CLCN-RS repudia atentado contra soberania

O Comitê Gaúcho de Lutas Contra o Neoliberalismo no Rio Grande do Sul divulgou um documento em repúdio a presença na Universidade Federal de Pelotas - Ufpel do ministro Nelson Jobim, que a pretexto de combater o narcotráfico fechou um acordo com a Colômbia que permite a violação de nosso território por aeronaves daquele país, justo no momento em que o governo do narcotraficante Álvaro Uribe cede sete bases para os ianques se instalarem.

CLCN-RS repudia atentado contra soberania

 

O Comitê Gaúcho de Lutas Contra o Neoliberalismo no Rio Grande do Sul divulgou um documento em repúdio a presença na Universidade Federal de Pelotas - Ufpel do ministro  Nelson Jobim, que  a pretexto de combater o narcotráfico fechou um acordo com a Colômbia que permite a violação de nosso território por aeronaves daquele país, justo no momento em que o governo do narcotraficante Álvaro Uribe cede sete bases para os ianques se instalarem.

O documento denuncia que a consolidação do domínio econômico e militar da América Latina tem sido uma das principais prioridades do governo dos Estados Unidos. O crescente processo de militarização no continente tem como objetivo assegurar o controle de recursos naturais, principalmente na região amazônica. O poderio militar dos EUA é um dos principais instrumentos de recolonização da América Latina. Esse processo no continente tem gerado o aumento das violações de direitos humanos e da repressão a movimentos sociais, o deslocamento e a migração forçada de milhões de pessoas, a destruição do meio-ambiente, a perda da soberania e da autodeterminação dos povos.

E temos que nos opor a esse tipo política, que compromete a segurança e a soberania de nosso país. Denunciarmos a mídia burguesa que sempre servil ao império e não tem dado qualquer destaque a essa militarização e desmascararmos também esse ministro que fantasiado de milico, tem  seguidamente posado na mídia como  defensor da soberania do Brasil.

Apóiam o documento a Coordenadora Continental Bolivariana - Capítulo Brasil Luiz Carlos Prestes; Juventude Cinco de Julho; PCML Partido Comunista Marxista Leninista-Br; Comitê de Luta Contra o Neoliberalismo.


Almeida Rodrigues