Os Trezentos Picaretas novamente na fita (Quem brinca com fogo pode se queimar!)

Diz o dito popular: “Quem brinca com fogo pode se queimar”. O jogo promíscuo do Governo Lula com as novas e velhas oligarquias burguesas poderá ter um fim mais trágico do que se poderia imaginar. Quem analise o resultado da votação para presidente da Câmara de Deputados, no Congresso Nacional, não poderá concluir outra coisa. O candidato do governo, deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT), foi fragorosamente derrotado pelo deputado arqui-reacionário Severino Cavalcante (PP). Os números são catastróficos para o governo e cabalísticos para o país: enquanto Greenhalgh obteve apenas 185 votos, Severino obteve 300 votos, exatos. Como o Presidente Lula, o novo presidente da Câmara de Deputados, Severino, é pernambucano e não tem o curso universitário. Além disso, é um xiita da igreja, dedo duro do período da Ditadura Militar e responsável pelo pedido de expulsão do padre Vito Miracapillo, sob alegação de que este fazia agitação entre os camponeses contra o governo e os grandes proprietários de terra. Para culminar sua biografia, ele é um legítimo representante daquela lista que o próprio presidente de República, Luis Inácio Lula da Silva, denominou “Dos Trezentos Picaretas do Congresso”, hoje conhecido sob o rótulo de “Baixo Clero”.

Este acontecimento não poderia ter pior momento pois, justamente agora, em que todos os indicadores do mercado que interessam às oligarquias e ao imperialismo pareciam indicar um Céu de Brigadeiro para a exploração e espoliação do povo e do país, o ministro da economia é saudado no Fórum Econômico Mundial como herói e o discurso demagógico de Guerra à Fome parecia próximo da vitória (pelo menos no Brasil, é o que se poderia deduzir da pesquisa “Maracutáia” do IBGE sobre obesidade) e os índices de popularidade do presidente Lula em alta; imaginem, o novo presidente da Câmara é do partido do Paulo Maluf e suas principais bandeiras de campanha foram independência em relação ao Executivo, aumento para os parlamentares, oposição ao aumento do imposto de renda sobre as empresas prestadoras de serviço e, claro, sobre os latifundiários, além de outros projetos do governo.

A bancada foi indigesta; para quem já pairava pelos céus em novo avião turbinado; para quem agradecia à nomeação de ministro, como se estivesse recebendo uma estatueta do Oscar, ou para os que de arrogância só faltavam enunciar publicamente seu papel de ventrículo de Lula, ou ainda, para quem já desfilava em Davos de salto alto; o tombo realmente foi feio. Este episódio demonstrou claramente o quanto ilusória e venal é a base parlamentar de sustentação do governo. Bem como, o quanto será difícil para Lula e seus correligionários petistas e aliados conquistarem a reeleição. E aqui, mais uma vez, o dito popular se repete: “a vingança vem a cavalo”; FHC que foi sumariamente lixado pelo PT por ter comprado a peso de ouro (da estabilidade do real) sua reeleição, agora vê o destino de Lula ainda pior que o seu, pois o PT prima pelo discurso udenista do moralismo público, sobretudo. Imaginem, quem diz ter nojo da corrupção e da compra de votos ter como única opção para a reeleição a corrupção! E mais, para castigo maior e pior, Lula e Cia, passaram a saber desse fato há quase um ano e meio antes de iniciar, de fato, a campanha para valer.

Deste modo, a questão colocada é a seguinte: como foi possível os trezentos picaretas voltarem a controlar o Congresso?
Para a ironia do destino manifesto do governo Lula, a resposta é muito simples e está em outra questão: quando foi que eles deixaram de controlar o Congresso, quiçá o poder Executivo e Judiciário? Ora, o que Lula rotulou “Dos Trezentos Picaretas”, atualmente “Baixo Clero”, sempre foi a tropa de choque das oligarquias e do imperialismo no país. E tanto isto é verdade, que no momento todos são unânimes em indicar que o governo Lula é uma continuidade, em termos de política econômica, do governo FHC. E mais, as reformas neoliberais que Lula e o PT empurraram goela abaixo da classe operária e dos trabalhadores em geral, contou, voto por voto, com “Os Trezentos Picaretas”. E isso é tanto verdade que todo o processo político nacional não passa de um jogo promíscuo entre o governo Lula e as oligarquias, que volta e meia vem à tona, nos escândalos de corrupção, atos reacionários e estúpidos e medidas amargas contra o povo e o país, na direção neoliberal e das exigências do imperialismo. Confirma este fato o recente caso da queima dos arquivos do serviço secreto da Aeronáutica, na Base Aérea de Salvador, e culminando com a vitória de Severino no Congresso, a onda recente de assassinatos (da irmã Dorothy e mais dois camponeses no Pará), o terror, violência e assassinato da Polícia de Goiás contra os Sem-Teto; além da campanha calhorda de incitação do Exército contra o povo pobre nas favelas do Rio de Janeiro, pelo atual prefeito César Maia. Também fazem parte deste pacote de promiscuidade política os escândalos da cesta básica do “Programa Fome Zero”, o cínico e continuado processo de privatização das estatais em todo o país, chegando mesmo à Amazônia.

