Cultura

Alfenim estreia Radicalmente Épico

O coletivo teatral dirigido pelo dramaturgo Márcio Marciano apresenta, a partir do dia 12 de março (sexta-feira), o seu mais novo trabalho: Milagre Brasileiro. O espetáculo tem início às 20h. Ingressos limitados a 40 pessoas por sessão. A temporada segue durante todo mês de março e início de abril no Teatro Ariano Suassuna (Colégio Pio X), sempre às sextas, sábados e domingos. A obra foi contemplada pelo Prêmio Myrian Muniz de Artes Cênicas (2008).

Avatar, o imperialismo e o pauperismo no século XXI

Falava o milionário Cecil Rhodes, em 1895, que, para salvar os 40 milhões de habitantes do Reino Unido de uma mortífera guerra civil, os políticos imperialistas deveriam apoderar-se de novos territórios para enviar o excedente da população. “O império, sempre tenho dito, é uma questão de estômago. Se quereis evitar a guerra civil, deveis tornar-vos imperialistas.” Como sabemos, de 1850 até a Primeira Guerra Mundial, mais de 40 milhões de pessoas foram “exportadas” da Europa, o que equivaleu mais de ¼ da força de trabalho, excedente humano. Hoje, esta solução parece não ser mais possível.

O Fim do Mundo

A devastação da vida tem sido um caminho moderno e ilusório que alguns acreditam e admiram. O embelezamento da devastação é feito não só na ficção, mas sim, também, por mentes de pessoas desanimadas com a vida que levam, pessoas que deixaram suas ideologias, perderam seus sonhos, ou por pessoas que simplesmente acreditam nessas profecias apocalípticas e catastróficas.