Assuntos
che chuva cinco heróis comunismo crise do capital cuba editorial eleicoes farc haiti

Ícone PCML PCML (Br)Ícone Cooperativa Inverta Coop InvÍcone RádioRádio ícone CeppesCeppes Ícone J5JJ5J

ÍCONE RSSRSSÍcone mala diretaLista twitterTwitter

Você está aqui: Página Inicial / Agência Inverta

Notícias

O cinismo de ACM

O cinismo de ACM

O tão esperado discurso de ACM por razão de sua renúncia ao Senado, nada trouxe de novo ao cenário político nacional; foi mais uma saída de efeito pirotécnico, dentre tantas adotadas pelo governo de FHC e aliados, gerenciadores da crise do capital, para amenizar o colapso do setor de energia, rebeliões em quartéis, queda de popularidade, etc.

O cinismo de ACM - Leia mais…

Renúncia ilegítima e ilegal

José Roberto Arruda e Antônio Carlos Magalhães renunciaram ao Senado. A motivação de ambos, ostensivamente declarada, é escapar à cassação do mandato e conseqüente perda dos direitos políticos. Mas todos escondem que a renúncia também é ilegal. A Constituição Federal impede esse truque sujo, em seu artigo 55, p. 4º

Renúncia ilegítima e ilegal - Leia mais…

Demagogia de FHC constrange até aliados

Demagogia de FHC constrange até aliados

Uma semana quente tomou conta do Alvorada. As forças de sustentação do governo começam a se adequar para a campanha de 2002 e o troca-troca está deixando FHC desesperado e só.

Demagogia de FHC constrange até aliados - Leia mais…

Dom Quixote na Biblioteca Nacional

A partir do dia 21 de maio, a exposição Cervantes & Dom Quixote, trazendo 150 peças - entre gravuras, manuscritos e livros - do escritor espanhol Miguel de Cervantes, está em cartaz na Fundação Biblioteca Nacional, como mais uma atividade do circuito ligado a 10ª Bienal do Livro no Rio de Janeiro, que homenageia a Espanha.

Dom Quixote na Biblioteca Nacional - Leia mais…

“Guerra nas Estrelas”: um projeto vulnerável

“Guerra nas Estrelas”: um projeto vulnerável

A reabertura do projeto militar americano denominado “Guerra nas estrelas” pelo presidente conservador George Bush é uma ameaça à paz mundial. Bush traz de volta ao mundo o terror de serem colocadas no Espaço armas nucleares de extrema destruição com potencial superior às empregadas pelos Estados Unidos em Hiroshima e Nagasaki na segunda guerra, matando mais de 200 mil pessoas nas duas explosões. Leia o artigo publicado sobre o programa inicial, na revista soviética Em Foco, em 1987.

“Guerra nas Estrelas”: um projeto vulnerável - Leia mais…

Teatro infanto-juvenil: Em busca do tempo perdido

Teatro infanto-juvenil: Em busca do tempo perdido

A Casa da Ciência apresenta “ O Picadeiro em busca do tempo perdido”, em que os palhaços Mariola, Cuscuz e Puxa-Puxa levam o respeitável, curioso e inteligente público a viajar pela história desde o homem das cavernas, dando um pulo pelo Egito e seus faraós, a Grécia e suas invenções e Roma, com suas conquistas até a queda.

Teatro infanto-juvenil: Em busca do tempo perdido - Leia mais…

Sábado às cinco, em BH

Este é o novo Projeto do Centro de Cultura de Belo Horizonte (MG). Trata-se de “shows” que acontecerão sempre em um Sábado de cada mês e às 17:00 horas. Entrada Franca.

Sábado às cinco, em BH - Leia mais…

130 anos da Comuna

Como parte da programação o Encontro Internacional sobre os 130 anos da Comuna de Paris, estão sendo realizadas em São Paulo e Campinas, até 27 de maio, várias atividades.

130 anos da Comuna - Leia mais…

Quiromantes, magos e a  leitura transformadora do mundo

Quiromantes, magos e a leitura transformadora do mundo

Sobre a Bienal do Livro. “Ler” é a resposta de Karl Marx à pergunta de qual sua ocupação favorita, feita pelas filhas Jenny e Laura, num daqueles questionários que se costuma fazer para se verificar as preferências de alguém. Ler em voz alta para os filhos era outro hábito de Marx, como também reler todos os anos as obras clássicas de Ésquilo e Shakespeare.

