Especial

A Grande Catástrofe: 60 anos depois

O massacre da Faixa de Gaza é mais um capítulo da Grande Catástrofe (Al Nakba) iniciada no dia 15 de maio de 1948, quando o invasor sionista iniciou a expulsão do povo palestino de suas terras. Dispersos por diversas regiões do Oriente Médio, no entanto, ainda restam duas áreas de grande concentração de palestinos: a Faixa de Gaza e a Cisjordânia.

A manifestação por Gaza em Paris

No sábado 3 de janeiro, em Paris, foi realizado um ato em protesto ao bombardeio israelense em Gaza. Da Praça da República Champs-Elysées, passando pela área de Lafayette e pelos armazéns Primptemps. Área nobre, central próxima ao Ópera. Eu testemunhei a manifestação. Impressionante. Os números, disseram, em torno de 20/25 mil manifestantes. Eu acredito ter sido mais gente.

Israel: Gaza começa a ser tornar um pesadelo

Poucos dias após celebrar o que muitos chamam de pírrica [triunfo obtido com mais dano para o vencedor que para o vencido] vitória militar em Gaza, Israel começa a mostrar inquietante preocupação pelas repercussões legais, mais que morais, de seus atrozes bombardeios, em escala internacional.