Economia

O Brasil resiste à crise?

A reunião dos G-20 presidida pelo ministro da Economia Guildo Mantega, com a presença do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, mostrou a gravidade da crise, e teve como principal tema a crise financeira mundial. O governo brasileiro declarou que o país estaria imune à crise, mas se previne quanto a ela, em declaração em Washington, Mantega afirma que o plano de crédito do G-7 deixa de fora os países emergentes.

Aluguel alto aperta o bolso do trabalhador

A realidade habitacional hoje no Brasil é bem diferente do que diz a Constituição de 88, o direito à moradia, garantido por esta, não é efetivo, milhões vivem atualmente em precárias condições de moradia. Faltam 7 milhões de casas, sem contar que para as pessoas que ainda podem pagar aluguel o aumento é maior que o do salarial mínimo, chegando a 12% anualmente.

Com o preço da passagem, trabalhador vai a pé

O processo de privatização do transporte limitou o direito de ir e vir dos brasileiros: só pode se locomover quem tiver dinheiro. Hoje, 37 milhões de pessoas declaram não ter acesso ao transporte “público” porque não podem pagar a passagem. Noventa por cento do transporte é feito em ônibus, deixando de lado meios mais eficazes.