Economia
Crise dos EUA estoura: estatização e quebras revelam superprodução
O Lehman Brothers, o 4º maior banco de investimentos do país pediu concordata, o 3º maior, o Merril Lynch, é comprado pelo Bank of America por US$ 50 bilhões. A seguradora AIG recebeu US$ 40 bi do Banco Central dos EUA. Só estes eventos revelam a crise pela qual passa o centro do capitalismo no mundo.
Duplicadas reservas de petróleo brasileiras
Através da prospecção pela Petrobras, ficou confirmado a quantidade de óleo e gás existente nos poços pré-sal Tupi, Iara e Júpiter, que quase dobram as reservas brasileiras, levando a disparada das ações da estatal. Além disso, colocam o litoral paulista na zona de disputa internacional pelo precioso e raríssimo ouro negro. O INVERTA prossegue com sua cobertura sobre o petróleo brasileiro e as conseqüências das novas descobertas nos cenários nacional e internacional, pois o petróleo é patrimônio do povo brasileiro e não da ganância imperialista.
Energia do “futuro” com relações escravocratas
A “livre concorrência”, ou melhor dito, a violenta disputa pelo controle, ou monopolização sobre as reservas de petróleo ainda existentes está levando uma a uma das nações há uma guerra aberta, seja uma guerra intestinal (civil ou golpe militar) ou entre nações, para a defesa ou ataque de “seu” monopólio. É só observar o mapa das guerras abertas entre as nações (EUA x Oriente Médio ou EUA x região dos Bálcãs) e internas (EUA x América Latina ou EUA e Europa x África) para identificarmos os países agraciados por Deus com reservas de petróleo e gás, entre outras fontes, ou no caminho do seu transporte às matrizes imperialistas.