Os primos pobres

Os meios de comunicação têm divulgado a preocupação do ministro da Defesa com os salários dos militares. A preocupação é tanta que ele vai apresentar ao presidente da República uma proposta de reajuste de seus soldos. O reajuste visa corrigir as perdas acumuladas. Até aí tudo bem. O que estranhamos, no entanto, é o fato do ministro não ter a mesma preocupação com os primos pobres, os servidores civis lotados nos Comandos da Marinha, Exército e Aeronáutica que, além de receber salários mais baixos, estão há muito mais tempo sem qualquer reajuste nos vencimentos.

Ao contrário dos militares, milhares de servidores vivem na condição humilhante de receber menos que o salário mínimo, sujeitos à complementação. Isto não toca o ministro? Ou será que ele esqueceu que no seu Ministério, além de militares há um contigente imenso de servidores civis, diga-se de passagem, indispensáveis nas suas funções para o bom andamento do trabalho nos órgãos militares.

Aproveitamos para lembrar ao ministro que nos comandos militares há milhares de servidores que sequer tem uma carreira estruturada e por isso mesmo recebem os salários mais baixos de todo o serviço público federal.

Ressaltamos, no entanto, que trata-se de profissionais altamente qualificados em diversas especialidades, muitos, inclusive, com cursos de aperfeiçoamento no exterior.

Graças à capacidade desses profissionais (esquecidos pelo ministro), a construção naval brasileira está hoje entre as melhores do mundo.

Eles são responsáveis não apenas pela manutenção de equipamentos, mas pela construção de submarinos, navios de grande porte (de patrulha, de embarque, de tropas fragatas, corvetas etc). Equipamentos essenciais para o desenvolvimento da pesquisa tecnológica e fundamentais para a modernização das Forças Armadas brasileiras.

Na luta para ver estes servidores reconhecidos e valorizados, a diretoria do Sinfa- RJ, legítimo representante da categoria, encaminhou ao governo projeto para alterar a lei 9.657/98 que trata da carreira de tecnologia militar (CTM).

  1. projeto do Sinfa defende a inclusão de todos os servidores lotados nos órgãos militares na CTM, inclusive os aposentados. Só assim faríamos justiça a estes valiosos profissionais que tanto tem se dedicado às Forças Armadas brasileiras e continuam esquecidos como os primos pobres dos militares.

É bom lembrar que no dia 09 de março, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi convidado de honra para o lançamento do submarino Tikuna, um dos mais modernos da América Latina, e que foi construído no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro por esses briosos e altamente capacitados servidores civis, que em contrapartida recebem complemento de salário mínimo.

A plenária realizada no dia 28 de abril último, no Sindicato dos Metroviários, aprovou por unanimidade as seguintes propostas:

  1. - Enquadramento funcional imediato a partir do exercício de 1991. Tendo por base a prescrição quinquenal, sem prejuízo da reposição funcional e garantindo os passivos financeiros de exercícios anteriores, a partir do exercício de 2006, tomando por base o ofício n° 10.074, de 22/12/2004 do Ministério da Defesa.

  2. - Aderir às lutas gerais e específicas dos servidores públicos por uma política salarial.

  3. - Promover grande manifestação no Rio de Janeiro em todas as vezes que a comissão for negociar em Brasília.

  4. - Realizar no Rio de Janeiro e em Brasília a ceia dos miseráveis.

  5. - Promover manifestação em Brasília sempre que for necessário.

  6. - Comissão ampliada do Sinfa-RJ: Aristides, Bona Monteiro, Maria de Lourdes, Reginaldo, Dr. Ferreira, Sônia Raychstock, Alberto Gonçalves, José Severino de Paula, Helcio Machado, Nilson Martins e Márcio Cleber.

SINFORME