Assuntos
che chuva cinco heróis comunismo crise do capital cuba editorial eleicoes farc haiti

Ícone PCML PCML (Br)Ícone Cooperativa Inverta Coop InvÍcone RádioRádio ícone CeppesCeppes Ícone J5JJ5J

ÍCONE RSSRSSÍcone mala diretaLista twitterTwitter

Você está aqui: Página Inicial / Agência Inverta

Notícias

União Européia tropeça no nacionalismo

União Européia tropeça no nacionalismo

O Primeiro de Maio se constitui em um marco do movimento operário. Na Suécia, as manifestações mais expressivas foram organizadas pelos comunistas. Os sociais-democratas não querem saber de manifestações de Primeiro de Maio que lembrem a luta operária. Preferem os salões fechados da União Européia, tropeçantes no nacionalismo.

União Européia tropeça no nacionalismo - Leia mais…

Diagnóstico do apagão

O modelo energético brasileiro fracassou e coloca o País diante de uma crise econômica jamais enfrentada pela República. O Governo pensa empurrar a crise com a barriga e fazer racionamentos. Isto não resolverá o problema e, pior: todos sabem que a crise não é por falta de chuva e sim porque não foram feitos os investimentos necessários, quer nas hidrelétricas, quer nas linhas de transmissão.

Diagnóstico do apagão - Leia mais…

Reajustes na energia estão acima da inflação

Reajustes na energia estão acima da inflação

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) variou 65,61% em cinco anos e o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) subiu 82,24% no mesmo período, enquanto os reajustes das tarifas das distribuidoras chegaram a mais de 100%, como por exemplo a variação tarifária média no Rio da Light, que aumentou 115,47% nos últimos cinco anos.

Reajustes na energia estão acima da inflação - Leia mais…

Crise Mundial afeta comércio

Países do Mercosul propõem diminuir as tarifas alfandegárias dos países desenvolvidos para produtos agrícolas em 6% ao ano. A União Européia (UE) é a região do planeta que mais impede a entrada de produtos agrícolas de fora de suas fronteiras, impondo regras ao comércio no mercado mundial de Commodities com seus subsídios.

Crise Mundial afeta comércio - Leia mais…

Racionamento de energia pode ser diversionismo

Com a privatização da maioria das empresas de distribuição de energia elétrica e a falta de investimentos em infra-estrutura do sistema elétrico, o programa de racionamento pode ser uma manobra diversionista do governo federal para encobrir a crise geral que a economia do país está vivendo.

Racionamento de energia pode ser diversionismo - Leia mais…

Brasil do Apagão, quem vai pagar por isto?

Brasil do Apagão, quem vai pagar por isto?

O diretor do Sinergia, Roberto Moreno, declarou ao INVERTA que a greve dos trabalhadores da Light está ocorrendo em função das 400 demissões na última sexta -feira

Brasil do Apagão, quem vai pagar por isto? - Leia mais…

Ao Camarada Ary Carioca, nossa homenagem!

Ainda na juventude, Ary Muniz Carioca iniciou sua militância no Partido Comunista. Em 1964, com o Golpe Militar, como atuava na luta sindical e era do Partido, foi interrogado e perseguido pelos órgãos de repressão

Ao Camarada Ary Carioca, nossa homenagem! - Leia mais…

Manifestação na Avenida Paulista pela CPI da corrupção

Manifestação na Avenida Paulista pela CPI da corrupção

Não podendo mais segurar os anseios de suas bases, a CUT e a UNE convocaram uma manifestação na Paulista no dia 18 de maio, sexta feira. A Manifestação reuniu cerca de 6 mil pessoas, e pedia por reajustes salariais e pela CPI da corrupção.

Manifestação na Avenida Paulista pela CPI da corrupção - Leia mais…

Servidores públicos de MG fazem manifestação

Cerca de 2 mil trabalhadores protestaram no Palácio da Liberdade no dia 18 em Belo Horizonte, após assembléia unificada unificada. Itamar teve que ouvir a pauta de reivindicações.

Servidores públicos de MG fazem manifestação - Leia mais…

Rodoviários de Fortaleza em greve

Os motoristas e cobradores de ônibus da capital do Ceará estão em greve desde 17 de maio. A categoria tem data-base neste mês, sendo suas principais reivindicações o reajuste salarial de piso para R$ 700,00 e vale-refeição. Como a paralisação está tendo forte adesão, deixam de ser transportadas por dia mais de um milhão de pessoas.

Rodoviários de Fortaleza em greve - Leia mais…

Entrevista: Oduvaldo Batista

Entrevista: Oduvaldo Batista

O INVERTA entrevista o camarada Oduvaldo Batista, que completou neste mês de maio 80 anos de vida e 55 de jornalismo. É com orgulho que entrevistamos este homem que sempre lutou, com dignidade e convicção, pela causa comunista e que desde 1999 encontra-se nas fileiras do PCML, por acreditar ser esta organização conseqüente com a luta de libertação do povo brasileiro deste sistema anti-humano, o capitalismo, e com o estabelecimento de uma sociedade socialista, futuro da humanidade.

Entrevista: Oduvaldo Batista - Leia mais…

Seminário discute alternativas à gestão da Água e Esgoto

Cerca de 500 participantes de várias entidades do país discutem entre outras coisas: Gestão da água no mundo e multinacionais; Situação dos Serviços de Água e Esgoto na Argentina; Gestão de Água e Esgoto: experiências no Canadá e EUA - aspectos jurídicos.

Seminário discute alternativas à gestão da Água e Esgoto - Leia mais…

Ônibus mais caro em SP

Os proprietários das empresas de ônibus conseguiram uma vitória histórica na capital paulista: tornar as passagens de ônibus mais caras que as do Metrô, aumentando a sangria dos usuários, e a aprovação da instalação de catracas eletrônicas, o que demitirá cobradores e abaixará os custos do transporte.

Ônibus mais caro em SP - Leia mais…

Favelas do Rio querem o fim da violência contra o povo

No dia 21 de maio, fechamento dessa edição, mais uma pessoa foi morta após a incursão da PM no Morro do Jacarezinho, zona norte do Rio. A versão oficial é que o rapaz era envolvido com o tráfico de drogas e não acatou voz de prisão, foi ferido após um tiroteio e veio a falecer.

Favelas do Rio querem o fim da violência contra o povo - Leia mais…

Alckmin reprime protesto contra lixão de multi

O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Segurança Pública, Marco Vinício Petreluzzi, ordenaram que a Polícia Militar reprimisse violentamente um pacífico protesto popular contra a empresa transnacional Ecolar, do grupo francês Sita, por pretender instalar um gigantesco lixão nas proximidades da cidade de Perus, zona Norte da cidade de São Paulo.

Alckmin reprime protesto contra lixão de multi - Leia mais…

800 mil desempregados com racionamento de energia

800 mil desempregados com racionamento de energia

O Presidente Nacional da CUT, João Felício, falou ao INVERTA sobre a crise de energia do país. Segundo João Felício, no mínimo cerca de 800 mil pessoas deverão ficar desempregadas por causa do racionamento de energia:

800 mil desempregados com racionamento de energia - Leia mais…

Itamar e o discurso eleitoreiro da moratória

A atual crise energética no país, cujo combate mereceu um “verdadeiro plano de guerra” por parte do Governo Federal, tem levado o governador de Minas Gerais a falar em uma nova moratória.

Itamar e o discurso eleitoreiro da moratória - Leia mais…