Assuntos
che chuva cinco heróis comunismo crise do capital cuba editorial eleicoes farc haiti

Ícone PCML PCML (Br)Ícone Cooperativa Inverta Coop InvÍcone RádioRádio ícone CeppesCeppes Ícone J5JJ5J

ÍCONE RSSRSSÍcone mala diretaLista twitterTwitter

Você está aqui: Página Inicial / Agência Inverta

Notícias

Projeto na Câmara privatiza saneamento

Projeto na Câmara privatiza saneamento

De olho na política 4: Projeto de lei nº 4147, que remete à intenção do governo de privatizar o setor de saneamento, é discutido na Comissão Especial de Saneamento na Câmara.

Projeto na Câmara privatiza saneamento - Leia mais…

Painel mostra quem é contra a CPI e a favor da corrupção

Painel mostra quem é contra a CPI e a favor da corrupção

De olho na política 3: Os partidos de oposição preparam uma manifestação para o dia 5/5 em Brasília que pretende levar cerca de 20 mil pessoas em protesto pedindo a abertura da CPI.

Painel mostra quem é contra a CPI e a favor da corrupção - Leia mais…

IV Marcha em Defesa dos Municípios

IV Marcha em Defesa dos Municípios

De olho na política 2: Nessa terça-feira, cerca de 1.500 prefeitos de cidades pequenas e médias do país (75% do total) estarão em Brasília para reivindicar mudanças na Lei de Responsabilidade Fiscal.

IV Marcha em Defesa dos Municípios - Leia mais…

Quem tem medo da CPI da corrupção?

Quem tem medo da CPI da corrupção?

A movimentação no Congresso pela instalação de CPI para investigar as diversas denúncias de corrupção no governo FHC, envolvendo políticos, setores públicos e banqueiros, continua.

Quem tem medo da CPI da corrupção? - Leia mais…

ALCA: Visita oficial de FHC a Bush foi um fiasco

ALCA: Visita oficial de FHC a Bush foi um fiasco

Em sua primeira visita oficial aos Estados Unidos, o governo de FHC não logrou os êxitos esperados para esticar um pouco mais o tempo de vida do Mercosul em detrimento da Alca.

ALCA: Visita oficial de FHC a Bush foi um fiasco - Leia mais…

Grito dos Excluídos reúne duas mil pessoas no Rio de Janeiro

O Grito dos Excluídos, no dia 7/9, representou uma das maiores manifestações, nesta data, já realizadas na cidade.

Grito dos Excluídos reúne duas mil pessoas no Rio de Janeiro - Leia mais…

Entrevista com Delson Plácido

Entrevista com Delson Plácido

Quem faz o Movimento? O INVERTA entrevista o jornalista Délson Plácido, um dos diretores do Grupo Tortura Nunca Mais de SP, colaborador de INVERTA, um dos agraciados com a Comenda Imprescindível, em 2005, que ele considera como um prêmio verdadeiro tanto como reconhecimento por sua luta em prol dos DH como pelo reconhecimento de sua atuação como jornalista, pois é um prêmio concedido pela classe operária e seus representantes.

Entrevista com Delson Plácido - Leia mais…

As contradições do acidente com o avião da Gol - 1907

O maior desastre aéreo da aviação brasileira está envolvido em uma série de contradições e se tornou um problema diplomático entre Brasil e os EUA. Morreram 154 pessoas no acidente, entre passageiros e tripulantes do vôo 1907 da Gol. As versões da Aeronáutica e dos dois pilotos do Legacy não coincidem.

As contradições do acidente com o avião da Gol - 1907 - Leia mais…

Patroa é condenada por morte de babá de 11 anos

Patroa é condenada por morte de babá de 11 anos

A Justiça de Belém do Pará, no dia 9 de outubro, condenou Roberta Sandreli Rolim a 38 anos de prisão em regime fechado pelo assassinato de Marielma de Jesus Sampaio, de apenas 11 anos. A ré foi considerada culpada por homicídio quadruplamente qualificado – por motivo fútil, torpe, com tortura e sem possibilidade de defesa da vítima – por um júri popular.

Patroa é condenada por morte de babá de 11 anos - Leia mais…

Eleições em São Paulo

A oligarquia paulista fez deste processo eleitoral sua imagem e semelhança. O poder econômico, que impõe uma corrida milionária atrás do voto, e a força dos meios de comunicação, que limpa a podridão da direita e universaliza o pensamento neoliberal, impuseram uma barreira intransponível às candidaturas vindas diretamente do movimento operário e camponês. Por outro lado, duas décadas e meia de direção da “esquerda” eleitoreira e anticomunista (PT, PPS e PCdoB) desarticularam a luta operária fora, e mesmo dentro, do processo eleitoral contra a exploração capitalista.

