Assuntos
che chuva cinco heróis comunismo crise do capital cuba editorial eleicoes farc haiti

Ícone PCML PCML (Br)Ícone Cooperativa Inverta Coop InvÍcone RádioRádio ícone CeppesCeppes Ícone J5JJ5J

ÍCONE RSSRSSÍcone mala diretaLista twitterTwitter

Você está aqui: Página Inicial / Agência Inverta

Notícias

1º Mayo de 2009:  El Objetivo Final es el Comunismo

1º Mayo de 2009: El Objetivo Final es el Comunismo

Manifiesto del Partido Comunista Marxista Leninista (Br) a los trabajadores brasileños en 1º de Maio de 2009

1º Mayo de 2009: El Objetivo Final es el Comunismo - Leia mais…

1º Maio de 2009: Objetivo Final é o Comunismo

1º Maio de 2009: Objetivo Final é o Comunismo

Manifesto do Partido Comunista Marxista Leninista (Br) aos trabalhadores brasileiros no 1º de Maio de 2009

1º Maio de 2009: Objetivo Final é o Comunismo - Leia mais…

A CIA por trás de complô contra o Equador

A Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos, os serviços de espionagem colombianos e equatorianos participaram em um complô para tentar vincular o governo nacional com o narcotráfico. A denúncia foi realizada na noite do último dia 26/03 pelo ex-ministro de Segurança Gustavo Larrea, ao declarar que houve uma tentativa de relacioná-lo ao tráfico de drogas e a guerrilha na Colômbia para assim acusar o executivo do presidente Rafael Correa e frear a continuação do processo de mudanças no país.

A CIA por trás de complô contra o Equador - Leia mais…

Carimbó: ritmo, dança e resistência

Carimbó: ritmo, dança e resistência

O INVERTA foi até Icoaraci - Belém-PA e entrevistou os integrantes do grupo de carimbó Caçulas da Vila, João Carlos, 42 anos (curimbó); Paulo César, 27; Tomas Cruz, 49 (vocalista, compoitor triangulista) e o Sr. Raimundo, 56 (fundador do grupo), que falaram ao INVERTA sobre a fundação do Caçulas da Vila, o surgimentos do ritmo, como mantê-lo resistindo dentro da cultura paraense e ainda sobre a própria sobrevivência dos participantes do grupo, que não tem fins lucrativos.

Carimbó: ritmo, dança e resistência - Leia mais…

Volta às aulas em São Paulo

O início do ano letivo para os cerca de 5 milhões de estudantes da rede estadual de São Paulo não começou bem e foi adiado do dia 11 para o dia 16 do mês de fevereiro devido a uma liminar concedida pela Justiça que altera a atribuição de aulas para os professores temporários da rede.

Volta às aulas em São Paulo - Leia mais…

Muros da vergonha: Entre caveirões e paredões

Onze favelas da zona sul da cidade do Rio de Janeiro serão cercadas por um imenso muro de cimento, com quase quatro metros de altura e, ao todo, o paredão terá uma extensão de mais de 11 quilômetros.

Muros da vergonha: Entre caveirões e paredões - Leia mais…

Fidel Castro: A mentira a serviço do império

Fidel Castro: A mentira a serviço do império

O líder da Revolução cubana, Fidel Castro, afirmou que nada aprendeu a superpotência dos Estados Unidos e a minipotência espanhola da heróica resistência de Cuba ao longo de mais de meio século.

Fidel Castro: A mentira a serviço do império - Leia mais…

“Ditabranda” ou Nazi-militarismo?

“Ditabranda” ou Nazi-militarismo?

Com a participação de várias entidades defensoras dos direitos humanos e movimentos sociais como o Movimento dos Sem Mídia (organizador do Ato), ANAPI (Associação dos Anistiados, Aposentados e Idosos do Estado de São Paulo), Fórum de Ex-Presos Políticos, Militantes que participaram da construção do Tribunal Popular - O Estado brasileiro no banco dos réus, Comissões de Mortos e Desaparecidos, Grupos Tortura Nunca Mais/SP e Paraná, representantes de organizações não governamentais do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia, Ceará e outros estados, dirigentes sindicais, foi realizada uma manifestação contra o jornal Folha de São Paulo, em frente à sede do jornal, no centro da capital paulista.

“Ditabranda” ou Nazi-militarismo? - Leia mais…

Cuba se consolida como destino turístico no Caribe

A maior das Antilhas espera ultrapassar neste ano a cifra de 2,34 milhões de turistas. Pelo quinto ano consecutivo, Cuba ultrapassou, antes de terminar o ano, a cifra de dois milhões de visitantes estrangeiros, anunciou o Ministério do Turismo num comunicado, onde destaca o fato de que, neste ano, essa importante cifra foi atingida desde 14 de novembro, muito antes que nos outros.

Cuba se consolida como destino turístico no Caribe - Leia mais…

Desumanização do proletariado: entre super-heróis e monstros

Desumanização do proletariado: entre super-heróis e monstros

Desde a década de 30, o cinema estadunidense domina cerca de 95 % do total de negócios dessa indústria no mundo. A presença dos Estados Unidos configura um verdadeiro monopólio dos filmes exibidos; apenas na França o total de filmes estrangeiros não ultrapassa os 50%. Para se ter uma ideia, filmes como Homem Aranha e outros do gênero são lançados no Brasil com mais de cem cópias, enquanto há filmes não distribuídos pelos conglomerados lançados com uma ou duas cópias e outros que permanecem fora de exibição.

