Economia
Notícias da Economia Nacional e Internacional Jornal Inverta, Ed. 289 (17 a 24 de maio de 2001)
Crise da energia é culpa da falta de investimentos
Plataforma da CUT sobre o apagão e Entrevista com Ronaldo Moreno, diretor do Sintergia ( Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Energia do Rio)
Crise mundial se aprofunda
As duas maiores economias do mundo, EUA e Japão, estão enfrentando recessão em 2001. Esta é uma demonstração de que a crise econômica mundial está se aprofundando e pode ser semelhante ao que ocorreu em 1929, quando houve uma quebra das Bolsas de Valores, que foi decorrente de uma crise de superprodução, que só foi resolvida com a Segunda Guerra Mundial.
Em sigilo, ALCA poderá radicalizar medidas neoliberais (primeira parte)
Artigo de Marco Aurélio Weissheimer analisando o trabalho "A ALCA e a ameaça aos programas sociais, ambientais e à Justiça Social nas Américas”, escrito pela canadense Maude Barlow.
A Venda da Copel I
A Companhia Paranaense de Energia Elétrica – COPEL - é a maior empresa paranaense. Foi fundada em 1954 para suprir o Estado de sua principal carência: a energia elétrica. Hoje está à beira da privatização.
Surto de aftosa no RS faz antecipar vacinação
Sede de lucros e falta de inspeção estatal provocam dois focos comprovados da febre aftosa na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina e o Uruguai, nos municípios de Alegrete e de Santana do Livramento.
Comércio mundial é arma dos países ricos contra os pobres
Um documento do Banco Mundial, em conjunto com o FMI, mostra que entre o período de 1995 e 2005, quando deveria haver uma queda das tarifas e barreiras alfandegárias no comércio internacional (projeto que estava previsto pelo último Acordo do Gatt do Uruguai), está havendo concentração comercial favorável aos países desenvolvidos.