Eleições em São Paulo - Leia mais…

O Congresso Nacional depois das eleições 2006

Segundo os analistas políticos, a renovação do Congresso Nacional para a próxima legislatura foi de cerca de 50%. A renovação na Câmara dos Deputados e no Senado aconteceu nesta eleição, mas a grande verdade é que o perfil dos parlamentares eleitos e daqueles que foram derrotados nas urnas é bem parecido com uma tendência conservadora que dificilmente mudará a correlação de forças no pensamento ideológico da sociedade brasileira.

O Congresso Nacional depois das eleições 2006 - Leia mais…

Sexualidade, machismo, rap e funk

Sexualidade, machismo, rap e funk

Certas tentativas de definição do ato sexual se tornam uma espécie de metafísica, a qual analisa fenômenos sem considerar-se o contexto social em que estes ocorrem; como conseqüência, concepções historicamente determinadas são aceitas como naturais.

Sexualidade, machismo, rap e funk - Leia mais…

Reduzir o aquecimento global agora!

Reduzir o aquecimento global agora!

O Comitê Internacional de Especialistas sobre Mudanças Climáticas, reunido em Valença, Espanha, demonstrou categoricamente que o aquecimento global está provocando danos irreversíveis ao planeta.

Reduzir o aquecimento global agora! - Leia mais…

Arthur Zanetti é bronze no solo

A ginástica brasileira voltou a subir no pódio neste fim de semana, dia 26 de abril, na etapa da Copa do Mundo de Maribor, na Eslovênia. O ginasta Arthur Zanetti mostrou mais uma vez a tradição brasileira no solo e conquistou o bronze no aparelho.

Arthur Zanetti é bronze no solo - Leia mais…

Circo do Mundo leva ao picadeiro a dura vida dos mineiros chilenos

Circo do Mundo leva ao picadeiro a dura vida dos mineiros chilenos

No dia 1° de abril o giro do El Circo del Mundo - Chile - começou no Brasil a apresentação do espetáculo Destinos Bajo Tierra (Destinos Embaixo da Terra), na Praça Onze, no bairro Cidade Nova (centro do Rio de Janeiro), no Centro de Atividades Socioculturais do Programa Social Crescer e Viver. O público, formado por adultos e crianças de todas as idades, em sua maioria da comunidade, teve a oportunidade de entrar em contato com a difícil realidade dos trabalhadores mineiros, tão explorados e submetidos a arriscadas condições de trabalho.

Circo do Mundo leva ao picadeiro a dura vida dos mineiros chilenos - Leia mais…

A passagem da tocha olímpica em Pyongyang

A passagem da tocha olímpica em Pyongyang

A tocha olímpica de Beijing 2008 teve em Pyongyang, a 18ª etapa de sua viagem pelo mundo. Tudo começou na manhã do dia 28 de abril, na capital da República Popular Democrática de Coréia ( RPDC).O presidente da Assembléia Popular Suprema da RPDC, Kim Yong Nam (foto), entregou a tocha ao primeiro portador, Park Teu Ik. O ex-atleta, de 72 anos, foi autor do gol da vitória 1X0 da RPDC contra Itália, que classificou à RPDC para os quartos de final da Copa do Mundo de futebol em 1966, sendo até nos dias de hoje uma referência no esporte coreano, tanto por sua dedicação ao esporte do país, como por sua estatura moral, sendo uma referência para a Juventude daquele país.

A passagem da tocha olímpica em Pyongyang - Leia mais…

Apresentam no Brasil coletânea de Simón Bolívar

Apresentam no Brasil coletânea de Simón Bolívar

Com a presença do Cônsul da Venezuela, Edgar Alberto González Marín, e de várias autoridades, foi lançado no dia 27/04, na Sociedade Euterpe Friburguense, uma coletânea de Simón Bolívar em Nova Friburgo, numa iniciativa do Centro Cultural Casa das Américas. O diplomata venezuelano, durante palestra, falou sobre a importância da integração latino-americana. A parte cultural da atividade divertiu com música os que compareceram.

Apresentam no Brasil coletânea de Simón Bolívar - Leia mais…