Assuntos
che chuva cinco heróis comunismo crise do capital cuba editorial eleicoes farc haiti

Ícone PCML PCML (Br)Ícone Cooperativa Inverta Coop InvÍcone RádioRádio ícone CeppesCeppes Ícone J5JJ5J

ÍCONE RSSRSSÍcone mala diretaLista twitterTwitter

Você está aqui: Página Inicial / Agência Inverta

Notícias

Crise se revela e produção mundial despenca

Os efeitos da crise vêm sendo sentidos ao redor do planeta, revelando sua essência de superprodução, que eclodiu em parte com a eclosão da crise financeira com epicentro nos EUA. Até agora, apenas parte da bolha estourou, mas a contenção de danos dos pacotes ao redor do mundo pode não conseguir evitar sua generalização.

Crise se revela e produção mundial despenca - Leia mais…

Centralização: Santander unifica operações com o Banco Real

Em outubro de 2007, o Santander, de capital espanhol, comprou o ABN-Amro, holandês e dono do Banco Real. No mês de março, iniciou-se por fim a unificação das redes, prevista para ocorrer até 2010, quando o Real seria extinto. A unificação – que criaria o 3º maior banco privado do país caso se concretize – pode, no entanto, ter sido incentivada pela crise, cuja solução a burguesia busca na concentração e centralização de capital.

Centralização: Santander unifica operações com o Banco Real - Leia mais…

A queda da Taxa Selic

Na última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) dia 11/03 houve uma baixa de 1,5% na Taxa Selic ficando no menor patamar da história em 11,25% ao ano. A tendência, segundo o mercado financeiro é que nas próximas reuniões do Banco Central outros cortes nos juros possam acontecer e que no fim de 2009 a Selic fique em 9,5%. Com essa queda de 1,5% houve um diminuição dos juros pagos pelo governo federal de cerca de R$ 7 bilhões em relação a dívida pública que está em mais R$ 1,2 trilhão. Os títulos públicos lastreados na Taxa Selic estão na casa dos 32% do total dos outros tipos de remuneração e com a diminuição dos juros básicos haverá uma folga no endividamento do setor público federal.

A queda da Taxa Selic - Leia mais…

Mais trabalhadores despedidos em 2009

Mais trabalhadores despedidos em 2009

Mais trabalhadores foram despedidos no início de 2009, principalmente no setor industrial de transformação, seguido pelo comércio e agricultura. Só no primeiro mês do ano houve saldo no corte de vagas de -0,32% apesar de ser uma queda menor que a de dezembro do ano passado, é a maior registrada nos últimos 10 anos no Brasil. De acordo com o IBGE a taxa de desemprego nas 6 principais regiões metropolitanas registrou aumento de 8,2%. Já segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego do DIEESE, mostra um aumento na taxa de 12,7% em dezembro para 13,1% em janeiro, nas regiões analisadas.

Mais trabalhadores despedidos em 2009 - Leia mais…

Web Rádio Petroleira alcança marca de 100 mil acessos

Próximo do aniversário de 50 anos do Sindipetro-RJ, os petroleiros e lutadores da democratização da comunicação ganharam mais um motivo para comemorar. Inaugurada em 18 de dezembro de 2007, tendo como convidado especial João Pedro Stédile, a Web Rádio Petroleira ultrapassou essa semana os 100 mil acessos.

Web Rádio Petroleira alcança marca de 100 mil acessos - Leia mais…

Sindipetro comemora 50 anos de luta

Sindipetro comemora 50 anos de luta

Este ano o Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (SINDIPETRO-RJ) fez 50 anos de existência e resistência, mostrando mais do que nunca que a luta pela estatização do petróleo nacional não pode parar, a exemplo de grandes ícones dessa luta na qual estiveram presentes desde a criação do sindicato e que estão até hoje, nos seus 70, 80 e até 90 anos como o caso de Maria Augusta Tibiriçá, nessa luta pelo monopólio estatal do petróleo brasileiro.

Sindipetro comemora 50 anos de luta - Leia mais…

Pobre quando se aposenta trabalha!

