Internacional

Jornal Inverta, Ed. 292 (12 a 19 de junho de 2001)

O Acordo de Los Pozos

Leia a íntegra do acordo assinado em Los Pozos, em 9 de fevereiro de 2001 Andrés Pastrana Arango, presidente da República Manuel Marulanda Vélez, FARC-EP

Brasil, põe suas barbas de molho com o FMI

Certos adágios populares se adaptam muito bem à situação pela qual os países latino-americanos estão passando. Assim, nunca é tarde para relembrar que “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”. E se o Brasil acha que porque é grande vai agüentar o tranco do saque que lhe estão armando - é só lembrar que “tamanho não e documento”.

Turquia: outro morto na greve de fome

Faleceu, no dia 27 de maio, Mersin Ugur Turkmen, após 204 dias em greve de fome. Ugur começou a greve na cadeia onde se encontrava e continuou após ser posto em liberdade no dia 5 de janeiro de 2001, depois do massacre de dezembro.

Apartheid no norte

Em 8 de maio passado, uma declaração imprevista do bispo sul-africano Desmond Tutu, companheiro de luta de Nelson Mandela, abalou o Canadá. O líder religioso e herói da luta contra o racismo branco na África do Sul propôs às autoridades canadenses criar com urgência uma Comissão da Verdade e da Reconciliação, tal como a que foi criada quando do derrubamento do regime do apartheid.

E agora, Toledo?

Alejandro Toledo venceu as eleições peruanas com uma diferença pequena de votos ( menos de um milhão), conquistando 5.313.414 votos contra 4.753.544 votos do ex-presidente Alan Garcia. Se abstiveram de votar 2.509.279, além de 306.469 votos brancos e 1.272.166 nulos, totalizando 8.841.458 peruanos que não votaram em Toledo.

Tony Blair reeleito

Segundo as últimas pesquisas, Blair tem 43% das intenções voto, enquanto Hague tem 32% dos votos dos ingleses. A apatia do eleitorado do país é evidente; os institutos de pesquisa prevêem que somente 68% dos eleitores ingleses irão às ruas para votar, já que lá o voto não é obrigatório.