Internacional

Bolívia inicia nova etapa de mudança

O triunfo do sim no referendo constituinte marcou no dia 26 de janeiro na Bolívia o início de uma nova etapa das transformações políticas, econômicas e sociais empreendidas pelo Movimento ao Socialismo. No dia 25 de janeiro, mais de 3 milhões de cidadãos e cidadãs bolivianos foram às urnas, e 6 de cada 10 deles, de acordo com as pesquisas, apoiaram uma carta magna promotora de direitos humanos, acesso a serviços básicos, educação e saúde gratuitos, além da defesa dos recursos naturais.

Obama assume presidência dos EUA

Barack Obama assumiu no último dia 20 como o 44º presidente dos Estados Unidos com o dilema de cumprir suas promessas eleitorais no meio de uma crise econômica e das guerras no Iraque e Afeganistão.

Colômbia, CIA e os falsos positivos

Um relatório militar com documentos oficiais secretos desclassificados (tornados públicos) dos Estados Unidos confirmou que a CIA e diplomatas de alto escalão deste país sabiam desde 1994 que as forças de segurança colombianas operavam como esquadrão da morte, cooperavam com grupos paramilitares de tráfico de drogas e estimulavam a política dos “falsos positivos” (o assassinato de civis inocentes para inflar o número de baixas inimigas obtidas pelos militares).

Militante peruano Roque Gonzáles em liberdade!

No dia 18 de dezembro, Roque Gonzáles deixou a Penitenciária de Segurança Máxima Miguel Castro Castro, localizada no populoso distrito limenho de San Juan de Lurigancho, onde esteve sequestrado pelo Estado peruano por quase dez meses.