Assuntos
che chuva cinco heróis comunismo crise do capital cuba editorial eleicoes farc haiti

Ícone PCML PCML (Br)Ícone Cooperativa Inverta Coop InvÍcone RádioRádio ícone CeppesCeppes Ícone J5JJ5J

ÍCONE RSSRSSÍcone mala diretaLista twitterTwitter

Você está aqui: Página Inicial / Agência Inverta

Notícias

Eleições em São Paulo

A oligarquia paulista fez deste processo eleitoral sua imagem e semelhança. O poder econômico, que impõe uma corrida milionária atrás do voto, e a força dos meios de comunicação, que limpa a podridão da direita e universaliza o pensamento neoliberal, impuseram uma barreira intransponível às candidaturas vindas diretamente do movimento operário e camponês. Por outro lado, duas décadas e meia de direção da “esquerda” eleitoreira e anticomunista (PT, PPS e PCdoB) desarticularam a luta operária fora, e mesmo dentro, do processo eleitoral contra a exploração capitalista.

Eleições em São Paulo - Leia mais…

O Congresso Nacional depois das eleições 2006

Segundo os analistas políticos, a renovação do Congresso Nacional para a próxima legislatura foi de cerca de 50%. A renovação na Câmara dos Deputados e no Senado aconteceu nesta eleição, mas a grande verdade é que o perfil dos parlamentares eleitos e daqueles que foram derrotados nas urnas é bem parecido com uma tendência conservadora que dificilmente mudará a correlação de forças no pensamento ideológico da sociedade brasileira.

O Congresso Nacional depois das eleições 2006 - Leia mais…

Sexualidade, machismo, rap e funk

Sexualidade, machismo, rap e funk

Certas tentativas de definição do ato sexual se tornam uma espécie de metafísica, a qual analisa fenômenos sem considerar-se o contexto social em que estes ocorrem; como conseqüência, concepções historicamente determinadas são aceitas como naturais.

Sexualidade, machismo, rap e funk - Leia mais…

Reduzir o aquecimento global agora!

Reduzir o aquecimento global agora!

O Comitê Internacional de Especialistas sobre Mudanças Climáticas, reunido em Valença, Espanha, demonstrou categoricamente que o aquecimento global está provocando danos irreversíveis ao planeta.

Reduzir o aquecimento global agora! - Leia mais…

Arthur Zanetti é bronze no solo

A ginástica brasileira voltou a subir no pódio neste fim de semana, dia 26 de abril, na etapa da Copa do Mundo de Maribor, na Eslovênia. O ginasta Arthur Zanetti mostrou mais uma vez a tradição brasileira no solo e conquistou o bronze no aparelho.

Arthur Zanetti é bronze no solo - Leia mais…

Circo do Mundo leva ao picadeiro a dura vida dos mineiros chilenos

Circo do Mundo leva ao picadeiro a dura vida dos mineiros chilenos

No dia 1° de abril o giro do El Circo del Mundo - Chile - começou no Brasil a apresentação do espetáculo Destinos Bajo Tierra (Destinos Embaixo da Terra), na Praça Onze, no bairro Cidade Nova (centro do Rio de Janeiro), no Centro de Atividades Socioculturais do Programa Social Crescer e Viver. O público, formado por adultos e crianças de todas as idades, em sua maioria da comunidade, teve a oportunidade de entrar em contato com a difícil realidade dos trabalhadores mineiros, tão explorados e submetidos a arriscadas condições de trabalho.

Circo do Mundo leva ao picadeiro a dura vida dos mineiros chilenos - Leia mais…

A passagem da tocha olímpica em Pyongyang

A passagem da tocha olímpica em Pyongyang

A tocha olímpica de Beijing 2008 teve em Pyongyang, a 18ª etapa de sua viagem pelo mundo. Tudo começou na manhã do dia 28 de abril, na capital da República Popular Democrática de Coréia ( RPDC).O presidente da Assembléia Popular Suprema da RPDC, Kim Yong Nam (foto), entregou a tocha ao primeiro portador, Park Teu Ik. O ex-atleta, de 72 anos, foi autor do gol da vitória 1X0 da RPDC contra Itália, que classificou à RPDC para os quartos de final da Copa do Mundo de futebol em 1966, sendo até nos dias de hoje uma referência no esporte coreano, tanto por sua dedicação ao esporte do país, como por sua estatura moral, sendo uma referência para a Juventude daquele país.

A passagem da tocha olímpica em Pyongyang - Leia mais…

Apresentam no Brasil coletânea de Simón Bolívar

Apresentam no Brasil coletânea de Simón Bolívar

Com a presença do Cônsul da Venezuela, Edgar Alberto González Marín, e de várias autoridades, foi lançado no dia 27/04, na Sociedade Euterpe Friburguense, uma coletânea de Simón Bolívar em Nova Friburgo, numa iniciativa do Centro Cultural Casa das Américas. O diplomata venezuelano, durante palestra, falou sobre a importância da integração latino-americana. A parte cultural da atividade divertiu com música os que compareceram.

