Internacional

Mauricio Funes da FMLN assume a presidência de El Salvador

O presidente e vice-presidente da República de El Salvador, Maurício Funes e Salvador Sánchez Cerén, respectivamente, tomaram posse no dia 1 de junho em meio a satisfação dos presentes à cerimônia que lhes receberam com aplausos e com as consignas “Sim, é possível” e “O povo unido jamais será vencido”. Maurício Funes, pela Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional representa mais um fortalecimento das forças progressistas na América Latina.

Venezuela nacionaliza 60 empresas

No começo de maio, a Petroleos de Venezuela S.A. (PDVSA) retomou o controle das operações lacustres no Lago de Maracaibo ao nacionalizar 60 empresas privadas ligadas às atividades primárias da principal indústria do país. Esta medida foi anunciada pelo presidente Hugo Chávez, no município de Lagunillas, no estado de Zulia. O presidente venezuelano indicou que uma das conseqüências desta ação revolucionária, além de recuperar a propriedade e o controle de ativos, é a liberação dos trabalhadores do jugo capitalista. Com esta medida calcula-se uma economia de 700 milhões de dólares anuais.

Resistência cada vez mais forte no Afeganistão

Os afegãos vêm resistindo bravamente contra os invasores que querem destruir sua cultura e explorar seu solo, pois desde 2002 a força beligerante dos países imperialistas tem destruído as forças produtivas do Afeganistão, para impor uma força de trabalho mais lucrativa, conduzindo o povo à miséria e à desigualdade social. Entretanto, os países que investiram na guerra desejam implantar uma falsa democracia, para impor a política cruel do neoliberalismo.

Pelo Mundo

Nesta edição, a coluna Pelo Mundo traz "Brasil assume investigação do acidente em avião da Air France"; e "Desnutrição golpeia crianças colombianas"