Pobre quando se aposenta trabalha!

Os trabalhadores e trabalhadoras pobres começam a trabalhar ainda criança e assim seguem a vida toda. Quando chega a hora de, em tese, se aposentar muitos não chegam a conseguir até completar os 60 e 65 anos. Mesmo assim, já com as forças quase completamente exauridas pela violência do trabalho no capitalismo, precisam continuar trabalhando para sustentar a família, incluindo filhos, netos e agregados. A equipe de INVERTA foi às ruas e conversou com eles e elas para saber se concordam que trabalhador pobre no capitalismo, especificamente na realidade brasileira, não se aposenta, e quando consegue, trabalha mais até o fim da vida.

Pobre quando se aposenta trabalha! - Leia mais…

Ditadura nos olhos dos outros é refresco

No dia 7 de março, foi realizado em frente ao jornal Folha de São Paulo um ato em repúdio à revisão histórica feita no editorial do dia 17 de fevereiro desse jornal. Inconformada com a vitória democrática do Presidente Hugo Chávez no referendo realizado no dia 15, a Folha publicou em seu editorial uma inverídica “revisão histórica”, denominando de “ditabranda” os anos de chumbo no Brasil. A direção editorial desse jornal insulta a memória dos milhares de brasileiros e brasileiras que lutaram contra a ditadura militar no Brasil.

Ditadura nos olhos dos outros é refresco - Leia mais…

Verdades absolutas e o aborto no Brasil

Verdades absolutas e o aborto no Brasil

Segundo dados do Instituto de Medicina Social, de 2000 a 2004, ocorreram, no Brasil, 697 óbitos em consequência de gravidez que termina em aborto, principalmente em jovens de 20 a 29 anos, com 323 óbitos nesta faixa etária. Relatório da OMS de 2005 aponta, ainda, que 21% das mortes relacionadas com a gravidez, o parto e o pós-parto, em países da AL e Caribe têm como causa as complicações do aborto realizado de forma insegura. A polêmica do aborto vem à tona novamente, quando uma menina de 9 anos, vítima de abuso sexual por parte do padrasto, conseguiu da Justiça autorização para interromper a gravidez, amparada judicialmente. A Igreja Católica, com suas verdades absolutas da Idade Média excomungou todos os envolvidos.

Verdades absolutas e o aborto no Brasil - Leia mais…

Círculos do Poder: TSE nega pedido de Roriz para julgamento de processo no Supremo

Brasília - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, negou no dia 23/03 recurso para que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue o processo em que o ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz é acusado de se beneficiar de propaganda institucional nas eleições de 2006.

Círculos do Poder: TSE nega pedido de Roriz para julgamento de processo no Supremo - Leia mais…

A corrida pelo controle da máquina pública federal

Enquanto o povo brasileiro vem sofrendo os efeitos colaterais (desemprego, arrocho salarial e supressão de direitos) da bomba atômica que assolou as economias capitalistas, o Senado e a Câmara Federal só conseguem sair de um grave e profundo escândalo de corrupção quando se apresenta um novo e mais perverso ainda que a roubalheira anterior. A dita Magistratura (Supremo Tribunal Federal), quando não está cometendo injustiça ao absorver crimes de colarinho branco ou massacres promovidos pelos oligarcas dominantes, está produzindo atrocidades ao criminalizar movimentos operários e camponeses. Enquanto o povo vê que as promessas eleitorais sequer foram levadas a sério pelos governos e parlamentares, as oligarquias e seus asseclas se lançam em nova corrida eleitoral.

A corrida pelo controle da máquina pública federal - Leia mais…

Sobre os barões da política brasileira

No processo de desenvolvimento da política do país, e com as contribuições relevantes expressadas no editorial nº 433 do jornal INVERTA, podemos determinar uma forte tendência a que a oligarquia financeira aliada à oligarquia tradicional brasileira, possa por fim, criar uma determinação de clara política de confronto com o governo, mas principalmente, com o PT.