Desumanização do proletariado: entre super-heróis e monstros - Leia mais…

CEPPES lança novo exemplar de Ciência & Luta de Classes

CEPPES lança novo exemplar de Ciência & Luta de Classes

O Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais, o CEPPES, acaba de lançar o Nº 3 da revista semestral Ciência e Luta de Classes, onde traz análises sobre a crise do capital, IV Frota de intervenção dos EUA, Movimento Estudantil e uma entrevista com o jurista e ex-governador do estado do Rio de Janeiro Nilo Batista. A revista com, um caráter científico, é reconhecida pelo índice Latino-americano de periódico científico, e consequentemente muito prestigiada no meio intelectual do Brasil.

CEPPES lança novo exemplar de Ciência & Luta de Classes - Leia mais…

Revolucionárias falam ao Programa Voz Rebelde

No dia 5 de março de 2009, na Rádio Petroleira, do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro, liderado pelo apresentador Kandal, no Programa Voz Rebelde, do CLCN e da Juventude 5 de Julho, tratou-se do tema “Dia Internacional da Mulher”, na homenagem às mulheres no dia 8 de março, sendo convidadas as diretoras da Associação de Mulheres e Amigas de Padre Miguel Marluce Barbosa e Ana Maria de Moura.

Revolucionárias falam ao Programa Voz Rebelde - Leia mais…

Dia Internacional da Mulher Trabalhadora

Dia Internacional da Mulher Trabalhadora

O INVERTA mais uma vez presta uma homenagem às mulheres em todo o mundo que lutam contra a opressão de classe, de gênero e de cor. Nessa edição, entrevista com a mestre em Serviço Social, Georgina Queiroz, membro da direção do PCML, e que foi Presidente da Federação de Mulheres Fluminense – FMF e Diretora da Confederação das Mulheres do Brasil - CMB, que era filiada à Federação Internacional de Mulheres – FDIM, que faz um importante relato histórico da luta das mulheres trabalhadoras no Brasil e afirma que a verdadeira liberdade somente será conquistada a medida em que a mulher lutar ombro a ombro com os homens por uma sociedade sem classes, pela sociedade comunista, é que na prática, em sua organização de classe que é o partido revolucionário, a mulher desenvolverá sua condição de igualdade.

Dia Internacional da Mulher Trabalhadora - Leia mais…

Suicídios no Iraque e Afeganistão preocupam Exército dos EUA

O Exército dos Estados Unidos continua preocupado diante da onda de suicídios entre os soldados deste país nas guerras do Iraque e Afeganistão, segundo o diário USA Today. De acordo com o rotativo, a tendência ao aumento do número de suicídios entre combatentes estadunidenses (128 casos em 2008) tem deixado os psicólogos do alto comando militar perplexos.

Suicídios no Iraque e Afeganistão preocupam Exército dos EUA - Leia mais…

Viva El Salvador!

A América Central começa a dar seu grito de liberdade, seja através da guerrilha ou das urnas. Isso mostra que mais uma vez a povo exige respeito e justiça para todos que vivem subjugados sob a tirania dos seus governantes que usurpam os direitos do povo, essa fase de luta e conquista, que toda América Latina busca, deve ser respeitada. No dia 16 de março de 2009, o povo de El Salvador, um pequeno país da América Central, que possui um território de 21.041 km2, tem o orgulho de dizer que ali viveu a civilização maia, e que o espírito de seu herói Farabundo Martí ainda vive entre seus compatriotas fiéis a libertação do seu povo, através das urnas disse não aos fazendeiros, empresários e políticos que sempre exploraram o povo salvadorenho e os subjugaram condenando a viver na miséria, mantendo El Salvador como uma colônia, servindo aos países imperialistas e retirando do território as riquezas naturais, permitindo que as multinacionais aumentassem seus lucros.

Viva El Salvador! - Leia mais…

Venezuela: diante da crise, ir em frente

A Venezuela planeja uma estratégia própria para enfrentar a crise mundial, alheia ao tradicional apertão de cinto nos maus tempos, que inclui um ambicioso plano de 225 bilhões de dólares em investimentos.

Venezuela: diante da crise, ir em frente - Leia mais…

Greves, protestos e Sarkozy: O ditador democrático da França

Greves, protestos e Sarkozy: O ditador democrático da França

Artigo de Roselis Batista analisa a conjuntura da França, sacudida por protestos e greve contra as medidas anti-povo do presidente Sarkozy. O "dono da verdade" que preside o país, que antes foi o berço dos Direitos Humanos, transformou  a França numa total “democracia” : a maioria, de centro, de direita ou de esquerda  está condenando seus ataques de anti-povo.

Greves, protestos e Sarkozy: O ditador democrático da França - Leia mais…

La lucha del Pueblo Vasco por su independencia

La lucha del Pueblo Vasco por su independencia

Entrevista exclusiva con Walter Wendelin, delegado para América de la Izquierda Independista Vasca, en que él hace un esclarecedor histórico acerca de la lucha del pueblo vasco por su independencia.

La lucha del Pueblo Vasco por su independencia - Leia mais…

A luta do Povo Basco por sua independência

A luta do Povo Basco por sua independência

O Jornal INVERTA entrevista com exclusividade Walter Wendelin, delegado para América da Izquierda Independentista Vasca, em que ele faz um esclarecedor histórico sobre a luta do povo basco por sua independência. O militante basco procura romper o silêncio sobre sua organização política, que não pretende impor um modelo e uma independência acima da vontade do povo.

A luta do Povo Basco por sua independência - Leia mais…

La lucha del Pueblo Vasco por su independencia

La lucha del Pueblo Vasco por su independencia

Entrevista exclusiva con Walter Wendelin, delegado para América de la Izquierda Independista Vasca, en que él hace un esclarecedor histórico acerca de la lucha del pueblo vasco por su independencia.

La lucha del Pueblo Vasco por su independencia - Leia mais…