5 DE JULHO HISTÓRICO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Em uma noite memorável, na cidade do Rio de Janeiro, na área central da cidade, na cooperativa Inverta foi realizado o encontro da Juventude 5 de Julho.

“Não há vento favorável, para quem não em que porto quer aportar”

Luis Carlos Prestes, O cavaleiro da esperança.

Em uma noite memorável, na cidade do Rio de Janeiro, na área central da cidade, na cooperativa Inverta foi realizado o encontro da Juventude 5 de Julho, com intuito de homenagear, celebrar e fortalecer a memória do que foi, do que é e do que sempre será a luta do proletário contra aqueles que esmagam o direito de homens, mulheres e crianças, fortalecendo uma consciência de que somos herdeiros(as) das melhores tradições revolucionárias.

Um encontro caracterizado pela presença de jovens de áreas marginalizadas e pobres de nossa cidade, nas quais puderam ter contato com a história do 5 de julho e sua importância histórica e da figura de Luis Carlos Prestes, comandante em chefe da única coluna invencível da história da humanidade, que levou seu nome. Como ocorreu e qual sua importância na história do Brasil, compreender por que Prestes é tão aniquilado e propositalmente imagem esquecida nos livros de história burgueses.

Foram realizados debates, como destacado por um dos participantes oportunidade tão rara de se sentar e falar de uma figura da grandeza de Prestes, falar de Prestes é falar de esperança, é ter coragem para arrancar a chibata das mãos dos loucos que sentem prazer na dor e miséria de outros seres humanos, um resgate da memória histórica da força que nos dá a união dos trabalhadores(as), dos excluídos daqueles condenados desde do útero a uma vida de miséria.

A noite de 5 de julho de 2017 foi celebrada através de um cine clube com o documentário “Luis Carlos Prestes a última coluna.” E um debate onde todos puderam compartilhar, apesar de tão jovens, experiências sofridas, de lutas diárias contra o medo, a baixa estima, falta de esperança, oportunidade de um bom futuro na qual a triste realidade de seus pais, avós, tios, amigos e vizinhos sejam reproduzidas em suas próprias vidas. Um reencontro para desmistificar conceitos na qual a burguesia implanta na classe trabalhadora desde da infância que reagir, vencer é apenas para alguns, dialogar sobre os feitos de Luis Carlos Prestes é bálsamo para feridas abertas, veias que sangram e que a luta não é opcional é o único caminho.

Nesta mesma noite na cidade de Campos dos Goytacazes, município do norte fluminense, um grupo integrante a juventude 5 de julho realizou a distribuição do Manifesto da Juventude 5 de Julho, no campus da Universidade Federal Fluminense. Discutindo a importância histórica da data e da atual conjuntura nacional.

A J5J exclama que a luta socialista no Brasil está de pé e que o capitalismo e aqueles que se beneficiam dele estão com a foice e martelo dos oprimidos em seus pescoços. Todos os dias haverão de ser nossos! Sempre será 5 de Julho! Viva o 5 de Julho!

Ousar Lutar! Ousar vencer!

Monique Mendes

Juventude 5 de Julho - RJ