Cultura

Jornal Inverta, Ed. 292 (12 a 19 de junho de 2001)

“Quando as Máquinas Param” de Plínio Marcos

Bairro da Mooca, São Paulo, porta de uma grande fábrica de tecidos, meados de 2000. A diretora e atriz Kátia Brito, a cenógrafa Ciça Modesto e o ator Manuel Boucinhas aguardam a retirada dos enormes sacos de retalhos, sobras diárias da fábrica, em meio a mais de cem mulheres. O trio é evidentemente estranho ao local. Algumas mulheres se aproximam e, temendo a “concorrência” pela disputa dos pequenos panos, perguntam o que eles estão fazendo ali.

Resistência Humana: A humanidade não precisa de guerra e fome

Inverta entrevista o "Resistência Humana": Três rapazes da Baixada Fluminense, RJ, Paulo Roberto, (violão e voz); Fabrício, (pandeirola), Jonatan Francisco (violão), filhos daqueles que constróem o mundo - a classe operária- contam nessa entrevista um pouco de suas vidas de sacrifícios e renúncias, apesar da pouca idade que têm.

Abajur Lilás ilumina TBC

Plínio Marcos tem o poder de nos remeter ao teatro, dentro da sua mais alta função, refletir, repensar, porque só depois de algum tempo você consegue diluir tudo que ele propõe, seu teatro é forte, instigante, é verdadeiro, não tem meio termo, é como a lâmina que penetra a carne e faz o estrago, uma luz que desvenda tudo.

Garganta profunda canta samba & choro

Durante as terças-feiras de junho, estreando no dia 5,o projeto Samba & Choro do Paço Imperial apresentará o grupo vocal Garganta Profunda, num show dividido em três blocos de canções impregnadas de um forte sentimento carioca.

Expo de vídeos sobre cultura brasileira

Em Carro Quebrado, no município baiano de Rio Real, um pequeno núcleo de artesãs produz potes, porrões, panelas, moringas em diferentes formas, mealheiros e alguidares que encantam pelo primoroso acabamento.

Osmar Rodrigues Cruz: Uma vida no teatro

Noite de festa, dia 21/05/01, no TPS-Av. Paulista, reuniu a classe teatral, amigos e familiares para o lançamento do livro Osmar Rodrigues, acontecimento literário da maior importância, em São Paulo, homenagem ao grande homem do teatro popular.

Cinesul 2001: 8ª Mostra Latino-Americana no Rio

Em sua nova edição, o Cinesul continua a difundir o cinema latino-americano no Brasil, exibindo filmes e vídeos que se destacaram nos festivais e mostras internacionais de Biarritz, Cartagena, Havana, Mar del Plata e Trieste, no tradicional Panorama Latino.