Cultura

Um olhar para o futuro

Nesta edição a carta enviada da prisão por Arnaldo Otegi, Rafa Díez, Sonia Jacinto, Arkaitz Rodriguez e Olhem Zabaleta e que foi publicada pelos diários vasco Gara e Berria. Estes cinco dirigentes da esquerda independentista presos no dia 16 de outubro. O artigo recolhe a testemunha do “capital de denúncia, força e ilusão que tomou as ruas donostiarras” um dia depois de uma onda popular que deve capitalizar-se para abrir as portas à outra fase política: “Uma nova fase dentro do processo de libertação nacional que, indispensavelmente, precisa de novas estratégias, compromissos e instrumentos políticos”.

Fidel e Gabo: os latino-americanos mais importantes do século 20

CIDADE DO MÉXICO - O ensaísta britânico Gerald Martin afirmou na segunda-feira, 26 de outubro, no México, que o líder da RevoluçãoC, Fidel Castro, e o escritor colombiano Gabriel García Márquez são, nos seus respectivos âmbitos de influência, as duas figuras mais importantes da América Latina do século 20.

Cena de delegacia no estado do Rio de Janeiro

O Museu Nacional de Belas Artes apresenta como destaque do mês parte do acervo de Mestre Vitalino, expressado, nesta Cena de delegacia a síntese de sua estética, de sua autonomia formal, no período final de sua produção, 1956 - 1963.