Movimento

O Brasil não quer os leilões do petróleo!

No dia 18 de dezembro, o Sindicato dos petroleiros do Rio de Janeiro sofreu sérias agressões da Polícia Militar em resposta ao protesto realizado contra a 10º rodada de leilões da Petrobras. Cerca de 40 pessoas ficaram feridas e três pessoas foram detidas. O Jornal INVERTA foi ao Sindipetro-RJ e entrevistou os diretores da entidade, Edson Muñoz Filho, José Maria, Fabíola Mônica e Schopke Reinholt sobre o leilão, a repressão policial e a situação do Brasil na exploração do petróleo.

Operação “Choque de Ordem” no Rio de Janeiro

O novo prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, começou o ano de 2009 mostrando qual será a política adotada por seu governo com relação ao povo. Ele e o secretário de Ordem Urbana Rodrigo Bethlen, a partir do dia 5 de janeiro, iniciaram a operação chamada de “Choque de Ordem”, que entre outras coisas, reprime o mercado informal, e ocupações urbanas, em diversos pontos da Zona Sul, Zona Oeste, Centro e Grande Tijuca. Trabalhadores protestam e denunciam abuso de poder.

Recordará a história

Há cinquenta anos triunfava a Revolução Cubana, há cinquenta anos uma voz se levantava para sacudir toda a América, há cinquenta anos Fidel Castro Ruz, Camilo Cienfuegos, Raul Castro Ruz, Ernesto Che Guevara e tantos outros centenas de heróis ganhavam a guerra pela independência desta pequena ilha do Caribe, desde então começa a ser escrito um capítulo novo na história desta pequena ilha, na história de toda a América, e do mundo, há cinquenta anos um movimento guerrilheiro, um movimento popular e revolucionário chegava ao poder em Cuba, começava a ser escrito um novo capítulo da história da humanidade.