internacional

O desafio da Constituinte na Venezuela

Ao entrar, no dia 8/08, em seu segundo dia de trabalho, os membros da Assembleia Nacional Constituinte (ANC) enfrentam o desafio de evitar que sejam recolhidas na Carta Magna leis que afetem a maioria dos venezuelanos.

A situação política britânica um ano depois da consulta do Brexit

No dia 23 de junho de 2016, os eleitores britânicos votavam num referendo convocado pelo então primeiro-ministro conservador David Cameron com o objetivo de determinar a permanência ou não do assim chamado Reino Unido na União Europeia. Na consulta, saiu vitoriosa a opção pela retirada do mercado comum e, por isso, o processo ficaria conhecido como Brexit (uma redução de “British exit”, em inglês “saída britânica”). Um ano depois, as eleições convocadas pela primeira-ministra Theresa May modificaram novamente a realidade política do país, em razão dos assentos conquistados no parlamento por um grupo bem progressista do Partido Trabalhista.

Rússia: as sanções dos EUA e o fim do diálogo

Com a imposição de sanções contra a Rússia, os Estados Unidos encerram o efêmero capítulo de aproximação entre Vladimir Putin e Donald Trump, para abrir um longo capítulo de confrontação com consequências imprevisíveis. Washington impõe um novo pacote de sanções contra a Rússia, com especial ataque ao seu setor energético.