Internacional
Notícias da conjuntura Internacional. Comunicados de organizações irmãs. Jornal Inverta, Ed. 289 (17 a 24 de maio de 2001)
Comunicado das FARC-EP: Sobre o diálogo com o governo
Comunicado Nº 29 da Mesa de Diálogo e Negociação Los Pozos, San Vicente del Caguán, 11 de maio de 2001
EUA expulsos das Comissões de DH e de Controle de Narcóticos da ONU
A expulsão do principal violador dos direitos humanos da Comissão de Direitos Humanos (CDH) e da Comissão Internacional de Controle de Narcóticos das Nações Unidas, em Genebra, representa o mais duro golpe moral sofrido pelo imperialismo norte-americano desde o fim da Segunda Guerra Mundial.
Sistema anti-mísseis dos EUA ameaça equilíbrio global
CANBERRA (Xinhua) - O sistema nacional de defesa antimísseis (NMD) estimulará a insegurança global e representa uma ameaça ao equilíbrio internacional, informaram na segunda-feira analistas australianos.
União Européia lutará contra impostos sobre urânio dos EUA
BRUXELAS- A União Européia (UE) expressou, nesta quinta-feira, sua “decepção e preocupação” com a decisão dos Estados Unidos de cobrar impostos de compensação provisória sobre as importações de urânio ligeiramente enriquecido (ULE) proveniente do bloco de 15 nações.
Eleições na Itália: Esquerda reformista dá vitória à direita
vitória de Silvio Berlusconi (coalizão Casa della Libertà), com votação apertada, nas eleições de 13 de maio para primeiro-ministro da Itália representa um retrocesso político naquele país. A coalizão vencedora é formada pelo Partido Força Itália, de Berlusconi, Liga Norte, de Umberto Rossi, pela Aliança Nacional, de Gianfranco Fini, e o Chama Tricolor, entre outros. A maioria é de extrema-direita.
Denúncia contra prisão política de Gérard Bernard
A coordenação do Movimento Anti-repressão da Bretanha denunciou o processo arbitrário da prisão do militante político Gérard Bernard, membro do grupo independentista bretão e do Comitê CGT de Luta pelo emprego de Lorient.
Crise: Cai o número de empresas japonesas no exterior
TÓQUIO- As empresas japonesas estabeleceram 296 unidades no exterior durante o ano fiscal de 1999. São 144 a menos em relação ao ano anterior, representando a quarta queda anual consecutiva, informou o Ministério japonês de Economia, Comércio e Indústria.
Oriente Médio: Um barril de pólvora
(Coluna "Pelo Mundo": Resumo das últimas notícias internacionais)
Proletários de todos os países, uni-vos!
Comunicado do Partido Comunista do Peru