Rodoviários de Fortaleza em greve

Os motoristas e cobradores de ônibus da capital do Ceará estão em greve desde 17 de maio. A categoria tem data-base neste mês, sendo suas principais reivindicações o reajuste salarial de piso para R$ 700,00 e vale-refeição. Como a paralisação está tendo forte adesão, deixam de ser transportadas por dia mais de um milhão de pessoas.

Rodoviários de Fortaleza em greve

Por: Francisco Malta


Os motoristas e cobradores de ônibus da capital do Ceará estão em greve desde 17 de maio. A categoria tem data-base neste mês, sendo suas principais reivindicações o reajuste salarial de piso para R$ 700,00 e vale-refeição. Como a paralisação está tendo uma forte adesão da categoria, deixam de ser transportadas por dia mais de um milhão de pessoas, principalmente através dos terminais que estão completamente fechados.

Os empresários e a Procuradoria do Trabalho estão fazendo de tudo para enfraquecer o movimento, pedindo a ilegalidade da greve, ameaçando com demissões, aplicação de pesadas multas ao Sindicato, entre outras formas de coação.

Sem o transporte coletivo, a população que depende deste tipo de condução está apelando para os topiqueiros, caronas e trens, que juntos não conseguem atender à demanda, principalmente nos horários de ida e retorno do trabalho.

O INVERTA ouviu declarações de algumas pessoas nas ruas, que foram unânimes em afirmar que consideram a greve justa, mas consideram que seria muito mais eficaz se os ônibus circulassem, permitindo que os passageiros entrassem pela porta dianteira, sem pagar a passagem, principalmente nos horários de pico.

De qualquer forma é importante ressaltar a força desses trabalhadores, que têm o papel de-terminante na realização de uma greve geral em nosso país para mudar a situação de desemprego, fome, miséria, corrupção e bandidagem patrocinada por este governo capitalista de FHC, Tasso Jereissati e Juraci Magalhães.