Universitários da Paraíba em pânico por falta de segurança

João Pessoa (da Sucursal) - A falta de segurança no Campus de João Pessoa, da Universidade Federal da Paraíba, está aumentando de forma assustadora. Segundo o coordenador de segurança Evanildo Barbosa de Araújo, a situação vai se agravar nos próximos anos, porque estão terceirizando (contratando empresas privadas para o setor). O campus tem um quadro de 37 agentes, uma defasa- gem de cerca de 200% no espaço de nove anos.

O coordenador frisou que para garantir a tranqüilidade no Campus da UFPB estão contratando empresas de vigilância terceirizadas. Mas, segundo ele, nos próximos cinco anos o pessoal dos corpos docente e discente ficará a mercê dos bandidos, porque o efetivo de segurança deverá diminuir em 50%.

Precisamos de concurso urgente porque esse efetivo que temos atualmente será reduzido pela metade nos próximos cinco anos. Muitos dos nossos homens estarão se aposentando”; afirmou.

A situação é grave. Segundo estatísticas de segurança da Universidade Federal da Paraíba, só no ano passado foram registrados seis assaltos dentro do Campus, um à Agência de Correios. Outro fato grave é o número de estupros, embora em menor número do que os atentados à propriedade. No ano passado uma estudante de fisioterapia foi atacada por um homem que a levou para o mato e a violentou.

A perspectiva é preocupante, porque além da redução dos serviços de segurança, a tendência é crescer o número de marginais por conseqüência do agravamento da fome, da miséria, em conseqüência da política econômica do governo Lula. Depois que ele assumiu, o quadro vergonhoso de miséria no país mais rico do mundo, em recursos naturais, piorou muito. Cresce a legião de deserdados, de tudo quanto é marginal, miséria e criminalidade.

Oduvaldo Batista