Sobre os barões da política brasileira - Leia mais…

Cmte. Manuel Marulanda Vélez: Presente em Nossa Luta!

Cmte. Manuel Marulanda Vélez: Presente em Nossa Luta!

Editorial do Jornal Inverta homenageando Manuel Marulanda Vélez no aniversário de um ano de sua morte.

Cmte. Manuel Marulanda Vélez: Presente em Nossa Luta! - Leia mais…

Um cenário para o Brasil em 2009

Estamos em 2009, um ano decisivo na nova correlação de forças entre as classes sociais vigentes na sociedade brasileira. Um ano em que a abrangência dos efeitos da crise econômica mundial sobre o país será o grande divisor de águas e se refletirá na ação dos diversos segmentos sociais e partidos políticos, tendo em vista as eleições de 2010.

Um cenário para o Brasil em 2009 - Leia mais…

FARC-EP liberta prisioneiros de guerra

FARC-EP liberta prisioneiros de guerra

Sobram argumentos em todos os âmbitos sobre a necessidade de um Acordo Humanitário na Colômbia como um possível passo para a solução do conflito armado, apesar de sabermos que a paz neste país só será realmente alcançada quando houver justiça social. Ao mesmo tempo, percebemos uma enorme ausência de vontade política para gerar este intercâmbio humanitário, assim como a possibilidade de diálogo entre o Governo Nacional colombiano e as FARC-EP.

FARC-EP liberta prisioneiros de guerra - Leia mais…

Salgueiro campeão: trabalho recompensado!

O resultado do desfile no grupo especial em 2009, no geral, não apresentou nenhuma grande surpresa no que se refere à classificação das suas 6 primeiras colocadas, com exceção da presença da mangueira (6º lugar), pelo fato da verde e rosa ter apresentado um carnaval aquém das suas tradições com fantasias e, sobretudo, alegorias inacabadas desbancando assim a favorita a ocupar esta colocação a Imperatriz Leopoldinense (7º lugar), e até mesmo a Unidos da Tijuca, que desde 2004 não ficava fora do desfile das campeãs e este ano amargou um desmerecido 9º lugar.

Salgueiro campeão: trabalho recompensado! - Leia mais…

Alterações Climáticas e Neoliberalismo são debatidos no Município de São Gonçalo

Alterações Climáticas e Neoliberalismo são debatidos no Município de São Gonçalo

O cientista político e editor do Jornal INVERTA, Aluisio Bevilaqua, realizou uma palestra sobre “Alterações Climáticas e Globalização Neoliberal” na Semana de Integração dos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Município de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro. A atividade foi realizada no Centro Cultura Joaquim Lavoura.

Alterações Climáticas e Neoliberalismo são debatidos no Município de São Gonçalo - Leia mais…

Rommel Jumbo: O sonho de todos os revolucionários é que a América seja uma só Pátria

Rommel Jumbo: O sonho de todos os revolucionários é que a América seja uma só Pátria

Nesta edição o INVERTA entrevista Rommel Jumbo Spinosa, docente secundário equatoriano e militante revolucionário da organização política Alfaro Vive, Carajo!(AVC) no Equador, que esteve recentemente no Brasil participando de um evento educativo no estado do Rio de Janeiro. Na entrevista Rommel nos fala sobre a conjuntura do Equador, após a vitória do presidente Rafael Correa, e nos conta um pouco sobre a luta armada nos anos 80 e a sua organização.

Rommel Jumbo: O sonho de todos os revolucionários é que a América seja uma só Pátria - Leia mais…

Mais soldados ao Afeganistão

A OTAN analisa a possibilidade de enviar mais soldados ao Afeganistão, no meio de pressões dos Estados Unidos que já anunciou o envio de 17 mil militares adicionais para reforçar seu contingente.

Mais soldados ao Afeganistão - Leia mais…

Reflexões de Fidel: O canto do cisne dos ricos

Os oligarcas chilenos rasgaram as vestes com a visita da presidenta Michelle Bachelet a Cuba.

Reflexões de Fidel: O canto do cisne dos ricos - Leia mais…