Internacional
Notícias da conjuntura internacional. Comunicados de organizações irmãs. Jornal Inverta, Ed. 290 (24 a 30 de maio de 2001)
Encontro Anti-imperialista de Organizações Latino-americanas
Declaração final do Encontro, realizado em Bagdá
Campanha pelo reconhecimento dos direitos indígenas
Tanto o Congresso como o Senado mexicanos, ou seja, o Poder Legislativo, aprovaram a reforma constitucional sobre os direitos e cultura indígenas. O texto-base para sua discussão foi a Lei Cocopa enviada pelo presidente Fox, cumprindo assim uma das três demandas assinaladas pelo EZLN. Tanto o ditame como o texto aprovado, diferem fundamentalmente do texto inicial, o da Lei Cocopa, assim como do espírito dos Acordos de San Andrés firmados pelo governo federal e o EZLN, em 16 de fevereiro de 1996.
Cuba exige fim de ingerência dos EUA
No artigo, intitulado “Ratinhos na chapa”, em alusão aos grupos internos opostos ao governo cubano, o Granma censurou o respaldo de Bush aos mesmos no valor de US$ 100 milhões, nos próximos 4 anos.
União Européia tropeça no nacionalismo
O Primeiro de Maio se constitui em um marco do movimento operário. Na Suécia, as manifestações mais expressivas foram organizadas pelos comunistas. Os sociais-democratas não querem saber de manifestações de Primeiro de Maio que lembrem a luta operária. Preferem os salões fechados da União Européia, tropeçantes no nacionalismo.
Toledo em vantagem para o 2º turno
O candidato presidencial Alejandro Toledo está em vantagem nas preferências do eleitorado em relação a seu rival Alan García. O segundo turno das eleições peruanas será no dia 3 de junho.
Li Peng chega a Brunei para visita oficial
BRUNEI - Li Peng, presidente do Comitê Permanente da Assembléia Popular Nacional (APN) da China, chegou ao meio-dia nessa cidade para realizar uma visita oficial e amistosa atendendo ao convite do Sutão Haji Hassanal Bolkiah de Brunei Darusalam.
Solana e chefe da Liga Árabe discutem o papel europeu contra a violência
Caça-bombardeiros F-16 e helicópteros armados israelenses lançaram na sexta-feira ataques contra alvos palestinos em Gaza e nas cidades cisjordanas de Nablus e Ramallah, matando 12 palestinos.Esta foi a primeira vez que Israel usou aviões caça para atacar alvos palestinos desde a Guerra do Oriente Médio de 1967.