Assuntos
che chuva cinco heróis comunismo crise do capital cuba editorial eleicoes farc haiti

Ícone PCML PCML (Br)Ícone Cooperativa Inverta Coop InvÍcone RádioRádio ícone CeppesCeppes Ícone J5JJ5J

ÍCONE RSSRSSÍcone mala diretaLista twitterTwitter

Você está aqui: Página Inicial / Agência Inverta

Notícias

Cinesul 2001: 8ª Mostra Latino-Americana no Rio

Em sua nova edição, o Cinesul continua a difundir o cinema latino-americano no Brasil, exibindo filmes e vídeos que se destacaram nos festivais e mostras internacionais de Biarritz, Cartagena, Havana, Mar del Plata e Trieste, no tradicional Panorama Latino.

Cinesul 2001: 8ª Mostra Latino-Americana no Rio - Leia mais…

Resistência Humana: A humanidade não precisa de guerra e fome

Resistência Humana: A humanidade não precisa de guerra e fome

Inverta entrevista o "Resistência Humana": Três rapazes da Baixada Fluminense, RJ, Paulo Roberto, (violão e voz); Fabrício, (pandeirola), Jonatan Francisco (violão), filhos daqueles que constróem o mundo - a classe operária- contam nessa entrevista um pouco de suas vidas de sacrifícios e renúncias, apesar da pouca idade que têm.

Resistência Humana: A humanidade não precisa de guerra e fome - Leia mais…

Osmar Rodrigues Cruz: Uma vida no teatro

Osmar Rodrigues Cruz: Uma vida no teatro

Noite de festa, dia 21/05/01, no TPS-Av. Paulista, reuniu a classe teatral, amigos e familiares para o lançamento do livro Osmar Rodrigues, acontecimento literário da maior importância, em São Paulo, homenagem ao grande homem do teatro popular.

Osmar Rodrigues Cruz: Uma vida no teatro - Leia mais…

Garganta profunda canta samba & choro

Garganta profunda canta samba & choro

Durante as terças-feiras de junho, estreando no dia 5,o projeto Samba & Choro do Paço Imperial apresentará o grupo vocal Garganta Profunda, num show dividido em três blocos de canções impregnadas de um forte sentimento carioca.

Garganta profunda canta samba & choro - Leia mais…

Abajur Lilás ilumina TBC

Abajur Lilás ilumina TBC

Plínio Marcos tem o poder de nos remeter ao teatro, dentro da sua mais alta função, refletir, repensar, porque só depois de algum tempo você consegue diluir tudo que ele propõe, seu teatro é forte, instigante, é verdadeiro, não tem meio termo, é como a lâmina que penetra a carne e faz o estrago, uma luz que desvenda tudo.

Abajur Lilás ilumina TBC - Leia mais…

“Quando as Máquinas Param” de Plínio Marcos

“Quando as Máquinas Param” de Plínio Marcos

Bairro da Mooca, São Paulo, porta de uma grande fábrica de tecidos, meados de 2000. A diretora e atriz Kátia Brito, a cenógrafa Ciça Modesto e o ator Manuel Boucinhas aguardam a retirada dos enormes sacos de retalhos, sobras diárias da fábrica, em meio a mais de cem mulheres. O trio é evidentemente estranho ao local. Algumas mulheres se aproximam e, temendo a “concorrência” pela disputa dos pequenos panos, perguntam o que eles estão fazendo ali.

“Quando as Máquinas Param” de Plínio Marcos - Leia mais…

Niemeyer: NÃO! ao Plano Colômbia

Niemeyer: NÃO! ao Plano Colômbia

Em entrevista ao INVERTA, Oscar Niemeyer responde com a clareza e objetividade que lhes são características às perguntas sobre a conjuntura nacional e internacional. A pedido do PCML, recentemente, desenhou o cartaz para a Campanha Internacional contra o Plano Colômbia

Niemeyer: NÃO! ao Plano Colômbia - Leia mais…

Turquia: outro morto na greve de fome

Turquia: outro morto na greve de fome

Faleceu, no dia 27 de maio, Mersin Ugur Turkmen, após 204 dias em greve de fome. Ugur começou a greve na cadeia onde se encontrava e continuou após ser posto em liberdade no dia 5 de janeiro de 2001, depois do massacre de dezembro.

Turquia: outro morto na greve de fome - Leia mais…

Tony Blair reeleito

Tony Blair reeleito

Segundo as últimas pesquisas, Blair tem 43% das intenções voto, enquanto Hague tem 32% dos votos dos ingleses. A apatia do eleitorado do país é evidente; os institutos de pesquisa prevêem que somente 68% dos eleitores ingleses irão às ruas para votar, já que lá o voto não é obrigatório.

Tony Blair reeleito - Leia mais…

Brasil, põe suas barbas de molho com o FMI

Certos adágios populares se adaptam muito bem à situação pela qual os países latino-americanos estão passando. Assim, nunca é tarde para relembrar que “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”. E se o Brasil acha que porque é grande vai agüentar o tranco do saque que lhe estão armando - é só lembrar que “tamanho não e documento”.

Brasil, põe suas barbas de molho com o FMI - Leia mais…

E agora, Toledo?

Alejandro Toledo venceu as eleições peruanas com uma diferença pequena de votos ( menos de um milhão), conquistando 5.313.414 votos contra 4.753.544 votos do ex-presidente Alan Garcia. Se abstiveram de votar 2.509.279, além de 306.469 votos brancos e 1.272.166 nulos, totalizando 8.841.458 peruanos que não votaram em Toledo.

E agora, Toledo? - Leia mais…

O Acordo de Los Pozos

O Acordo de Los Pozos

Leia a íntegra do acordo assinado em Los Pozos, em 9 de fevereiro de 2001 Andrés Pastrana Arango, presidente da República Manuel Marulanda Vélez, FARC-EP

O Acordo de Los Pozos - Leia mais…

Apartheid no norte

Em 8 de maio passado, uma declaração imprevista do bispo sul-africano Desmond Tutu, companheiro de luta de Nelson Mandela, abalou o Canadá. O líder religioso e herói da luta contra o racismo branco na África do Sul propôs às autoridades canadenses criar com urgência uma Comissão da Verdade e da Reconciliação, tal como a que foi criada quando do derrubamento do regime do apartheid.

Apartheid no norte - Leia mais…

A derrocada do futebol brasileiro e, em especial, a do Botafogo

Artigo enviado para debate por José de Abreu Ramos, Benemérito e Conselheiro do Botafogo Futebol e Regatas

A derrocada do futebol brasileiro e, em especial, a do Botafogo - Leia mais…