Cultura

CEPPES lança novo exemplar de Ciência & Luta de Classes

O Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais, o CEPPES, acaba de lançar o Nº 3 da revista semestral Ciência e Luta de Classes, onde traz análises sobre a crise do capital, IV Frota de intervenção dos EUA, Movimento Estudantil e uma entrevista com o jurista e ex-governador do estado do Rio de Janeiro Nilo Batista. A revista com, um caráter científico, é reconhecida pelo índice Latino-americano de periódico científico, e consequentemente muito prestigiada no meio intelectual do Brasil.

Desumanização do proletariado: entre super-heróis e monstros

Desde a década de 30, o cinema estadunidense domina cerca de 95 % do total de negócios dessa indústria no mundo. A presença dos Estados Unidos configura um verdadeiro monopólio dos filmes exibidos; apenas na França o total de filmes estrangeiros não ultrapassa os 50%. Para se ter uma ideia, filmes como Homem Aranha e outros do gênero são lançados no Brasil com mais de cem cópias, enquanto há filmes não distribuídos pelos conglomerados lançados com uma ou duas cópias e outros que permanecem fora de exibição.

Cuba se consolida como destino turístico no Caribe

A maior das Antilhas espera ultrapassar neste ano a cifra de 2,34 milhões de turistas. Pelo quinto ano consecutivo, Cuba ultrapassou, antes de terminar o ano, a cifra de dois milhões de visitantes estrangeiros, anunciou o Ministério do Turismo num comunicado, onde destaca o fato de que, neste ano, essa importante cifra foi atingida desde 14 de novembro, muito antes que nos outros.

Carimbó: ritmo, dança e resistência

O INVERTA foi até Icoaraci - Belém-PA e entrevistou os integrantes do grupo de carimbó Caçulas da Vila, João Carlos, 42 anos (curimbó); Paulo César, 27; Tomas Cruz, 49 (vocalista, compoitor triangulista) e o Sr. Raimundo, 56 (fundador do grupo), que falaram ao INVERTA sobre a fundação do Caçulas da Vila, o surgimentos do ritmo, como mantê-lo resistindo dentro da cultura paraense e ainda sobre a própria sobrevivência dos participantes do grupo, que não tem fins lucrativos.