Finalmente, a grande lição que Lula, o PT e Cia extraem deste episódio, por um lado, e o povo brasileiro, por outro, é total perda de ilusão: dos primeiros, em relação à idéia de que seria possível “enganar todo o povo, o tempo todo”; do segundo, que tanto faz colocar um operário no governo e partidos socialistas ou comunistas de palavras e capitalistas e corruptos de fato, se não se faz uma revolução; a distância entre a Presidência de Lula e o PT e a de Severino Cavalcante e o PP não é mais que uma centena de metros, aliás, o Palácio do Planalto e o Congresso estão de frente um para o outro. E também não vai dar mais para se esconder atrás dos “Trezentos Picaretas”, pois, a partir de agora eles estão muito próximos de se multiplicarem, afinal, não é picaretagem também tentar esconder a relação promíscua que representa o Governo Lula, num país como o Brasil, em que dominam as oligarquias e o imperialismo? Quando foi promulgado o resultado das eleições para prefeituras, realizadas no ano passado, nós publicamos um editorial, aqui mesmo, em que concluíamos dizendo que, diante do resultado das eleições, o PT não havia sofrido uma derrota absoluta, contudo, os seus aliados ganhariam mais força, com base em suas derrotas relativas para os mesmos (PSB, PMDB, PPS) e para a oposição da nova oligarquia burguesa (PSDB), como no caso de São Paulo e Porto Alegre; inclusive que a esquerda perderia mais espaço, numa possível reforma ministerial.

Bem, nem Lula, nem o PT e alguns aliados, em especial o PCdoB, entenderam esta questão e continuaram seu curso de estrelismo e salto alto. Acharam que o PMDB não os trairia, que o PL, o próprio PT e o PP, não os trairiam. Estavam enganados, e mesmo depois da saída, primeiro do PDT e depois do PPS, de sua base de sustentação no Congresso, tudo continuaria a seguir o ritmo natural das coisas, isto é, o ritmo do que eles imaginam o poder. Então, a advertência das oligarquias veio e sua forma foi cruel e humilhante, elegeu como seu Hermes o deputado Severino Cavalcante, fazendo-o acompanhar-se de seus “Trezentos Picaretas”. E como Severino diz que não aceita ser chamado de “Baixo Clero”, afinal todos os deputados são iguais, inclusive os do governo e base aliada; assim, o recado está dado ao PT e aliados, e como disse Genuíno, “tem que calçar novamente a sandália da humildade” e ceder. Mas, quem diria que teriam que ceder justamente para os “Trezentos Picaretas”! Ironia da história ou resultado necessário da luta de classes no país? Na dúvida, que fiquem certos: ninguém merece um novo Jânio Quadros de macacão no governo.

Abaixo o pacto de promiscuidade política entre o Governo Lula e os “Trezentos Picaretas”! Abaixo os traidores da classe operária! Viva a Revolução Comunista no Brasil! Viva o Partido Comunista Marxista-Leninista - Brasil! Venceremos!
Em tempo:
Salve a todos os camaradas do PCML presentes ao Fórum Social Mundial pelo cumprimento com êxito de nossas tarefas, lá mostramos a força de nossa bandeira, idéias e internacionalismo proletário!
Agradecemos o apoio e reconhecimento de todos os partidos irmãos!
Salve o camarada Batistão, na Paraíba, pelos 90 anos de vida, luta e apoio a nossa causa e Partido!
Salve os camaradas Jacy Pereira Lima e José Ferreira de Alencar, por suas vidas, luta e apoio a nossa causa e Partido, vocês nos deixaram, mas viverão em nossa história, coração e mente... Até Sempre!

Estado do Rio de Janeiro, 20 de fevereiro de 2005, P. I. Bvilla - Pelo OC do PCML