Internacional

Os venezuelanos mobilizam-se a favor de reeleição presidencial

Milhares de partidários do presidente venezuelano, Hugo Chávez, concentraram-se no dia 18/12 no centro de Caracas em respaldo a uma proposta de emenda constitucional de reeleição presidencial contínua. A iniciativa, que se for aprovada permitirá que Chávez se candidate novamente em 2012, foi apresentada ao parlamento por legisladores que consideram necessário eliminar o limite de dois mandatos presidenciais para garantir o processo de mudanças em andamento.

ONU condena assassinato de indígena

O Sistema das Nações Unidas na Colômbia condenou hoje a morte de Edwin Legarda, indígena do povo Coconuco, assassinado ontem por membros do Exército em uma blitz militar no estado do Cauca. A organização internacional manifestou sua preocupação pelas informações recolhidas por seus funcionários sobre o fato de que a blitz não estava devidamente identificada e que os disparos foram realizados de forma indiscriminada.

Efeito grego chega muito perto da França

O temor de revoltas na França ganhou dimensão devido a sensível situação econômica que o país atravessa, ao mesmo tempo em que as autoridades se aprontam para tomar medidas em previsão de um efeito dominó dos acontecimentos da Grécia. A situação em terras gregas protagonizada basicamente por jovens, pôs em estado de alerta o governo conservador francês e a própria ministra do Interior, Michele Alliot-Marie, expressou preocupação a respeito.

Pelo Mundo

Bolívia: Lutas de povos indígenas centram fórum; Rússia: Encontro entre presidentes da Rússia e da Nicarágua; Espanha: Criticam postura de presidente sobre o Saara Ocidental; Iraque: Complô frustrado e sapatos contra Bush dominam política; Europa: Rússia e Ucrânia em nova guerra por gás; Índia: Testa míssil supersônico “BrahMos”; Afeganistão: Outro soldado britânico morre em combate; Palestina: Ataque letal israelense acentua deterioramento da situação em Gaza; Israel: Linha dura do Kadima relegada em lista para eleições israelenses; Estados Unidos: Obama promete fechar prisão de Guantânamo em 2010.

FMLN salvadorenho denuncia campanha suja contra sua organização

A salvadorenha Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN) denunciou a organização Força Solidária (FS) pela campanha suja que realiza contra sua organização próximo às eleições de 2009. Os deputados efemelenistas Walter Durán e Luis Arturo Fernández, apresentaram a queixa ontem no Tribunal Supremo de Eleições, porque o movimento de direita intensificou o sentimento de descrédito contra os representantes desse partido.