Apresentam no Brasil coletânea de Simón Bolívar - Leia mais…

Iván Márquez: "Nosso objetivo é a paz"

Iván Márquez: "Nosso objetivo é a paz"

Em entrevista inédita, Iván Márquez, do Secretariado do Estado Maior e Central das FARC-EP, fala sobre a importância do intercâmbio humanitário, o papel de Chávez nas negociações pela paz, a atitude antipatriótica e criminosa de Uribe e afirma o objetivo de "construir um novo país, onde haja a verdadeira democracia, em que o soberano seja o povo, e que acabe a injustiça que está matando os assalariados de fome e produzindo lucros para as empresas e investidores internacionais".

Iván Márquez: "Nosso objetivo é a paz" - Leia mais…

Pela retirada das tropas brasileiras do Haiti!

A situação de pobreza e repressão nesse país se intensifica e o Brasil cumpre um papel fundamental, já que lidera as forças de ocupação do território haitiano sob o “argumento” de estar prestando uma ajuda humanitária. Devemos nos perguntar: do que o Haiti realmente precisa? Além disso, devemos exigir a retirada imediata das tropas brasileiras.

Pela retirada das tropas brasileiras do Haiti! - Leia mais…

Os Vivos e os Mortos - Reflexões do Companheiro Fidel

"Você pode pensar que seu pequeno barco avança rio acima, mas se a corrente é mais forte estará retrocedendo. Não fazer vergonhosas concessões à ideologia do império", declara Fidel Castro em mais uma de suas imprescindíveis reflexões.

Os Vivos e os Mortos - Reflexões do Companheiro Fidel - Leia mais…

A vitória de Fernando Lugo no Paraguai

A vitória de Fernando Lugo no Paraguai

A Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou no dia 8 o Projeto de Decreto Legislativo 406/07, que ratifica o Acordo sobre Complementação Energética Regional entre os Estados do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, além da Colômbia, Chile, Equador e Venezuela, que aparecem como países associados).

A vitória de Fernando Lugo no Paraguai - Leia mais…

Bolívia avalia chamado da OEA

Bolívia avalia chamado da OEA

O governo boliviano impulsionou em 28/04 a recuperação das transnacionais petroleiras Chaco S.A., Transredes, armazéns CLHB e Andina com a compra de suas ações. Segundo Santos Ramírez, presidente da estatal Jazida Petrolíferas Fiscais Bolivianas (YPFB), essa será a principal homenagem ao segundo aniversário, no próximo 1º de maio, da nacionalização dos hidrocarbonetos.

Bolívia avalia chamado da OEA - Leia mais…

Revolucionários espanhóis contra repressão

Diante da difícil conjuntura em que se vive na Europa, e na Espanha de Zapatero, em especial, organizações de esquerda desse país convocam a Primeira Assembléia Contra a Repressão e pelas Liberdades para, além de fazerem uma análise conseqüente sobre a mesma, buscarem soluções concretas para os problemas que enfrentam atualmente.

Revolucionários espanhóis contra repressão - Leia mais…

Resistência iraquiana luta por pátria livre

O Iraque é um país independente desde 1920, quando explode uma revolta popular contra o império britânico. Desde então passa a desempenhar importante papel no contexto mundial, em boa parte, graças à intensidade de suas lutas políticas. O período que se seguiu à II Guerra Mundial foi marcado por agudos conflitos entre um setor das classes dominantes locais, que associaram-se ao capital estrangeiro, comprometendo as aspirações de soberania e dignidade, e setores nacionalistas e comunistas alinhados em torno de um projeto autônomo.

Resistência iraquiana luta por pátria livre - Leia mais…

Campanha contra privatização das reservas de petróleo e gás em todo país

Campanha contra privatização das reservas de petróleo e gás em todo país

O Fórum contra a Privatização do Petróleo e Gás conclama os trabalhadores e trabalhadoras a se unirem na luta em defesa da nossa soberania. Reafirmamos o 1º de Maio como um dia de luta.

Campanha contra privatização das reservas de petróleo e gás em todo país - Leia mais…

Carga tributária no Brasil reafirma injustiça social

O projeto de Reforma Tributária enviado pelo governo Lula ao Congresso Nacional tem alguns pontos que são formas de continuar com a desigualdade social no Brasil. A manutenção dos impostos indiretos em contraposição a tributação da renda e das propriedades é um dos problemas que aparecem na proposta da atual administração federal.

Carga tributária no Brasil reafirma injustiça social - Leia mais…

Estados Unidos têm mais 80 mil sem emprego só em março de 2008

No último mês de março, um total de 80 mil postos de trabalho foram cortados na economia dos EUA, mostrando que a maior potência econômica do mundo está em um processo de desaceleração. Estes dados do governo norte-americano reforçam que a crise do crédito é um problema sério não somente para os EUA, mas para as finanças do planeta.

Estados Unidos têm mais 80 mil sem emprego só em março de 2008 - Leia mais…