Social

página social

Quando a dor da gente sai nos jornais

No dia 27 de junho, uma operação conjunta da Força Nacional e a PM, no Morro do Alemão, resultou na morte de 19 pessoas, oficialmente. Segundo a Secretaria de Segurança do Estado do Rio, 13 pessoas foram mortas, mas todas ligadas ao tráfico de drogas nas favelas do complexo. Outras seis pessoas morreram e foram deixadas dentro de um carro. Três dos mortos teriam menos de 18 anos, um deles, 13 anos.

A volta das epidemias, um fenômeno anunciado

Não nos deve surpreender a volta das epidemias, na medida em que estas são um claro reflexo da dinâmica de urbanização existente, marcada pela segregação social, que exclui a população de baixa renda do acesso aos serviços urbanos básicos.

Interiorização da AIDS é evidente no Estado do Ceará

A maioria de soropositivos com menos de 13 anos de idade é contaminada pela própria mãe, situação cujo risco poderia ser diminuído pela prevenção. Limoeiro do Norte. Até o final da década de 80, apenas 5% dos municípios cearenses registravam, anualmente, casos de AIDS, passando para mais de 60% em 1998, e fechando 2006 com 92%, ou 171 municípios cearenses, registrando novos casos de AIDS anualmente.