da população.

De norte a sul em defesa da Vida, o 28º Grito dos Excluídos e das Excluídas ecoou de Norte a Sul do Brasil - em 26 estados e no Distrito Federal – no 7 de setembro e rompeu fronteiras. Ocupou ruas e praças, nos centros urbanos e nas periferias, rios e praias e viralizou nas redes sociais.

A coordenação da atividade em 2022 destacou as tarefas urgentes e inadiáveis para o processo de construção do Brasil Popular, onde a vida de todas as pessoas e da natureza esteja em primeiro lugar: “Neste ano em que o poder antidemocrático do país celebrará os 200 anos da Independência do Brasil. (In)dependência para quem, eis a nossa questão. (…) Os desafios para as mudanças estruturantes, no horizonte de um Projeto de país Popular, estão colocados a partir das evidências de um Estado que põe a economia acima da vida, baseado no fundamentalismo religioso e cultural que exclui e extermina. Os sinais deste Estado, que afronta a solidariedade e os direitos humanos, estão traduzidos nas diversas formas de violência, geradas principalmente por uma mentalidade machista, homofóbica, racista, aporofóbica (que tem ódio a pobres)”.

No dia 7 de setembro, nos 200 anos de independência o Grito dos Excluídos(as) em Belo Horizonte aconteceu no bairro da Lagoinha com a presença de militantes e dos blocos: O Leão da Lagoinha, Afoxé Ilê Odara, Orisamba e Sou Vermelho. Em protestos contra as políticas neoliberais do governo federal, que aumentou a miséria, a fome e o desemprego entre as trabalhadoras e trabalhadores do campo e da cidade.

Sucursal Minas Gerais