Economia

Página Economia

Criação do Banco do Sul prospera

Ministros de sete países da América do Sul reuniram-se, no Rio de Janeiro, no início de outubro, para negociar a criação do Banco do Sul. A idéia do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, prosperou e nasce como uma iniciativa interessante para financiar o desenvolvimento dos países latino-americanos.

A onda de privatizações no Governo Federal

Foi iniciado um novo processo de privatização da infra-estrutura da economia brasileira. O pontapé inicial das novas concessões de serviços públicos a iniciativa privada foi o leilão das rodovias federais na sua maioria comprada pelo capital estrangeiro através de um consórcio espanhol OHL que adquiriu 5 dos 7 trechos vendidos.

RJ e SP: Justiça nos aeroportos

Nas últimas semanas, foi apresentado como uma das soluções para as crises nos aeroportos brasileiros, a criação de juizados de pequenas causas funcionando em cinco dos principais aeroportos do país.

O resultado do plebiscito da Vale do Rio Doce

Ao todo, votaram três milhões 729 mil 538 brasileiros no plebiscito sobre a privatização da Companhia Vale do Rio Doce e 94,5% dos que se manifestaram responderam que a empresa deve ser reestatizada. Foram responsáveis pela organização da consulta popular 64 organizações do movimento social brasileiro entre elas: o MST, a CUT, a UNE, a Conlutas, a Intersindical, o Jornal Inverta, além das pastorais sociais e partidos políticos de esquerda.

A crise imobiliária nos EUA

Depois da queda das taxas de juros nos EUA de 5,25% para 4,75%, na última reunião do FED os organismos financeiros internacionais diminuíram as projeções para o crescimento do PIB do mundo para 2008 de 5,2% para 4,8% e de várias regiões do planeta.