Internacional

Missões estatais da ALBA analisam crise global em Caracas

Importantes missões estatais de países vinculados à Alternativa Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA) reuniram-se na quarta-feira (26) em Caracas para debater sobre assuntos relativos à crise financeira global. O presidente venezuelano, Hugo Chávez, confirmou desde o início da semana a cúpula de chefes de Estado da ALBA e adiantou que prevê a assistência dos governantes da Bolívia, Evo Morales, e da Nicarágua, Daniel Ortega. Também -apontou- esperamos a participação dos presidentes de Honduras, Manuel Zelaya, e do Equador, Rafael Correa, mais um alto delegado oficial cubano e vários representantes de outras nações antilhanas.

Como a China enfrentará a crise capitalista

Qual a situação da China frente ao declínio da hegemonia dos Estados Unidos e da crise capitalista atual? Em três aspectos a China se distingue no cenário de crise atual. Primeiro, vai continuar crescendo no próximo ano a uma taxa de 8 a 8,5%, declinando em apenas 1 ponto do ano de 2008.

Comportamento da mídia nas eleições na Nicarágua e Venezuela

Ainda que internet tenha aproximado os meios de comunicação alternativos à maioria dos que acedem a esse serviço, os grandes meios de comunicação controlam também a informação na chamada “rede de redes”. Estudos recentes demonstram que os grandes meios de comunicação dominam a internet, o que faz com que a informação que ali se recebe, também esteja manipulada pelos mesmos interesses.