Assuntos
che chuva cinco heróis comunismo crise do capital cuba editorial eleicoes farc haiti

Ícone PCML PCML (Br)Ícone Cooperativa Inverta Coop InvÍcone RádioRádio ícone CeppesCeppes Ícone J5JJ5J

ÍCONE RSSRSSÍcone mala diretaLista twitterTwitter

Você está aqui: Página Inicial / Agência Inverta

Notícias

O que sobra?

O que sobra, no âmbito dos três poderes, merecedor de crédito?

O que sobra? - Leia mais…

Eleições 2002: FHC, entre a Alca e a corrupção

O que tem tomado conta da cena política nacional nestes dias são as denúncias de corrupção que caem nos escalões do governo, nas várias esferas do poder das oligarquias e que o governo tenta abafar com vistas ao processo sucessório.As denúncias vieram à tona porque as oligarquias ainda não chegaram a um consenso sobre a sucessão presidencial.

Eleições 2002: FHC, entre a Alca e a corrupção - Leia mais…

Entrevista: A resistência de Valdir Onofre

Entrevista: A resistência de Valdir Onofre

Entrevista com o cineasta Valdir Onofre, reconhecido internacionalmente, embora pouco divulgado pelas elites, que se colocam como definidoras do que é cultura. Lembremos que foi um dos primeiros cineastas negros do Brasil, Valdir Onofre é filho de pedreiro, teve contato com a arte ainda pequeno, e há cinquenta anos continua resistindo.

Entrevista: A resistência de Valdir Onofre - Leia mais…

Até sempre ao ator brasileiro Ivan Setta

Até sempre ao ator brasileiro Ivan Setta

O ator Ivan Setta faleceu no dia 6 de abril de 2001, aos 55 anos, no Instituto do Câncer de Vila Isabel/RJ. O Jornal INVERTA o entrevistou em abril de 1999 quando Ivan atuou no filme “Tiradentes”, de Oswaldo Caldeira.

Até sempre ao ator brasileiro Ivan Setta - Leia mais…

Renato Machado Gonçalves

Renato Machado Gonçalves

Entrevista com Renato Machado Gonçalves, natural do Rio de Janeiro, criado no bairro de Vila Isabel, desenhista, cartunista e chargista.

Renato Machado Gonçalves - Leia mais…

Escola Martins Pena exige respeito!

A Escola Estadual de Teatro Martins Pena, localizada no centro do Rio, reunida recentemente em assembléia com seus alunos, funcionários e professores, decidiu enviar a seguinte lista de reivindicações à Secretaria de Cultura do Estado e ao Governo de Estado do Rio de Janeiro, que publicamos a seguir.

Escola Martins Pena exige respeito! - Leia mais…

Série Brasiliana traz grandes intérpretes ao Rio

O Grupo Sextante apresenta, sob a direção de Roberto Victório, sete obras de Marcelo Moreira e Roberto Velasco, escritas originalmente para o "Grupo de cinco jovens compositores de Mato Grosso". Ótima oportunidade para prestigiar boa música e o trabalho de artistas brasileiros, com entrada franca, o que também é muito importante nesses tempos de crise.

Série Brasiliana traz grandes intérpretes ao Rio - Leia mais…

A arte e a magia de contar e ouvir histórias no SESC Vila Mariana

Em continuidade ao programa “Palavra em Movimento”, o SESC Vila Mariana traz a magia dos contadores de histórias que exploram e trabalham a sonoridade das palavras envolvendo o público em mitos, lendas, contos e muita imaginação.

A arte e a magia de contar e ouvir histórias no SESC Vila Mariana - Leia mais…

Umbigüidades

Umbigüidades

Em “Umbigüidades”, a atriz baiana Iami Rebouças revisita 14 personagens dos mais de 40 por ela interpretados em 20 anos de carreira. O fio condutor do espetáculo é seu depoimento pessoal, com um painel das contradições da profissão de ator.

Umbigüidades - Leia mais…

Peça “Insônia” está em cartaz no Instituto Benjamim Constant

Peça “Insônia” está em cartaz no Instituto Benjamim Constant

Uma adaptação para o teatro da obra do escritor português Fernando Pessoa, que utiliza seu heterônimo Bernardo Soares, a peça “Insônia” que está em cartaz no Teatro do Instituto Benjamim, na Urca, se baseia no “Livro do Desassossego.”

Peça “Insônia” está em cartaz no Instituto Benjamim Constant - Leia mais…

Do Underground para a fábrica do Capitalista

Esse “movimento social” é composto em suma por jovens filhos da classe operária que sentem na pele a exploração do homem pelo homem, atônitos diante de uma realidade cruel e sem perspectivas para o futuro, que vêem na postura radical, anti-estética e principalmente musical a possível fuga desta situação sócio-econômica-cultural caótica mundial.

Do Underground para a fábrica do Capitalista - Leia mais…

A TERRA É AZUL!

A TERRA É AZUL!

Homenagem aos 40 anos da subida do primeiro homem sobre a órbita terrestre, pela URSS. Em 4 de outubro de 1957, a União Soviética colocou em órbita da Terra o primeiro satélite artificial, o Sputnik. Quatro anos depois, em 12 de abril de 1961, Yuri Alekseyevich Gagarin, cosmonauta russo, realizou a primeira viagem do homem ao espaço na cápsula espacial Vostok 1. Observando a Terra no interior de sua cápsula espacial Yuri disse: “A terra é azul”.

A TERRA É AZUL! - Leia mais…

Manifestantes contra a ALCA são reprimidos

Manifestantes contra a ALCA são reprimidos

Em protesto contra a ALCA na fronteira entre Brasil e Uruguai, manifestantes, a maioria brasileiros, foram reprimidos fortemente pela polícia e tiveram retidos vinte computadores.

Manifestantes contra a ALCA são reprimidos - Leia mais…

EUA: revolta contra crime do Apartheid

EUA: revolta contra crime do Apartheid

O assassinato de Timothy Thomas reflete a política racista de segregação social imposta à população americana negra, e transformou a cidade de Cincinnatii num palco de intensas manifestações contra a discriminação. (Coluna "Pelo Mundo": Resumo das últimas notícias internacionais)

EUA: revolta contra crime do Apartheid - Leia mais…

UE: O Teatro de Marionetes do Capital imperialista

UE: O Teatro de Marionetes do Capital imperialista

Na recente Cúpula de Chefes de Estado da União Européia (UE) na Suécia, os políticos suecos não passaram de marionetes diante do biombo que esconde o poder da União Européia. Poder esse que é um ventrículo manipulado pelos interesses do capital.

UE: O Teatro de Marionetes do Capital imperialista - Leia mais…

Presidente chinês prevê maior cooperação com Venezuela

Presidente chinês prevê maior cooperação com Venezuela

CARACAS - Os presidentes Jiang Zemin, da China, e Hugo Chávez, da Venezuela, se reuniram na segunda-feira, em Caracas, para análise das perspectivas econômicas e comerciais entre ambosos países.

Presidente chinês prevê maior cooperação com Venezuela - Leia mais…