Ataque ao jornal INVERTA: denunciar e resistir!


O governo do Sr. Anthony Garotinho - PSB-RJ - virtual candidato a Presidente da República, através do Fundo de Previdência do Estado - RIOPREVIDÊNCIA, está movendo uma Ação de Reintegração de Posse na 3a Vara da Fazenda Pública do RJ contra o INVERTA, visando o despejo da nossa Cooperativa da sua atual sede localizada na Rua Regente Feijó, 49 - 2º andar - Centro - RJ.

Os motivos são óbvios, derivam da posição político-ideológica assumida pelo PCML frente a luta de classes, seu crescimento e reconhecimento em todo o País e a consolidação de seu Órgão Central com 10 anos de existência e luta.

O compromisso inquebrantável do Jornal Inverta com a luta dos trabalhadores e particularmente com a classe operária e sua independência política e econômica diante do inimigo de classe, atrai a ira daqueles que o querem dócil, simpático, ou instrumento de suas campanhas eleitorais.

O internacionalismo proletário, outra marca decisiva do PCML e do Jornal INVERTA, também é alvo desses senhores do capital, na medida em que atingindo Inverta, comprometem por conseqüência a reimpressão no Brasil do Granma Internacional de Cuba e a distribuição de livros e revistas de outras organizações irmãs em luta. Nossa posição de denúncia do Plano Colômbia, plano de guerra imperialista levado a cabo pelos EUA contra o povo colombiano e que atinge toda América Latina, certamente leva o imperialismo a utilizar todos os meios para nos atingir.

A ação do Estado contra o Jornal Inverta, rasgando completamente a Cessão de Uso do imóvel que nos garantia a permanência no mesmo até 2004, é articulada e coordenada, o Processo segue a uma velocidade impressionante: a ação é interposta no dia 26 de novembro de 2001 e no dia 05 de fevereiro de 2002 a Juíza em audiência concede de imediato a liminar em favor da Rio Previdência (Estado) para desocupação do prédio.
O alvo foi previamente escolhido, o Jornal INVERTA, principal instrumento no trabalho de organização do PCML, unidade ideológica, denúncia das chagas sociais, da luta contra a corrupção e venda do Brasil ao imperialismo, enfim, vanguarda política e ideológica.

O Partido mais do que nunca tem o compromisso de estar unido nacionalmente e com a moral elevada para responder a esse ataque. A responsabilidade na manutenção do Jornal Inverta é responsabilidade de todos e de cada um dos militantes do PCML.

Nesse sentido o CC está colocando em curso nossa estratégia ofensiva, que inclui:
a) denúncia internacional aos Partidos e organizações irmãs;
b) Nota a ser enviada (modelo na internet) pelo maior número de pessoas possível ao Governador Anthony Garotinho; Desembargador Relator do recurso no Tribunal de Justiça do RJ; ABI - Associação Brasileira de Imprensa; Presidente Nacional do PSB Miguel Arraes e ao Presidente da Rio Previdência.
c) Nota de desagravo a ser assinada por personalidades e entidades de caráter nacional como: OAB, ABI, IAB, CUT, etc.
d) Panfleto de denúncia e mobilização contra os ataques do Governador Garotinho.
e) Ato político de denúncia e resistência contra o despejo.

Camaradas,
Os próximos dias serão decisivos, não percamos tempo, em todos os Estados o Partido deve organizar a repercussão desse ataque contra o Jornal Inverta e organizar o protesto.
Só com a mobilização de todos os setores democráticos e das massas é que seremos vitoriosos na defesa de INVERTA e de nossa causa.
A orientação da Secretaria de Organização é para que em cada Estado:
a) Seja reproduzida na maior quantidade possível o panfleto, cujo texto também será enviado via internet, e coloque a denúncia na rua.
b) Denunciar o problema junto aos Sindicatos, Partidos Políticos, Comissões de Direitos Humanos da OAB, Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais.
c) Fazer gestões junto aos parlamentares estaduais e federais, principalmente os do PSB - Partido Socialista Brasileiro.
d) Distribuir o panfleto denúncia em todas as manifestações, assembléias sindicais e populares, bem como junto aos militantes e bases eleitorais do PSB.
e) Promover pichamentos em defesa do Jornal Inverta.
f) Outras iniciativas de acordo com as peculiaridades locais.
g) Informar à Redação do Inverta todas as iniciativas realizadas.

Mais do que nunca nesse momento, nossa resposta concreta e necessária é ampliar a presença e divulgação de nosso Órgão Central - o Jornal INVERTA - nos diversos Estados e Regiões do País. Incrementar a distribuição nas bancas, as cotas de militantes e a cota de trabalho coletivo do Partido.

Devemos ter presentes as palavras de Lênin em “Por Onde Começar?”:
“O jornal não é somente um propagandista coletivo e um agitador coletivo, mas também um organizador coletivo. Neste último sentido pode-se compará-lo com os andaimes que se levantam ao redor de um edifício em construção, que marcam seus contornos, facilitam as relações entre os distintos construtores, os ajudam a distribuir o trabalho e a observar os resultados gerais alcançados pelo trabalho organizado.” E mais: “Temos que seguir por nosso caminho, levar a cabo sem faquezas nosso trabalho sistemático, e quanto menos contarmos com o inesperado, tanto mais provável será que não nos pegue desprevenidos nenhuma “mudança histórica”.

VIVA O PARTIDO COMUNISTA MARXISTA LENINISTA DO BRASIL!
VIVA O JORNAL INVERTA - 10 ANOS DE LUTA!
VIVA O INTERNACIONALISMO PROLETÁRIO!

Rio de Janeiro, fevereiro de 2002 Secretaria de Organização do PCML-Brasil