Economia

Câmbio aumenta preço da comida

O custo de vida do trabalhador está subindo cada vez mais e os preços dos alimentos são os que mais afetam o bolso da classe trabalhadora. Mas tudo está um absurdo, os aluguéis, artigos para casa, saúde, educação. Enquanto isso a concentração de capital anda a toda e o Itaú compra o Unibanco, configurando-se numa das 20 maiores instituições bancárias do mundo. O Banco do Brasil comprou a Nossa Caixa-SP, e embora seja estatal, bancários estão sob risco de serem demitidos, pois agências serão fechadas.

Itaú compra o Unibanco e é um dos 20 maiores

Na crise capitalista, a burguesia busca a solução pela concentração e centralização de capital. No Brasil, o processo de concentração foi acelerado no início do mês pela enorme centralização dos monopólios bancários, com a compra do Unibanco pelo Itaú (Itaú Unibanco Holding Financeira) e da Nossa Caixa pelo Banco do Brasil.

Brasil assina acordo com Cuba na área petrolífera

Após visita de Lula a Havana, no dia 31 de outubro, e a promessa da visita de Raúl ao Brasil, a Petrobras assinou um contrato de USS 8 milhões com a Cupet durante 32 anos (7 de exploração e 25 de produção), válido para uma área de 1.600 km2 situada entre 6 e 12km do litoral norte de Cuba. A Petrobras utilizará sua experiência em águas profundas para encontrar o óleo, que parece estar entre 500 a 1.600m abaixo do nível do mar. Há 3 anos, a empresa havia investido USS 15 milhões em Cuba junto à canadense Sherry Gordon, mas não chegou a produzir óleo.