NOVA IGUAÇU/ RJ

CANDIDATOS APOIADOS E INDICADOS PELO PCML/CNCN

Tuninho da Padaria - 13 - Prefeito

Tuninho da Padaria, cujo nome verdadeiro é Antônio Araujo Ferreira, o Tuninho da padaria é filho de Nova Iguaçu. Nascido e criado no município, sempre esteve ligado à nossa comunidade, não apenas como comerciante, mas como um verdadeiro líder comunitário. Proprietário de uma tradicional padaria em Nova Iguaçu, Tuninho é conhecido por seu espírito solidário e por ser uma voz ativa em defesa dos interesses de nossa população iguaçuana. Aqui o candidato apoiado pelo PCML apresenta algumas propostas que defende nesta campanha.

INV - O desemprego em NI cresceu nos últimos anos, chegando a 11% da PEA. Que políticas podem ser desenvolvidas para criação de postos de trabalho?

TP - Nova Iguaçu tem um potencial enorme que está ameaçado pela ausência da prefeitura nas regiões mais afastadas do centro, onde moram a maioria dos iguaçuanos.

A primeira medida pra gerar empregos e incentivar a economia local é criar as prefeituras regionais, reforçando e incentivando a economia local e levando serviço público de qualidade pra ponta.

As pessoas não vão precisar se deslocar pro centro ou pra outras cidades pra ter acesso ao serviço público e pra trabalhar. A prefeitura precisa incentivar as vocações de cada bairro e respeitar seus moradores, não dá pra sumir e querer gerenciar a cidade a distância. Nova Iguaçu precisa de um prefeito que Chegue Junto.

Além disso, vamos criar um Distrito Industrial em Campo Belo, para atrair novas empresas. Vamos oferecer incentivos fiscais, estruturais e logísticos para quem quiser se instalar aqui.

A geração de postos de trabalho e arrecadação de tributos vão promover o desenvolvimento da região e as pessoas não vão precisar se deslocar para outras cidades para trabalhar. Resultado: diminuição do trânsito e aumento do consumo e utilização de serviços locais.

Vamos “desburocratizar” o processo de abertura de empresas na cidade, além de criar um setor de apoio e orientação ao Micro Empreendedor Individual, com cursos, orientações financeiras e contábeis. Buscaremos formas de estimular a saída do trabalhador do mercado informal e reinseri-los ao formal com capacitação, elaboração de currículos e regularização de documentos.

Outros pontos que considero fundamentais: estimular o desenvolvimento do Centro Histórico de Iguaçu Velho, área com grande potencial que precisa receber investimentos; e estimular o desenvolvimento do Turismo, através do fomento à economia de apoio (hotelaria, atrações de cultura e lazer, gastronomia, eventos, centros históricos e ecoturismo).

INV - A Educação, que será a menina dos seus olhos, terá turno integral ou contra turno, com educação artística, por exemplo? Além da valorização dos profissionais do setor, voltará a eleição direta para diretores e a participação da Comunidade Escolar no fazer pedagógico?

TP - Eu fui secretário do Lindbergh na época em que ele fez uma revolução na educação da cidade. Criou o Bairro Escola que colocava as crianças pra fazer atividade o dia inteiro aproveitando e requalificando a estrutura do próprio bairro.

Além disso, criou o maior curso vestibular de uma cidade da América Latina pra colocar o filho do trabalhador na universidade pública. Trouxe a Universidade Rural pra cá, enfim, transformou a educação em Nova Iguaçu.

Hoje, sabemos que desafio é enorme. Faltam creches, muitas escolas estão em más condições, as filas por vagas são enormes e não existe investimento em ciência e tecnologia. Hoje, a educação de Nova Iguaçu é uma das piores do país (4177ª) e a quarta pior do Estado, segundo o IDEB.

Nós vamos retomar o Bairro Escola colocando nossos jovens pra estudar o dia inteiro, além das matérias tradicionais, assim como educação artística, novas habilidades como robótica, programação, entre outras, pra prepará-los pra esse novo futuro que tá chegando.

Além disso, aumentar os convênios com associações, empresas e templos e igrejas para criar creches conveniadas que aumentem o número de vagas e permitam que as mães saiam pra trabalhar com segurança e tranquilidade.

Nesse sentido, ao aumentar o efetivo da Guarda Municipal, vamos priorizar a segurança em escolas, colocando guarda e câmera na frente de cada uma das unidades escolares do município.

A valorização do profissional da educação também será prioridade, com reciclagem, cursos de capacitação pedagógica, reformulação do plano de cargos e salários, além de um canal de diálogo oficial com a prefeitura.

A eleição direta para dirigentes escolares pode e deve que ser uma das formas mais concretas de se idealizar uma gestão democrática, envolvendo todos que participam do dia a dia da educação e das unidades escolares. Reafirmo o compromisso com a gestão democrática, por meio da eleição direta para diretores escolares, tal como Lindbergh começou no seu primeiro ano de governo.

INV - As mudanças climáticas têm afligido os que lutam por um outro modo de produção social, e consequentemente a preservação da biodiversidade do Planeta. Como trabalhar para manter e ampliar as APA no nosso município?

TP - Vamos iniciar um plano de reflorestamento da Serra de Madureira, abrir concurso para Guardas Ambientais, hoje, insuficientes para o controle de nossas áreas verdes e criar guaritas de acesso ao Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu com controle por parte de Guardas Ambientais em sistema integrado com o CONIG.

O combate ao incêndio de nossas matas também será prioridade com investimento em equipamentos, pessoal qualificado e comunicação, além da garantia da utilização de 100% dos recursos provenientes do ICMS Verde para projetos da Secretaria de Meio Ambiente.

Outra consequência grave do agravamento do clima são as enchentes cada vez mais frequentes.

O grupo do prefeito atual teve a oportunidade de resolver esse problema quando receberam os cerca de R$500 milhões da venda da CEDAE. Esse dinheiro chegou e quando você procura, não acha. Cadê o dinheiro da CEDAE?

Esse é exatamente o valor do Projeto Iguaçu, que através do nosso trabalho junto a Lindbergh e Lula foi incluído esse ano no PAC 3.

Essa obra vai terminar com o problema da enchente na Baixada construindo diques na nascente e na foz, dragando e limpando o rio e construindo os antigos brejos, áreas alagadas, ao longo do seu percurso.

Quem teve a oportunidade de fazer e não fez, não merece continuar. Vou ser prefeito pra junto com Lindbergh, o prefeito que mais fez pela nossa cidade, e presidente Lula, tirarmos essa obra do papel e melhorarmos a vida em toda a baixada.

---------------------

Professora Leci – 50500 - Vereadora

Aqui apresentamos quem é a candidata a vereadora apoiada pelo PCML/CNCN

Leci Carvalho e Silva nasceu em Austin, Baixada Fluminense, milita em defesa da causa proletária desde 1983.

Comecei a minha militância na escola com o movimento de Teatro amador. Mulher negra e Iguaçuana. Pedagoga (UFF), participa do movimento de mulheres. Esteve na luta pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher ( DEAM) e pelo Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM).Professora da Rede Pública, Professora Leci defende, democratização e criação de espaço de participação da população, tarifa zero no transporte; aumento do número de creche e funcionamento em horário noturno; Concurso público para agentes Culturais; valorização do funcionalismo público e ampliação do programa de saúde da família com atendimento especializado para mulheres, LGBTQIA+. Militante da educação e das causas sociais defendendo a luta por uma sociedade justa e igualitária.