Internacional

Bolivianos reafirmam apoio a Evo Morales

Há um ano do referendo revocatório das principais autoridades do país, os bolivianos recordam hoje o apoio de 67 por cento ao atual chefe de Estado, Evo Morales, naquela demonstração de profunda democracia. As pesquisas na Bolívia, dizia então o presidente, já não só servem para eleger os dirigentes da nação, como também para exigir sua retirada no caso de seu gerenciamento não ser eficiente. Em 2008, a oposição colocou suas esperanças em que Morales fosse deposto mediante voto popular, um processo que tentou se impor, mas fracassou.

Reflexões do Companheiro Fidel: Um prêmio Nobel para Mrs. Clinton

O interminável documento que ontem foi lido pelo Nobel Oscar Arias é muito pior do que os 7 pontos da ata de rendição que propusera no dia 18 de julho. Não se comunicava com a opinião internacional através do código Morse. Falava perante as câmeras de televisão que transmitiam a sua imagem e todos os pormenores da figura humana, que soe ter tantas variáveis como as marcas digitais de uma pessoa. Qualquer intenção mentirosa pode ser descoberta com facilidade. Eu o observava cuidadosamente.

Governo colombiano confirma a instalação de sete bases militares estadunidenses

No dia 15 de julho, os Estados Unidos começaram a se retirar da base militar de Manta, situada estrategicamente no meio da costa do Equador com o Oceano Pacífico. Desde sua campanha presidencial, o presidente equatoriano Rafael Correa defendia que não renovaria o acordo, assinado com o governo estadunidense em 1999, fato este relacionado com o “acidente” de avião que matou a ministra da defesa equatoriana, Guadalupe Larriva, em janeiro de 2007, logo quando o novo governo do Movimento Alianza País assumiu. A devolução oficial da base ao Equador se dará em setembro deste ano.

Conflito no Peru: manobra por parte do governo para desarticular as organizações indígenas

A origem do conflito é o acesso de empresas transnacionais à região no norte do Peru, rico em petróleo, gás natural e minérios. Os decretos legislativos que o governo aprista de Alan García Pérez emitiu para implementar o Tratado de Livre Comércio com os Estados Unidos vulneram a Constituição Política, o Convênio 169 da OIT, a Declaração sobre Direitos dos Povos Indígenas da ONU e as leis nacionais, tal como tem sido reconhecido pela Defensoria do Povo e a Comissão Multipartidária do Congresso da República, e foi recomendada a sua derrogação.

Dia da Independência da Venezuela no Rio

As atividades no Rio de Janeiro em comemoração ao 5 de Julho, Dia da Independência da República Bolivariana da Venezuela e 10 anos da Revolução Bolivariana tiveram seu ponto de partida com a entrega floral ao Busto de Simón Bolívar, em Botafogo, realizada pelo Cônsul Geral da Venezuela no Rio de Janeiro, Dr. Edgar Sánchez, com a presença do corpo diplomático, de cidadãos venezuelanos residentes no Brasil e seus descendentes, além de militares venezuelanos, como o Cel. Felá Sosa, agregado da Defesa da República Bolivariana da Venezuela no Brasil. Também estiveram presentes nessa homenagem à Venezuela militantes brasileiros de organizações de esquerda. A banda Militar da Marinha tocou o hino brasileiro e o venezuelano, durante a solenidade.

É redobrada batalha legal por libertação de antiterroristas cubanos nos EUA

A batalha legal pela libertação dos cinco antiterroristas cubanos presos nos Estados Unidos será redobrada paralelamente ao contínuo crescimento da solidariedade internacional, disseram no dia advogados defensores em Havana. Em declarações a um grupo de meios de difusão, entre eles a Prensa Latina, Thomas Goldstein, um dos integrantes da equipe, afirmou que se preparam para o processo chamado de resistência a se desenvolver antes do final deste ano nos casos de Ramón Labañino, Fernando González e Antonio Guerrero.

Coluna Pelo Mundo

Nesta edição, a Coluna Pelo Mundo traz "Rafael Correa assume novo mandato presidencial no Equador"; "RPDC monitorará reações a lançamento foguete sulcoreano"; e "Hillary Clinton conclui visita a Angola".