Quiromantes, magos e a leitura transformadora do mundo - Leia mais…

John Lennon em Havana

John Lennon em Havana

Esta estátua inusual de John Lennon é, desde fins do ano passado, uma atração para as pessoas que passeiam pelo parque que leva o nome do ex-Beattle, situado na rua 17, entre 8 e 10, no bairro havanês do Vedado.

John Lennon em Havana - Leia mais…

“Sonho de uma noite de verão” no Paiol

“Sonho de uma noite de verão” no Paiol

Pela primeira vez o texto de Shakespeare é destinado ao público infantil na forma de um grande musical. O que se vê é o deslumbramento de crianças e adultos envolvidos em história de fadas e duendes, universo mágico que no teatro, tem o poder de nos fazer sonhar e conscientizar-nos da magia que se vê no palco.

“Sonho de uma noite de verão” no Paiol - Leia mais…

Por que Shakeaspere está tão em moda?

Uma avalanche de adaptações das peças do dramaturgo inglês William Shakeaspere estão sendo apresentadas e representadas no circuito Rio-São Paulo. É uma verdadeira febre, que vão desde os clássicos eternizados, como Hamlet, Rei Lear, até comédias como “A megera domada”, e “Sonhos de uma noite de verão".

Por que Shakeaspere está tão em moda? - Leia mais…

Aquarela brasileira: 200 anos de arte

Aquarela brasileira: 200 anos de arte

A partir do dia 21, o Centro Cultural Light apresenta a exposição “Aquarela brasileira”, organizada pelo professor Alberto Kaplan, que contará com 115 obras de artistas brasileiros e estrangeiros que pintaram em aquarela nos últimos dois séculos.

Aquarela brasileira: 200 anos de arte - Leia mais…

Inverarte: Um encontro cultural, popular e revolucionário

Inverarte: Um encontro cultural, popular e revolucionário

Nestes dez anos de Inverta, temos procurado, através do Caderno de Cultura, divulgar a resistência cultural de nosso povo ao massacre ideológico que o imperialismo tenta em vão promover. Este Inverarte abre este ano os preparativos para a festa dos dez anos de luta e resistência do Jornal, na divulgação e incentivo do talento e da criatividade que sobra nos artistas-proletários que vivem segregados nas periferias.

Inverarte: Um encontro cultural, popular e revolucionário - Leia mais…

Solana e chefe da Liga Árabe discutem o papel europeu contra a violência

Caça-bombardeiros F-16 e helicópteros armados israelenses lançaram na sexta-feira ataques contra alvos palestinos em Gaza e nas cidades cisjordanas de Nablus e Ramallah, matando 12 palestinos.Esta foi a primeira vez que Israel usou aviões caça para atacar alvos palestinos desde a Guerra do Oriente Médio de 1967.

Solana e chefe da Liga Árabe discutem o papel europeu contra a violência - Leia mais…

Li Peng chega a Brunei para visita oficial

Li Peng chega a Brunei para visita oficial

BRUNEI - Li Peng, presidente do Comitê Permanente da Assembléia Popular Nacional (APN) da China, chegou ao meio-dia nessa cidade para realizar uma visita oficial e amistosa atendendo ao convite do Sutão Haji Hassanal Bolkiah de Brunei Darusalam.

Li Peng chega a Brunei para visita oficial - Leia mais…

Toledo em vantagem para o 2º turno

O candidato presidencial Alejandro Toledo está em vantagem nas preferências do eleitorado em relação a seu rival Alan García. O segundo turno das eleições peruanas será no dia 3 de junho.

Toledo em vantagem para o 2º turno - Leia mais…

Cuba exige fim de ingerência dos EUA

No artigo, intitulado “Ratinhos na chapa”, em alusão aos grupos internos opostos ao governo cubano, o Granma censurou o respaldo de Bush aos mesmos no valor de US$ 100 milhões, nos próximos 4 anos.

Cuba exige fim de ingerência dos EUA - Leia mais…

Campanha pelo reconhecimento dos direitos indígenas

Tanto o Congresso como o Senado mexicanos, ou seja, o Poder Legislativo, aprovaram a reforma constitucional sobre os direitos e cultura indígenas. O texto-base para sua discussão foi a Lei Cocopa enviada pelo presidente Fox, cumprindo assim uma das três demandas assinaladas pelo EZLN. Tanto o ditame como o texto aprovado, diferem fundamentalmente do texto inicial, o da Lei Cocopa, assim como do espírito dos Acordos de San Andrés firmados pelo governo federal e o EZLN, em 16 de fevereiro de 1996.

Campanha pelo reconhecimento dos direitos indígenas - Leia mais…