XV Seminário Internacional de Lutas contra o Neoliberalismo

Em um grande evento online, o XV Seminário Internacional de Lutas contra o Neoliberalismo, nos dias 9, 10 e 11 de outubro de 2020, foram comemorados os 150 anos de Lenin, os 29 anos do Jornal Inverta, os 28 anos da circulação do Granma em português no Brasil e os 16 anos do Acordo entre a Prensa Latina e o Jornal Inverta. Assista aos vídeos do Seminário no canal da TV INVERTA no Youtube.

A Crise Orgânica do Capital, a pandemia da Covid-19 e a resistência revolucionária

Em um grande evento online, o XV Seminário Internacional de Lutas contra o Neoliberalismo, nos dias 9, 10 e 11 de outubro de 2020, foram comemorados os 150 anos de Lenin, os 29 anos do Jornal Inverta, os 28 anos da circulação do Granma em português no Brasil e os 16 anos do Acordo entre a Prensa Latina e o Jornal Inverta.

O seminário teve o apoio do Jornal Inverta, do CEPPES (Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais), do PCML-Br (Partido Comunista Marxista-Leninista), CNLCN (Congresso Nacional de Luta contra o Neoliberalismo), PCAC (Painel Científico de Acompanhamento da Crise), Casa das Américas, FSLN (Frente Sandinista de Libertação Nacional), Juventude 5 de Julho, TV Comunitária do RJ, PT (Partido dos Trabalhadores) e mais dezenas de movimentos sociais e entidades da sociedade civil.

Os trabalhos da noite inicial teve como cerimonialistas Karine Leite e Sophia Castellano, da Sucursal SP, e Georgina Queiroz, do PCML-Br.

A mesa de abertura foi coordenada pela jornalista Bianka de Jesus, subeditora do Jornal Inverta, e a presidenta da Cooperativa Inverta, Jacqueline Alves, que concederam a palavra de saudação ao evento aos convidados e convidadas presentes, representantes dos movimentos sociais, personalidades brasileiras e estrangeiras, além de diplomatas de nações amigas do povo brasileiro, como o Embaixador da República Popular e Democrática da Coreia, Kim Chol Hak, o Cônsul-geral da República Bolivariana da Venezuela, Edgar Marín, e o Embaixador da República de Cuba, Rolando Gomez. Em nome da Prensa Latina, a mensagem foi transmitida ao seminário através de um vídeo, diretamente de Havana, pelo jornalista Moisés Perez Mok, vice-presidente da Agência Latino-americana de Notícias – Prensa Latina. Representando o Jornal INVERTA, a palavra foi concedida ao seu fundador, conselheiro editorial e editor-chefe, Prof. Dr. Aluisio Bevilaqua.

A abertura reuniu mais de uma centena de pessoas que saudaram a versão online do histórico ato de celebração de mais um ano do Jornal INVERTA e de suas organizações irmãs, cujas relações tornaram-se possível a partir do trabalho político deste periódico comunista.

Crise Orgânica do Capital, Pandemia e Geopolítica

O seminário foi reiniciado no dia 10 de outubro, às 9h, com a mesa Crise Orgânica do Capital, Pandemia e Geopolítica, com a coordenação de Julia Bevilaqua (PCAC) e Rafael Rocha (CEPPES). Os debatedores foram o Prof. Dr. Aluisio Bevilaqua, o embaixador Rolando Gomez, a Prof. Dra. Monica Bruckmann e a Prof. Dra. Beatriz Bissio.

A segunda mesa do dia 10/10, Crise Orgânica, Pandemia e Luta de Classes na América Latina, teve como coordenadoras as professoras Sharyan Tamayo e Tânia Zimmermann. Os debatedores foram o Professor Emir Sader, o Cônsul da Venezuela, Edgar Marín, a Professora Tânia Serra Azul, o Deputado do MAS, Adolfo Mendoza, e o ex-presidente da CONAIE, Leonidas Iza.

Às 18h30 do sábado, 10 de outubro, a discussão teve como tema: Crise Orgânica, Pandemia e o Novo Normal ou Estado de Transição. Os coordenadores do debate foram a médica Ana Alice Pereira e o Prof. Dr. Antonio Cicero, ambos diretores do CEPPES. Entre os debatedores estavam o Prof. Dr. José Luiz Quadros (UFMG); Fábio Simeon, Conselheiro da Embaixada de Cuba; Rafael Bevilaqua, Procurador da República; o juiz João Batista Damasceno (UERJ); e o Prof. Dr. Ivan Garcia (UERJ).

No domingo (11/10), último dia do Seminário Internacional de Lutas Contra o Neoliberalismo, a primeira atividade foi a apresentação do tema A Crise Orgânica e a Superação Revolucionária: Programa de Emergência para o Brasil. Os Coordenadores do Painel foram a professora Osmarina Portal e Diego Menezes, ambos do CNLCN. Os debatedores foram a musicista Camila Milani (CNLCN), o médico Michel Damasceno (CNLCN), o sindicalista Edison Munhoz (CUT-RJ), Elizeu Pereira (Sindicato dos Correios), o metalúrgico João Fernandes (CNLCN), a psicóloga Patrícia Zaidan (Mulheres Derrubam Bolsonaro) e o metalúrgico aposentado Wilson Ribeiro (FENAPI-CUT).

A segunda mesa do seminário no dia 11 foi intitulada Arte, Educação e Revolução Cultural e teve como coordenadoras as atrizes Sophia Castellano e Ana Lúcia Prado (PCAC). Como debatedores foram convidados a atriz Zezita Matos, o cônsul de Cuba em São Paulo, Dr. Pedro Barata, o professor equatoriano Fidel Viteri e o Prof. Dr. Roberto Kennedy (Unilab).

O ato cultural de encerramento às 18h30 foi apresentado por Bianka de Jesus e Julio Cesar de Freixo Lobo e teve como coordenadores Beatriz Morais e Hernando Barrionuevo. As apresentações artísticas foram de música, artes plásticas, exposições fotográficas, filmes e vídeos revolucionários e poesias.

Os vídeos com a íntegra de todas as mesas do XV Seminário Internacional de Lutas contra o Neoliberalismo já estão disponibilizados.

Bento Almeida

Gilka Sabino

ASSISTA AQUI AOS VÍDEOS NA TV INVERTA