Honestidade, Salve as Favelas!

Ser algemado por esses agentes da Lei do Estado, é o mesmo que ser acorrentado com os grilhões dos Capitães do Mato. Todos a serviço do mesmo sistema corrupto e repressor.

Rui Barbosa, o Águia de Haia, parece ter ficado indignado com a questão da corrupção no Brasil já em seu tempo. Chegou a dizer: "difícil é ser honesto neste país". E, hoje nós podemos fazer um coro uníssono e afirmar: "difícil é saber onde no setor privado e no setor público neste país a corrupção, a falta de vergonha e de caráter, não estejam presentes". 


Em Pernambuco recentemente, agentes do Corpo de Bombeiros, responsáveis pelo recolhimento de doações para as vítimas das últimas enchentes no nordeste, foram pegos desviando donativos na maior cara de pau. 


A bem da verdade, é que o Dr. Rui Barbosa também é suspeito nessa história de corrupção, isto porque, ele varreu para debaixo do tapete as verdades sobre a escravidão no Brasil. Ora, o Brasil carrega em sua raiz, a semente da corrupção histórica. Vejamos. Entre os primeiros homens brancos que chegaram por aqui com o capitão Pedro Alvares Cabral, haviam vários degredados, trazidos de Portugal. Fato confirmado em carta escrita por Pero Vaz de Caminha. 


No Congresso Nacional, também é muito difícil encontrar um político que não esteja envolvido em uma falcatrua qualquer. Nos parece ser cultural essa história. O atual presidente do Senado, ele mesmo, aquele que nasce e domina no Maranhão e se elege pelo Acre, se formos enumerar os seus problemas, este texto provavelmente não termina, tamanha as suas irregularidades. Ainda assim, não larga o poder. Aliás, os últimos presidentes daquela Casa de Leis, foram todos devidamente afastados, após serem confirmadas suas participações em diversos atos de corrupções. 


A imprensa publicou os resultados de várias pesquisas sobre honestidade e credibilidade. 


Todas indicam que a classe vencedora é exatamente aonde vivem os pobres e negros favelados. Aí vem a grande pergunta que não quer calar. Em nome de que Moral o governo do Estado manda para as favelas, os seus agentes da Lei, hoje com uma nova sigla UPPs. Homens tão bem selecionados que entre eles encontrava-se um ladrão de caixa eletrônico. 


Então, Salve as favelas! Porque os primeiros ladrões comprovadamente, não são negros e pobres e nem nasceram nas favelas. São brancos e oriundos da Europa, lá no "primeiro mundo". Que contradição hein! 


Moral dessa história: 


Ser algemado por esses agentes da Lei do Estado, é o mesmo que ser acorrentado com os grilhões dos Capitães do Mato. Todos a serviço do mesmo sistema corrupto e repressor.

Rumba Gabriel
Presidente de Honra do Movimento Popular de favelas – MPF