Movimento

Ari Silva: Presente!

Faleceu no dia 22 de maio no município de Belford Roxo - RJ o comunista histórico Ari Silva. Grande parte de seus 80 anos foi dedicada à luta de libertação do proletariado brasileiro e internacional. Nos últimos dias de sua vida, o camarada Ari afirmava com muita convicção: “não acredito mais no processo eleitoral burguês o povo tem que partir direto para tomar o poder, temos que fazer uma transformação, isto que está aí está podre, temos que seguir o exemplo de Cuba e do comandante Fidel Castro”. Ari foi candidato a prefeito de Nova Iguaçu, apoiado por Luiz Carlos Prestes e Leonel de Moura Brizola, sendo o mais votado. Tanto que dizia “dormi eleito e acordei derrotado”.

1° de Maio na Quinta da Boa Vista

O 1° de Maio de 2009 foi marcado pela presença do Partido Comunista Marxista-Leninista, Movimento de Luta Contra o Neoliberalismo, Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais, Jornal INVERTA, Juventude 5 de Julho e sindicatos aliados na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro.

1º de Maio: Dia do trabalho ou do Trabalhador?

Como já pudemos constatar há algum tempo, tanto na mídia como em agendas oficiais, notamos um crescimento de referências ao dia 1º de maio como o “Dia do Trabalho” e não como o “Dia do Trabalhador”. Quantas vezes você já escutou a piada de que “o brasileiro não quer trabalhar nem mesmo no ‘dia do trabalho’”?

Dia do Trabalhador em Pelotas

No dia internacional de luta dos trabalhadores foi realizado um programa especial na rádio AM - Tupanci com duração de três horas, onde participaram Elton Lima, Sindicato dos trabalhadores em Alimentação, Everton Barbosa, Sindicato dos Servidores Municipais de Pelotas, Neimar Lima, Comitê Gaúcho de Lutas contra o Neoliberalismo e o apresentador do programa o radialista Luis Marques. O programa contou com a participação ao vivo dos ouvintes que pelo telefone, contribuíram com o debate.